TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CACHOEIRA MERCURIO COLIDER-MT

Por:   •  5/2/2017  •  Artigo  •  1.196 Palavras (5 Páginas)  •  1.751 Visualizações

Página 1 de 5

CACHOEIRA MERCURIO COLIDER-MT

[pic 1][pic 2]

Localizada na comunidade Santo Antonio estrada Santo Antonio zona rural da cidade de Colider a cachoeira mercúrio é uma das mais belas cachoeiras do Mato Grosso, saindo da Rod MT 320, temos a opção de contemplar belas paisagens natural, com diversos aspectos físicos, e respirar um ar puro durante todo o trajeto que da acesso a este paraíso.

O homem é o principal agente transformador do ambiente que vem promovendo adaptações em inúmeras localidades. O ser humano localiza-se em diversos ambientes  naturais transformando-os para sua sobrevivência, seu desenvolvimento e lazer (PHILIPPI JUNIOR; ROMÉRIO; BRUNA, 2004).

A cachoeira mercúrio foi assenhoreada há 29 anos, por uma família colidense que fizeram melhorias artificiais, e demarcaram o local para fins comerciais,os principais fatores que promoverão a organização do local foram criar um ambiente de lazer,com isso atrair pessoas e faturar com a taxa paga por estas  para entrar no local,e com os produtos consumidos dentro.Mesmo se tratando de um lugar natural com diversidade de fauna e flora, a administração não deu a importância necessária para a questão ecológica. Os únicos recursos utilizados eram lixeiras que não contava com a seletividade do lixo.

[pic 3]

As leis de proteção ambiental e outras especificações para a proteção dos recursos turísticos existem em quase todos os países, porém muitas vezes o discurso social e as praticas do cotidiano geram um desencontro entre si, por motivos de poder de certos grupos de interesses, a pressão econômica entre outras, geram violações na prática. (RUSCHMANN, 2001)

Há uma gruta de Nossa Senhora Aparecida que fica no alto próximo de onde começa a cachoeira, alguns fieis da Igreja católica de Colider faziam promessas, se realizadas as petições fariam uma caminhada da cidade de Colider ate este local  que fica cerca de 22 km, para agradecer,no dia 12 de Outubro onde se comemora o dia de  Nossa Senhora Aparecida .e foi aumentando o numero de pessoas ate que em 2015 houve a “Primeira Caminhada a Gruta de Nossa Senhora Aparecida” oficial, com aproximadamente 50 pessoas,e se repete todos os anos e o numero de pessoas cada ano que se passa aumenta.

[pic 4]

 Em março de 2013 foi arrendada para o Sr Laurentino que deu andamento ao seguimento comercial. O local conta hoje com um bar/lanchonete/restaurante, vários quiosques, piscina que já tinha na administração anterior, e foram construídos quartos de hotel, rampa aquática, e novos quiosques. Os atrativos naturais são a cachoeira e uma trilha na mata fechada.

[pic 5]

A urbanização é um dos grandes problemas que leva a ocorrência de impactos ambientais que não se limitem apenas ao espaço urbano, mais abrange todo o meio ao seu redor (COELHO apud GUERRA e CUNHA, 2001).[pic 6]

A cachoeira não conta com incentivos fiscais ou municipais e totalmente privado, possui 3 funcionários sendo 1 devidamente registrado,e 2 que prestam serviços na modalidade de diárias.

O ambiente conta com ótimas instalações e infra-estrutura para dar suporte a visitações como hotel com suíte, frigobar, wiffi, TV a cabo, ar condicionado, café da manhã, almoço, lanches, bebidas e jantar.

Não há um calendário anual de eventos,mas existe um projeto a ser implatado. A divulgação é feita através das mídias locais, rádio, TV, e redes sociais. São recebidos anualmente 10 mil turistas a intensidade de visitação se intensifica nos meses de janeiro a Abril, as áreas mais freqüentadas pelos visitantes é a cachoeira e as piscinas.

A inter-relação entre o turismo e o meio ambiente é incontestável, uma vez que este último constitui a “matéria-prima” da atividade. A deteriorização das condições de vida nos grandes conglomerados urbanos faz com que um número cada vez maior de pessoas procure, nas férias e finais de semanas, as belezas naturais. Esse contato com a natureza constitui atualmente uma das maiores motivações de viagem de lazer e as conseqüências do fluxo em massa de turistas para esses locais extremamente sensíveis devem ser avaliados assim como seus efeitos negativos e evitado antes que esse valioso patrimônio se degrade irremediavelmente (RUSCHMANN, 2001).

A cachoeira tem sua beleza realçada durante o inverno, quando aumenta seu volume e sua intensidade de água.

[pic 7]

A energia utilizada é da rede Cemat, o destino do esgoto é em fossa, que fica localizada em uma distancia segura da cachoeira para que não haja risco de contaminação. A manutenção das áreas verdes é de responsabilidade de um funcionário que foi designado a esta função.

O local alem de ser usado para o lazer, tambem e muito utilizado para ensaios fotográficos de debutantes, gestantes e pré wedding

[pic 8]

Foi implantado lixeiras própria para coleta seletiva, o destino desse lixo é feito de forma particular, tendo em vista que a coleta da prefeitura não atende a áreas rurais, o funcionário separa e leva para o descarte que é feito no lixão da prefeitura.

O turismo é uma atividade recente, que se inter-relaciona com outras ciências, como por exemplo, sociologia, psicologia, economia, direito. Desde o seu surgimento, tem sido objeto de atenção de vários estudos tanto econômicos e científicos que procuram entender e estabelecer a sua importância socioeconômica para a localidade onde se desenvolve. O seu desenvolvimento abrange um amplo e diversificado conjunto de atividades econômicas com importância destacada no setor de serviços, na indústria e no comércio em geral (MATIAS, 2004).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (903.5 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com