TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terminais De Computadores Na Copa Do Mundo Em 2014

Por:   •  3/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.090 Palavras (25 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 25

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar 1

Cursos Superiores de Tecnologia

Terminais De Computadores Na Copa Do Mundo Em 2014

Unidade/polo Artur nogueira

2014

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar 1

Cursos Superiores de Tecnologia

Terminais De Computadores Na Copa Do Mundo Em 2014

Nomes completos dos alunos:

Bruno Sutt

RA: 1401563

Rafael Mendes

RA: 1420780

Curso: Análise e desenvolvimento de sistemas

Segundo Semestre

Unidade/polo Artur nogueira

2014

Resumo:

Este trabalho será desenvolvido no intuito de elaborar um projeto que visa facilitar o acesso das pessoas as informações da copa de 2014 e dos jogos olímpicos de 2016, em pontos estratégicos dos Estados de SP e RJ, que ficarão disponíveis para os turistas e visitantes para ter acesso aos eventos e resultados de jogos. Pensando no desenvolvimento sustentável, os terminais de computadores devem respeitar o meio ambiente gerando menos resíduos e se possível consumindo menos energia elétrica, onde será vantajoso não só para a população mais também para o bem do meio ambiente. Será utilizado o thin client e como sistema operacional utilizaremos o LINUX.

Palavras - Chave: desenvolvimento sustentável, terminais de computadores.·.

Abstract:

This work will be developed in order to develop a project aimed at facilitating the access of persons the 2014 Cup information and the Olympic Games 2016, at strategic points in the states of São Paulo and Rio de Janeiro, which will be available to tourists and visitors to have access to events and sports scores. Thinking on sustainable development, the computer terminals must respect the environment generating less waste and if possible, use less electricity, which will be advantageous not only for the population more also for the good of the environment. Will be used as the thin client and operating system will use the LINUX.

Keywords : sustainable development, computer terminals.

Sumário

1- Introdução:        

2 - Terminais De Computadores Na Copa Do Mundo Em 2014        

3 - Copa do mundo 2014/ jogos olímpicos 2016: informações em cliques        

4 - Bom para o cidadão e para o meio ambiente        

5 - Conhecendo o “Thin client”        

6 - Vantagens do “thin client”        

7 - “thin client” VS desktop        

8 - Comparativo “thin client”VS desktop        

9 - Uso de terminais ao invés de computadores        

10 - A escolha do melhor sistema operacional        

11 - Vantagens do Linux        

12 - Desvantagens do Linux        

13 - Implantação de terminais        

14 - LTPS (Linux terminal Server Project)        

15 - Desenvolvimento do projeto        

16 - Aplicativos copa do mundo 2014/jogos olímpicos 2016        

17 - Aplicativo copa do mundo 2014        

18 - Seleção de idiomas(menu inicial)        

19 - Informações sobre os jogos (menu)        

20 - Atrações nas cidades (menu)        

21 - Pontos turísticos (menu)        

22 - Comidas e bebidas típicas das cidades (menu)        

23 - Aplicativo jogos olímpicos 2016        

24 - Seleção de idiomas(menu inicial)        

25 - Informações sobre as competições (menu)        

26 - Atrações nas cidades (menu)        

27 - Pontos turísticos (menu)        

28 - Comidas e bebidas típicas das cidades (menu)        

29 - Instalação de terminais (pontos estratégicos)        

30 - Conclusão        

31 - Referências        


1-Introdução:

Esse Projeto Integrado Multidisciplinar tem por objetivo a elaboração de um projeto onde visa elaborar terminais de computadores para serem utilizados por turistas, visitantes e moradores dos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo, nos períodos de copa do mundo de 2014 e também dos jogos olímpicos de 2016. O intuito dos terminais é de que sejam disponíveis informações como resultados de jogos, atrações nas cidades, comidas e bebidas típicas.

Pensando no desenvolvimento sustentável a ideia é de que seja feitos terminais que não prejudiquem o meio ambiente, e de que seja pensado em qual será o sistema operacional utilizado, como funcionará o aplicativo e em quais os lugares serão instalados.

