TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias de Informação e Comunicação

Tese: Tecnologias de Informação e Comunicação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Tese  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 2

O XXV CBBD pretende revelar o estado da arte das pesquisas, das práticas, e do desenvolvimento de produtos e serviços relacionados às bibliotecas, sistemas de informação, documentação e redes de bibliotecas no Brasil e do exterior, no contexto da sociedade da informação e do conhecimento.

O evento contemplará a Apresentação de Trabalhos Orais, Eventos Paralelos e Sessões plenárias com palestras e conferências; Sessões temáticas e Mesas redondas, que darão a oportunidade aos participantes de conhecer fundamentos teóricos e experiências implementadas pelas unidades de informação sob os ângulos das Bibliotecas, da Informação e dos Usuários e as abordagens de transformação para a Biblioteconomia e Ciência da Informação, das Tecnologias de Informação e Comunicação para a organização e acesso à informação, Transcompetências: diferenciais do usuários e do profissional da informação, as Bibliotecas e serviços de informação num cenário de transformações e a sustentabilidade. O evento proporcionará espaço para o debate e a formulação de recomendações, aperfeiçoamentos e ampliação de ações na área.

O Congresso tem como Tema central:

TEMÁTICAS DO XXV CBBD 2013

Temática I: Tecnologias de informação e comunicação – um passo a frente

Especificidade e aplicabilidade em Bibliotecas e Serviços de informação. Características das tecnologias versus ambientes de informação e seus usuários. Relações profissionais e pessoais em ambiência digital. Políticas, metodologias e aplicativos para gestão e curadoria de acervos bibliográficos, memoriais e institucionais. Aplicações 2.0 e experiências em redes sociais online. Livros e leitura digitais e portabilidade. Competências e tecnologias na era digital. Avaliação da usabilidade de recursos de tecnologias da informação.

Temática II: Transcompetências: diferenciais dos usuários e do profissional da informação

Competências na ambiência das Bibliotecas e Serviços de Informação. Formação dos profissionais da informação. Metacompetências e transcompetências em Bibliotecas e Serviços de Informação. Competências de acesso e uso da informação para a construção do conhecimento. Perspectivas e tendências de estudos e pesquisas sobre Competências em informação. Advocacy. Defesa de interesses, engajamento, ativismos e atuação dos profissionais da informação.

Temática III: Bibliotecas, serviços de informação & sustentabilidade

Inovação e sustentabilidade em Bibliotecas e Serviços de Informação. Projetos e alianças estratégicas. Compromisso social e responsabilidade em Bibliotecas e Serviços de Informação. Promoção do desenvolvimento sustentável em Bibliotecas e Serviços de Informação. Requisitos e valores para uma economia sustentável em Bibliotecas e Serviços de Informação. Bibliotecas Verdes. Avaliação de bibliotecas e serviços de informação.

Temática IV: Bibliotecas Públicas: Para submissão dos trabalhos sobre Bibliotecas Públicas do III Fórum Brasileiro de Bibliotecas Públicas.

Temática V: Bibliotecas Escolares: Para submissão dos trabalhos sobre Bibliotecas Escolares do 1º Fórum Brasileiro de Biblioteconomia Escolar: pesquisa e prática.

Obs. Os trabalhos referentes às temáticas IV e V também constarão dos Anais do XXV CBBD

2 PROCEDIMENTOS PARA APRESENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

2.1 Avaliação dos trabalhos:

Os trabalhos, na íntegra, serão submetidos à seleção e avaliação realizadas pela Diretoria Técnica-Científica do XXV CBBD.

2.2 Procedimento:

...

Baixar como  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »