TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Por:   •  26/8/2015  •  Exam  •  919 Palavras (4 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 4

Redes de Computadores

Prof. Alencar Melo Jr. / 1º Semestre 2015

 Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

 IFSP – campus Campinas CTI Renato Archer

1º Lista de Exercícios

Instruções (atenção!):

  • Responda as questões na ordem proposta.
  • Esta lista será uma das atividades consideradas para compor a nota de trabalho do primeiro bimestre.
  • Trabalho em grupo de 2 componentes.
  • Um dos critérios de avaliação será a análise e a reflexão dos autores ao produzir as respostas.
  • A lista deverá ser entregue impressa.
  • Data de entrega: 19/03/2015. Após a data estipulada será descontado 1,0 ponto por dia de atraso.
  • Capricho faz parte da nota!

Alunos: 

O que é o modelo OSI/ISO, qual é sua utilidade? Responda com objetividade.

Resposta: Modelo de 7 camadas, que estrutura o modelo de comunicação entre 2 computadores. Ele é um modelo de referência.

  1. Discuta o trade-off  existente entre compartilhamento da informação e segurança.

Resposta: A expressão trada-off é “relação de compromisso” ou “perda-e-ganha”. Ocorre quando se abre mão de algum bem ou serviço distinto para se obter outro bem ou serviço. No caso de compartilhamento da informação e segurança, quanto mais compartilhamento menos segurança, essa é uma decisão que deve ser analisada.

  1. Identifique diferentes funcionalidades presentes em um roteador Wi-Fi doméstico, buscando situá-las nas respectivas camadas do modelo OSI/ISO.

Resposta: Podemos encontrar as camadas 2 (Enlace), 1 (Física) e 7 (Aplicação).

  1. Eric Schmidt, Diretor do Google, ao ser questionado sobre o futuro da web em participação no Fórum Econômico Mundial realizado na Suíça em janeiro de 2015, disse que a “Internet vai desaparecer”. O que ele quis dizer com isso?

Resposta: Quis dizer que a internet logo se tornará transparente, tudo estará tão integrado que praticamente não a veremos mais. Será Seamless (sem costura) a internet estará incorporada no ambiente.

  1. Uma das grandes apostas para 2015 é a Internet das Coisas. O que você entender por Internet das Coisas? Você acredita neste boom? Por quê?

Resposta: A “internet das coisas” refere-se a uma revolução tecnológica que tem como objetivo conectar os itens usados no dia a dia à rede mundial de computadores. Sim, acreditamos neste boom pois cada vez mais as atividades do dia a dia são gerenciadas por dispositivos/aplicativos, mas ainda levará um tempo para se popularizar principalmente pelo alto valor desses produtos.

  1. Por conta de ajustes, teremos no ano de 2015 um segundo a mais no mês de agosto, o leap second. Você acredita que isso poderá causar problemas aos serviços de Internet? Exemplifique.

Resposta: Leap second é um segundo extra que ocorre em alguns anos por conta de ajustes. Como já aconteceu antes, pode acabar derrubando alguns sites, mas não acreditamos que será algo que tomará grande proporções, visto que muito programadores  e a indústria de TI já tem conhecimento do leap second e podem se preparar para o evento.

  1. O que você entende por Marco Civil da Internet? Você sabia que após a sua aprovação, no momento está sendo discutida a regulamentação do Marco, sendo possível contribuir com sugestões em http://participacao.mj.gov.br/? No mesmo endereço é possível contribuir com o Anteprojeto de Lei de Proteção de Dados Pessoais.

Resposta: Marco civil é a lei que regula o uso da internet no Brasil, por meio da previsão de princípios, garantias, direitos e deveres para quem usa a rede. Ela trata de temas como neutralidade da rede, privacidade, etenção de dados, função social que a rede precisará cumprir entre outras coisas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (117.4 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com