2 - Terminais De Computadores Na Copa Do Mundo Em 2014

Com o intuito de facilitar a vida dos nossos turistas, visitantes e moradores dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro esse projeto visa prover terminais de computadores em pontos estratégicos das cidades como, por exemplo: estações de metrôs, aeroportos, rodoviárias de grande circulação e shopping centers em época de copa do mundo de 2014 e também nos jogos olímpicos de 2016 ambos sediados no Brasil. Tais terminais irão disponibilizar de informações precisas para o público alvo, como: informações sobre os jogos e atrações nas cidades onde os jogos irão ocorrer. Pensando no desenvolvimento sustentável, os terminais de computadores devem respeitar o meio ambiente gerando menos resíduos e se possível consumindo menos energia elétrica, onde será vantajoso não só para a população mais também para o bem da meio ambiente.

Pelo fato de expormos as máquinas em locais públicos e pensando em menos quantidade possível de periféricos para o uso do cidadão, será mais viável tanto para acesso quanto para custo/benefício o uso de terminais ao invés de computadores.

A escolha de um sistema operacional a ser instalado em cada terminal é de suma importância e deve ser escolhido pensando principalmente no custo, pois se trata de instalação em dezenas de terminais. No decorrer do tema será apresentado o (os) aplicativo (s) que será utilizado para acesso das informações e também por meio de organograma (s) será listado os principais pontos estratégicos desses terminais.

Será importante que sejam gerados relatórios ao longo dos jogos com estatísticas de acesso dos terminais para auxiliar na logística dos jogos.

3- Copa do mundo 2014/ jogos olímpicos 2016: informações em cliques

Facilitando a vida de turistas, visitantes e moradores, e pensando em informação prática e rápida não há nada melhor do que ter isso em apenas cliques, foi pensando justamente nisso que será implantado um projeto onde todo o público alvo terá informações precisas sobre jogos e atrações turísticas nesse período de competições. Será implantado terminais de computadores onde estará situado em locais com maior fluxo de pessoas que necessitem dessas informações como, por exemplo, os aeroportos, rodoviárias e estações de metrô e shopping centers de maior circulação.

As informações serão expostas de forma bem sucinta, sem tirar muito o tempo de quem a procura, como a estimativa é de que os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro tenham nesses dias um aumento significativo de visitantes de vários locais do Brasil, sem falar no grande número de estrangeiros que irão prestigiar de perto os times e atletas de seu país, não há nada melhor do que ter em mãos informações desejadas de uma forma mais rápida. Algo como pontos turísticos, dicas sobre a região com comidas típicas e bebidas de cada uma das cidades-sede, resultado de jogos, locais de cada competição, e atrações (shows e eventos) poderão ser encontradas nos terminais.

Assim não terá quem não queira aproveitar dessa facilidade de informação.

4 – Bom para o cidadão e para o meio ambiente

Foi pensando no meio ambiente que tentamos unir algo que ajude o cidadão e ao mesmo tempo em que não degrade o meio ambiente, analisando os meios disponíveis no mercado foi visto como uma ótima opção o “thin client” onde há o ganho tanto financeiro quanto ambiental.

5–Conhecendo o “Thin client”

O thin client aperfeiçoa o funcionamento de um computador diminuindo o tempo de ociosidade dele, se trata de um equipamento simples e que utiliza recursos de outro PC, seu uso possibilita a redução de gastos com hardware e softwares de uma forma muito significativa, sua economia pode chegar a 70%. Através do compartilhamento de programas, licenças, serviços, capacidade de processamento e da infraestrutura de acesso, é um equipamento que possui uma menor quantidade de recursos, tanto hardware como software comparado à um computador convencional a arquitetura utilizada é cliente/servidor, onde os terminais são os clientes e um computador realiza o papel se servidor.

Funciona como um mini PC, que diferente dos convencionais não possui em sua estrutura interna um HD, processador, nem uma memória, com sua estrutura simples é possível projetar uma rede de baixo custo e de fácil manutenção, com isso é possível fazer com que apenas um único computador gere várias estações de acesso.

6 – Vantagens do “thin client”

Principais benefícios do ambiente thin client, são:

Segurança:

Controle de acesso a programas, concentração de dados no servidor, facilitando o gerenciamento e a integridade dos dados.

