TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TIPOS E VARIANTES DE E-BUSINESS

Por:   •  19/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  656 Palavras (3 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho prático 6

  1. Cinco áreas de negócio/atividade onde o m-commerce possa ter uma maior relevância/utilização.

O m-commerce é toda e qualquer operação que envolva a transferência de propriedade ou de direitos de utilização de bens e serviços, que é iniciado e / ou concluído com a utilização de dispositivos móveis. 

       As áreas de negócio escolhidas, foram:

  • Mobile Banking, é um tipo de negócio de m-commerce que utiliza o comércio móvel para permitir que seus clientes acedam a informações da conta e fazer transações, como a compra de ações, remetendo dinheiro.
  • Mobile brokerage, trata-se de mobilidade com os serviços do mercado de ações e outras soluções financeiras, de modo que o investidor recebe as últimas informações relevantes sobre o mercado de ações.
  • Mobile browsing, utilização de um navegador móvel da World Wide Web em um dispositivo móvel (clientes podem fazer compras on-line sem ter que estar no seu computador pessoal).
  • Mobile purchase, funciona com catálogos que o produtor mostra ao cliente via móvel, e assim aceitar encomendas pelo mesmo método.
  • In-application mobile phone payments, pagamento móvel, também conhecido como dinheiro móvel, transferência de dinheiro móvel e carteira móvel, geralmente este serviços refere-se a pagamentos efetuados sob regulação financeira e realizada a partir ou através de um dispositivo móvel. Em vez de pagar com dinheiro, cheque ou cartões de crédito, o consumidor pode usar um telemóvel para pagar uma ampla gama de serviços e produtos digitais. Só recentemente é que a tecnologia para apoiar tais sistemas tornou-se amplamente disponível.

  1. Fatores mais relevantes que podem, num futuro próximo, impulsionar o m-commerce:

  • Fator Económico: Este fator deve-se: à eficiência econômica resultando da redução de custos das comunicações; Transações eletrônicas mais rápidas e mais econômicas; Infraestrutura tecnológica barata; Integração interna (trabalhos em rede dos vários departamentos dentro de uma corporação, e das operações comerciais e dos processos) e externa (refere aos trabalhos em rede eletrônicas das corporações, fornecedores, clientes e de contratos em um ambiente virtual).
  • Fator de Mercado e interação com cliente: As corporações são incentivadas usar o comércio eletrônico no mercado e na promoção para capturar os mercados internacionais, grandes e pequenos. A Internet é usada como um meio para o serviço de atenção ao cliente. Assim é muito mais fácil para as empresas fornecerem aos seus consumidores alvos, o produto mais personalizado e informação de serviço usando o Internet. Por exemplo o custojusto.pt lançou a versão mobile do seu portal de classificados o que permite aos seus utilizadores aceder ao portal e consultar a qualquer hora os anúncios disponíveis, comprar um determinado artigo, ou colocar os seus próprios anúncios. Assim beneficiarão de uma melhor experiência de navegação, otimizada para dispositivos móveis.

 

  • Fator Tecnológico: Consiste no desenvolvimento da tecnologia móvel, (os telemóveis têm a capacidade de guardar e reproduzir músicas, gravar vídeos, tirar fotos, etc.) e permite o acesso à internet, emails, etc... Os smartphones são um grande exemplo de desenvolvimento do m-commerce pois permite que os utilizadores estejam constantemente ligados à internet. Surgindo assim a geração Y isto é, a necessidade de estar sempre ligado vai condicionar cada aspeto do quotidiano: do trabalho às compras, das amizades à vivência em família. “As pessoas consultam mensagens de trabalho e comunicam a todas as horas, em todos os lugares imagináveis. O tempo é elástico: para a Geração Y não há fronteiras precisas entre o “dia de trabalho” e o tempo pessoal – fundem-se ambos e sobrepõem-se ao longo do dia e da noite”

  1. Fatores limitativos:
  • Segurança e privacidade, o m-commerce ainda não consegue garantir segurança e privacidade nos seus utilizadores porque o método de utilização de m-commerce ainda é recente, logo, ainda não está muito desenvolvido.
  • Velocidade, por vezes, a velocidade nos telemóveis é sempre mais lenta do que no computador.
  • Restrições do dispositivo, nem todos os telemóveis tem a mesma capacidade, nem a mesma memória, por vezes os ecrãs são pequenos o que dificulta a resolução e têm processadores fracos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (80.6 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com