TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc Ciencia Computação

Por:   •  3/5/2015  •  Monografia  •  911 Palavras (4 Páginas)  •  677 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA GRANDE FLORIANÓPOLIS

Curso de Ciência da Computação

Campus São José

ERP

Enterprise Resource Planning

Professor Orientador: André de O. Leite

Professor Coorientador: Patryck Ramos Martins

SÃO JOSÉ/SC

2015

INTRODUÇÃO

O ERP - Enterprise Resource Planning, conhecido no Brasil como Sistema Integrado de Gestão, é um sistema de integração de informações e gerenciamento empresarial, que tem como principal objetivo, prover mais agilidade e controle sobre os diversos processos e departamentos, visando aumentar a velocidade de acesso as informações, o controle e a produtividade de seus colaboradores e com isso o lucro.

A integração de processos pode ser realizada tanto na perspectiva funcional (finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras, etc.) quanto na perspectiva sistemica (processamento de transações, informações gerenciais, apoio a decisões, etc.)

Futuros desenvolvimentos e desenvolvedores em sistemas de informação empresarial, mudaram o seu foco para sistemas ERP, desenvolvidos para suportar o gerenciamento de uma organização inteira. (Avraham Shtub & Reuven Carni, 2010)

Para Turban, Rainer Junior e Potter (2008, p. 25) “Não é possivel criar de forma eficiente uma empresa do século 21 com tecnologia do século 20 [...]”. Uma das vantagens de um ERP é que todos seus processos estão interligados, diferente de outros sistemas que não tem comunicação entre seus processos, tornando-os independentes.

TEMA

Desenvolvimento de um sistema ERP, que atende as areas de produção, vendas, financeiro e atendimento ao cliente, da empresa escolhida no ramo de fabricação de pranchas.

DELIMITAÇÃO DO TEMA

Este projeto trata da aplicação de um ERP desenvolvido junto a empresa SRS Surfboards sediada em Florianópolis - SC no ramo de fabricação de pranchas, não utilizando todas as capacidades e tecnologias de um ERP padrão. O sistema é desenvolvido nas condições da empresa SRS Surfboards. A execução deste projeto será realizada no periodo de março de 2015 até novembro de 2015. Utilizando o sistema operacional FreeBSD, e tecnologias como, MySQL, Apache, PHP, JavaScript, SQL.

PROBLEMATIZAÇÃO DO TEMA

Devido aos altos custos de aquisição de um sistema ERP, e servidores para a implementação e utilização, a maior parte de empresas do ramo de fabricação de pranchas, não tem porte para aquisição do mesmo, mantendo assim um sistema manual e arcaico, dificultando o controle interno, como compras, vendas, estoque, etc.

HIPÓTESES

Com a implementação deste ERP, descarta-se a utilização de servidores robustos pois o mesmo é implementado na nuvem.

Utilizando o conceito de módulos, torna-se fácil o desenvolvimento de futuras funções do sistema.

Com uma aplicação simples e intuitiva, a velocidade e praticidade das funções iram acelerar muito mais todas as etapas de produção que o sistema trabalha.

**Este ERP não necessita de servidores robustos para o funcionamento, pois o mesmo sera executado na nuvem, logo a aquisição de servidores não se considera, diminuindo em muito o valor final.

Irá conter as linguagens PHP, JavaScript, SQL, não sendo necessário equipes de programadores, diminuindo um pouco o valor final.

O sistema utiliza o conceito de módulos, sendo assim, a compra é realizada pela quantidade de modulos que irá conter no ERP, não sendo mais necessário a compra do produto completo, com todos os módulos.

A utilização do ERP é simples e intuitiva, descartando a necessidade de curso ou aula para os funcionarios.

OBJETIVOS

Segue descrito abaixo o objetivo geral.

OBJETIVO GERAL DA PESQUISA

Desenvolver o sistema ERP elaborado para atender as necessidades da empresa SRS Surfboards do ramo de fabricação de pranchas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Analisar os fundamentos teóricos e práticos relativos a desenvolvimento e implementação de um ERP;

Avaliar os problemas que virão a acontecer sobre o desenvolvimento do ERP;

Identificar as etapas necessárias para a implementação do sistema;

Efetuar o estudo de casos na empresa SRS Surfboards de médio porte, localizada em Florianópolis - SC;

Implementar o sistema ERP na empresa descrita acima.

METODOLOGIA DE PESQUISA

O tipo de pesquisa deste trabalho de curso é classificado de forma aplicada enquanto a sua natureza, pois tem como objetivo uma aplicação pratica para a solução de problemas internos e modernização da estrutura da empresa em questão. Enquanto à forma de abordagem de problema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (55.4 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com