Baixo custo:

Redução nos custos de consumo de energia e Instalação da estrutura e de licenciamento de software, não é necessário realizar atualizações de hardware (aplicativos e/ou sistema operacional), baixo custo de manutenção.

Baixo consumo de energia:

Além de ter um consumo de energia muito baixo, ainda gera uma menor dissipação de calor para o ambiente.

Sustentabilidade:

Trata-se de um produto sustentável, mais resistente, e que gera menos lixo eletrônico para o meio ambiente, consome quase 100 vezes menos que um PC convencional.

Expansibilidade:

Para aumentar a quantidade de máquinas, basta apenas adquiri um novo terminal e plugá-lo no switch, não precisando fazer a instalação de nenhum software ou sistema operacional.

7 – Desvantagens do “thin client”

Como todo recurso por mais que benéfico seja, além de possuir suas vantagens também há suas desvantagens.

Algumas desvantagens no uso do thin client:

  • Precisa de servidores muito poderosos para o seu processamento;

  • Realização de uma rede muito bem construída;

  • Devido o seu processamento ser no servidor, caso ele apresente falhas e fique indisponível, os seus terminais também ficarão;

  • Há limitações em uso de portas USB.

Depois de expormos algumas vantagens e desvantagens do thin client, creio que não restam dúvidas de que essa seja a melhor forma a ser adotada, já que conseguimos unir objetivos almejados para o projeto.

7 –“thin client” VS desktop

O thin client é a melhor opção para o meio ambiente, podem consumir apenas 4% da energia utilizada pelos atuais computadores.

Possui um aumento significativo da eficiência do servidor, número de usuários / watt, podendo chegar a dois watts por usuário. Quando acoplados a servidores, são mais ecologicamente corretos dos que os PCs, e claro, muito mais do que os PCs acoplados a servidores.

Podemos citar alguns benefícios levando-se em conta thin client´s e servidores, fazendo uma comparação de 1.000 thin cliente para 1.000 computadores, como por exemplo, a redução de 90% no consumo de energia por ano, redução de 131.810 KW / hora por ano, economia perto dos R$34.000,00 em custo de energia, redução de 27 toneladas de lixo eletrônico após seis anos de uso, redução significativa no uso de ar condicionado, redução de poluição sonora na área dos usuários.

8 - Comparativo “thin client” VS desktop

Podemos fazer, abaixo, um comparativo dos recursos utilizados no thin client e num computador convencional:

Licenças de antivírus: No computador convencional cada PC teria que ter uma licença de antivírus, já no thin client não é preciso.

Segurança: Cada PC precisaria ter um no break ou um estabilizador, já no thin client não é preciso.

Instalação: Qualquer aplicativo, programa ou ferramentas devem ser instaladas no PC convencional, já no thin client nada é instalado.

Vida útil: A vida útil de um PC pode chagar numa média de 3 a 4 anos, no thin client sua vida útil ultrapassa os 8 anos.

Espaço físico: Um computador pode ocupar um espaço muito grande, coisa que já não ocorre no thin client, pois utiliza um espaço mínimo.

Queda de energia: Quando ocorre uma queda de energia, todos os dados não salvos num PC normal são perdidos, no thin client nada é perdido.

Fonte: Um PC normal necessita de uma fonte interna de 300 w 400 w, já no thin client é utilizado apenas 8 w.

Cooler: No PC é necessário um cooler para a dissipação de calor, no thin cliente não é preciso um cooler.

HD: Os computadores necessitam de um HD para que seja salvos seus programas e arquivos, já no thin client não é necessário.

CD/DVD: No PC é preciso um driver de CD/DVD para que sejam gravados ou instalados os arquivos, já no thin client não precisa.

Instalação ou atualização de softwares: No PC é preciso instalar ou atualizar os softwares em cada estação, já no thin client qualquer instalação ou atualização de software é feita uma única vez no servidor e isto fica imediatamente disponível a todos os usuários determinados pelo administrador.

Tráfego de rede: No PC o trafego é intenso, pois os dados tem que ir de uma estação para a outra, já no thin client os dados são todos processados no próprio servidor e pela rede trafegam apenas as telas o que diminui bastante o trafego.

