TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas

Por:   •  25/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.131 Palavras (13 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Universidade Anhanguera – São Bernardo do Campo

Centro de Educação a Distância

Desafio Profissional Aplicado ao Curso Superior de

Tecnologia em Analise de Desenvolvimento de Sistemas

(Desafio Profissional)

Disciplinas Norteadoras :

Linguagem de Programação Comercial, Programação Orientada a Objetos, Estrutura de Dados, Programação em Banco de Dados e Sistemas de Informação.

Tecnologia em Analise de Desenvolvimento de Sistemas

Tutor Presencial
Mailson da Rocha e Silva

Tutor a Distância
Alexsandro Sales de Oliveira

Pólo Presencial
Faculdade Anchieta de São Bernardo do Campo

                                Daniel Marklew - RA:8501561899

Eduado Watanabe - RA:1250461371

Fábio Gimene da Silva Souza- RA:8510537084


Objetivo

O objetivo é o desenvolvimento de um SI local para uma empresa privada, a "Locadora de Livros Medievais", de Curitiba, que tem como principal negócio a locação de livros direcionada a um público diferenciado. O foco é a informatização das primeiras rotinas de escritório e apresentar como parte da solução uma nova proposta: locação de livros on-line.


Sumário

1. Sistemas de informação……………………...……………………………….        4

        1.1. Levantamento de requisitos……………………………………..…        4

1.2. Proposta de infraestrutura…...…………………………………..…        4

2. Requisitos funcionais e não funcionais………….……………...…………..        5

        a. Requisitos funcionais…..…………………………………………......        5

        b. Requisitos não funcionais………………………………………….…        7

3. Metodologia………………………………………………………………….…        7

        3.1. Modelagem do projeto……………...…………………………....…        8

  1. Banco de dados……....…………………………………………..        8
  2. Diagrama ER...…………………………………………………....        8
  3. Script SQL………………………………………………………....        9

4. Programação……………………………………………………………….…..        11

        4.1. Pesquisa……………………………………………………………...        11

        4.2. Classes…………………………………………………………….…        12

5. Referências bibliográficas…………………………………………………….        15


1. Sistema de informação

1.1. Levantamento de requisitos

Em pesquisa junto a colaboradores de grandes e médias empresas e também com proprietários de pequenas e médias empresas encontramos um quadro que se resume da seguinte maneira: grandes empresas geralmente possuem um quadro de TI de porte condizente com seu faturamento e investem nesse departamento, dispondo de diversos profissionais da área que complementam as funções necessárias para manter o nível de serviço, juntamente com o investimento na própria infraestrutura (hardware, periféricos, licenças de software, local adequado, etc.) e para que esse conjunto funcione eficientemente o investimento é alto. Pequenas e médias empresas não têm a mesma condição de dispor do mesmo nível de investimento. Eventualmente montam uma infra-estrutura local precária que denotam baixa qualidade e uma eventual fonte de problemas que muitas vezes impactam no negócio da empresa.

Atualmente a terceirização da infraestrutura de servidores tem sido uma tendência utilizada em larga escala, devido ao baixo custo de servidores em cloud(1) que cobram um valor mensal fixo viável a esse tipo de empresa que entregam um serviço de alto nível, exigindo apenas que a empresa disponha de um acesso à internet através de um provedor de acesso (internet ADSL, fibra ótica, satélite, rede GSM, etc.) e terminais simples para acesso ao sistema que roda nesse servidor que está com a aplicação instalada na nuvem. Como esses servidores são robustos e encontram-se em locais adequados para isso e são responsáveis pelo processamento global da aplicação, o pequeno/médio empresário preocupa-se apenas com seu negócio.


  1. Cloud. Cloud computing ou computação em nuvem é uma tecnologia que oferece recursos computacionais remotos, como memória, processamento e armazenamento de dados. Nela, você pode hospedar sites, e-commerces, softwares e outros sistemas.


1.2. Proposta de infraestrutura

Devido ao quadro exposto na pesquisa abordada acima e a empresa já possuir terminais simples com acesso à internet, foi escolhido um servidor em cloud para redução de custo e otimização dos serviços, além da facilidade de implementação e manutenção do sistema que pode facilmente ser feita de forma remota, entregando agilidade no atendimento às necessidades do cliente.

Devido à escolha da linguagem a ser utilizada no desenvolvimento da aplicação (item 4.1 deste documento) é indicado um servidor baseado em Windows Server com base de dados MySQL Server com processador Xeon, 2 GB de memória RAM dedicadas à aplicação, espaço de 100 GB para armazenamento (tanto da aplicação quanto do banco de dados) e transferência mensal de 20 GB, suficientes para atender a demanda do tráfego de dados entre a empresa e o servidor, bem como os clientes que desejem utilizar a ferramenta on-line para pesquisa e reserva de livros, além do gerenciamento local e remoto do cadastro de usuários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (303.9 Kb)   docx (159 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com