9 – Uso de terminais ao invés de computadores

Será implantado terminais de computadores ao invés de computadores pessoais pelo fato desses terminais não necessitarem de HD, processador, nem de memória interna. Sem contar que os terminais serão instalados em locais públicos então acaba sendo mais viável o uso de uma máquina que utilize poucos periféricos expostos, evitando assim que suas peças sejam extraviadas ou danificadas.

O Terminal de computador é a solução para um atendimento mais rápido e eficiente irá possuir uma interface simples e amigável que permitirá a sua utilização por usuários de diversos níveis de conhecimento, será um equipamento versátil, resistente, de fácil utilização que disponibiliza vários serviços em locais de grande circulação dos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo, também tem como vantagem o uso de pouco espaço no ambiente onde será instalado.

10– A escolha do melhor sistema operacional

Priorizando alguns aspectos tais como custo/beneficio e segurança contra vírus, o Linux é o sistema operacional mais apropriado para ser utilizado nos terminais.

Uma das grandes diferenças entre o Linux e os outros sistemas operacionais é que o Linux é um Software Livre, ou seja, não tem custo de aquisição e o seu código fonte é possibilitando que qualquer pessoa ou empresa possa fazer modificações o tornando extremamente flexível, por ser um sistema isento de custos, ele pode ser instalado em quantos computadores for preciso, sem pagar nada em licenças de uso.

Um software livre se define por ser qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem nenhuma restrição, ao contrário dos softwares proprietários que por não terem seu código fonte aberto acabam gerando custos para a aquisição de cada licença como é o caso do Windows e suas versões.

O Linux é um sistema operacional, um programa responsável pelo funcionamento da máquina, fazendo a comunicação entre hardware e software. O conjunto de um kernel e demais programas responsáveis pela comunicação com este é o que denominamos de um sistema operacional. O kernel é o coração do Linux.

O Linux é o que chamamos de kernel, o núcleo do sistema operacional. O núcleo do sistema operacional é o responsável pela integração dos dispositivos de um hardware do computador com os programas, como o Linux está disponível de graça e com seu código-fonte aberto, qualquer pessoa ou empresa pode juntá-lo a um conjunto de softwares para criar um sistema operacional customizado. Cada uma destas customizações é chamada de distribuição.

O Linux possui várias distribuições. Cada uma das distribuições tem finalidades diferentes. (As distribuições mais populares são as de companhias como a Red Hat, criadora do Fedora, a Suse, a Mandriva, a Ubuntu), além de projetos de comunidades como o Debian ou o Gentoo.

Existem também aquelas distribuições que foram criadas no Brasil, mas quase nenhuma teve grande reconhecimento no país. Uma das mais populares foi o Mandriva e o Kurumin, mas contam-se mais 23 distribuições nacionais. Algumas já conhecidas são: Dreamlinux, Kalango, Biglinux, Fênix, Litrix, Dual O/S, Muriqui, Prolinux, Resulinux, Ekaaty, Tupiserver, Famelix, Poseidon, Dizinha, Goblinx, Gobolinux, Libertas, Satux, Tutoo, Mothux e Linux Mint.

11 – Vantagens do Linux

Podemos destacar as seguintes vantagens do Linux em relação a outros sistemas operacionais:

  • Robusto e estável: pode suportar uma grande carga de trabalho sem falhar, e um servidor Linux pode permanecer em funcionamento por meses ou anos, sem precisar ser reiniciado uma única vez se quer, processos rodando em Linux podem ser encerrados de forma isolada, sem afetar todo o sistema.

  • Acessível: Por não possuir custo de licença, poderá ser instalado em quantos computadores forem precisos. No caso do Windows uma licença básica onde suas funções são limitadíssimas deve-se pagar cerca de R$200,00 a R$300,00 a mais na compra de um computador novo, e o comprador muitas vezes não tem o conhecimento de estar pagando este valor por um sistema tão pobre, já o Linux é totalmente gratuito, claro que existem distribuições em que você pode pagar para ter suporte, programas mais elaborados, entre outras coisas, mas você não é obrigado a isso, além disso, você pode escolher a distribuição que mais se adéqua às suas necessidades e baixá-la gratuitamente da internet.

  • Flexível: Possui código-fonte aberto, inúmeras opções de configuração e inúmeros softwares desenvolvidos para Linux, tornando-se o sistema mais flexível do mercado, podendo se adaptar a qualquer empresa ou usuário.

  • Seguro: Levando a segurança em conta desde sua concepção inicial, é muito mais imune a vírus e outras ameaças de segurança do que outros sistemas operacionais. É um sistema operacional muito seguro, por isso do seu emprego em servidores tanto de empresas públicas ou privadas quanto servidores Web que ultrapassam a casa dos 50% de utilização desta plataforma.

  • Melhor em servidor dedicado: se adéqua melhor às necessidades e tem um desempenho superior ao trabalhar com grandes arquivos.

  • Atualização prática: Suas atualizações normalmente não implicam na necessidade de fazer upgrade em sua máquina, outro fator importante é que no Linux, dependendo das distribuições, as novas versões são lançadas de meses em meses e não de anos em anos, como acontece no Windows.

  • Não trava durante o uso: o Linux é conhecido como um sistema operacional muito confiável, nele não tem a dor de cabeça de estar usando e nas horas mais precisas ele vir a travar.

  • Poucos vírus e não danosos: da maneira como foi programado, a infestação dos vírus no ambiente Linux não é fácil, sendo assim, mesmo que possível, um vírus no Linux não faz tanto sucesso, sem contar que os antivírus para Linux, assim como o sistema, tem atualizações gratuitas.

  • Reconhecimento de hardware: No Linux quase todos os dispositivos são reconhecidos automaticamente na hora de sua inicialização, fazendo assim com que em mínimos casos o usuário tenha que instalar driver de algum dos seus dispositivos.

  • O suporte é comunitário: Enquanto no Windows você tem que pagar um técnico para arrumar algo ou contatar o suporte da Microsoft e esperar até que eles consigam identificar o que causou o bug, no Linux sempre que você precisar de ajuda pode contar com milhares de usuários que estão dispostos a lhe ajudar, este suporte comunitário está em muitos lugares, sendo assim, além de o problema ser solucionado mais cedo, você ainda sabe o porquê que isto aconteceu e como resolvê-lo.

  • É do seu jeito: Novamente o Linux ganha em disparada neste quesito, as distribuições são feitas de inúmeras maneiras que passam de usuários leigos, intermediários, avançados, para testes de redes e simulações de invasões, produção de áudio e vídeo, específicos para computadores antigos e com poucos recursos de hardware, e o Windows tem somente a mesma configuração.

O sistema de organizar arquivos no Linux é tão inteligente que você não precisa de desfragmentação de disco, pois eles não se fragmentam como no Windows.

12 – Desvantagens do Linux

São poucas as desvantagens em relação ao Linux, mais podemos citar como desvantagem a falta de aplicativos de qualidade e compatibilidade com aquilo que as pessoas estão acostumadas a usar no Windows, embora existam muitos aplicativos bons, na verdade eles são bem aceitos pela maioria dos usuários, especialmente os mais leigos que estão muito familiarizados com tudo aquilo que roda em Windows.

Outra consideração para o Linux é que não suporta uma grande quantidade de hardware instalados, pois a maioria dos fornecedores de hardware disponibilizam drivers que funcionam para sistema operacional como o Windows ao invés de Linux por causa do uso comum do sistema operacional Windows, devido a esta razão, o Linux oferece limitadas opções de hardware.

Existem muitas distribuições que podem te agradar ou talvez não, na maioria das vezes, isso pode ser considerado como uma desvantagem porque não segue uma padronização, podemos usar como exemplo as distribuições baseadas no Debian que podem usar instaladores.deb, agora já as distribuições baseadas no Red Hat podem usar instaladores .RPM, mas não podem usar instaladores .deb, o mesmo também acontece com as baseadas no Debian.

O Linux tem procedimento de instalação consideravelmente mais difícil que o Windows e só é recomendável à usuários experientes fazê-lo sem uma devida assistência.

Percebemos que o Linux é altamente recomendado pois seu número de vantagens está bem acima das desvantagens.

13 – Implantação de terminais

Para a implantação dos terminais iremos utilizar o thin client devido seu baixo custo, pelo fato também de ser sustentável e de não consumir muita energia elétrica, já como sistema operacional teremos o LINUX juntamente com um componente não descrito ,ainda, nesse projeto chamado de LTPS.

14 – LTPS (Linux terminal Server Project)

O Linux Terminal Server Project (LTSP) é um conjunto de serviços que irá proporcionar um ambiente de terminais leves e de baixo custo de investimento, esses terminais, ao serem ligados, são conectados ao servidor que os envia uma imagem do sistema operacional que irá processar uma seção no servidor e exibi-las no monitor do cliente ,assim, todas as aplicações que irão rodar nas estações serão baixadas diretamente do servidor, por meio de BOOT, via rede.

Tem como vantagem a utilização de computadores que se tornaram obsoletos, partindo dessa ideia, o LTSP é uma boa solução para o reaproveitamento de computadores antigos, o que representa economia com aquisição de hardware.

Para o funcionamento do LTSP é preciso ser realizado alguns procedimentos, pois o servidor é onde vai ser instalado e configurado o sistema. Será necessária a instalação dos seguintes serviços:

  • ltsp-server-standalone - o DHCP, responsável por distribuir endereços de IP;

  • TFTP, responsável por disponibilizar o microkernel às estações de trabalho;

  • NFS, que é o serviço de compartilhamento de arquivos;

  • Openssh, que é o serviço de acesso remoto.

O servidor é a única máquina que precisará ser atualizada com o passar do tempo, visando sempre à melhoria do seu desempenho.

Como serão os turistas que vão se logar, será necessário habilitar o boot de inicialização do sistema pela placa de rede, ao iniciar o sistema, o usuário poderá utilizar os aplicativos, tudo através da rede.

Ter uma boa infraestrutura de rede irá ajudar muito no tráfego de informações entre o servidor e o turista, oferecendo mais velocidade e menos leg, outro fator importante é o investimento em cabeamento estruturado, o que evitará problemas futuros de expansão da rede, caso haja a necessidade de adicionar mais máquinas logadas no servidor.

Você poderá obtê-lo de graça, pode alterá-lo,assim, o LTSP torna-se um projeto viável, que reduz custos significativos.

Com relação à segurança, o Linux oferece inúmeras possibilidades de configurações e um servidor com um nível maior de segurança.

O sistema gira em torno do servidor central, facilitando muito a prática de backups dos dados armazenados no servidor, evitando possíveis perdas de informações.

Uma desvantagem do uso do LTSP é que, em caso de indisponibilidade do servidor, todos os terminais ficam fora de operação até que o servidor esteja novamente disponível. O servidor tem que ter o hardware que suporta todas as estações de trabalho, porque durante o funcionamento de todo o sistema, o consumo de memória RAM do servidor é muito grande. Com o uso de equipamentos de rede de qualidade inferior, pode haver perda de desempenho dos terminais.

15– Desenvolvimento do projeto

O propósito desse projeto é disponibilizarmos terminais de computadores, em pontos estratégicos dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, durante a copa do mundo de 2014 e os jogos olímpicos de 2016 para que turistas, visitantes e moradores possam ter informações a respeito das competições e atrações nas cidades onde os jogos irão ocorrer.

Devemos pensar em algumas metodologias para melhor implantar o projeto, tais como:

• Funções que irão ser executadas no aplicativo para a pesquisa das informações;

• Locais onde serão instalados os terminais.

16 – Aplicativos copa do mundo 2014/jogos olímpicos 2016

Pensando em agilidade e rapidez, com o foco de orientar o cidadão da melhor forma possível e inserindo no aplicativo o menor número de interações, para não tornar o sistema complicado e também conseguir evitar a formação de filas durante o seu uso, pois como nesse período de jogos o corre - corre dos turistas nas cidades é imenso então quanto mais prático e rápido for melhor será,já que ninguém irá querer usar algo que ao invés de ágil irá se tornar complicado, iremos dividir em duas partes: um aplicativo só para a copa que será usado no período da copa e outro para o período dos jogos olímpicos.

A Copa do Mundo de futebol e os jogos olímpicos são um evento gigantesco e que geram muitas informações, fazendo até com que seja difícil acompanhar tudo o que acontece, então não há nada melhor do que termos disponíveis terminais com informações sobre os eventos.

Haverá milhares de turistas estrangeiros que virão ao Brasil no mês da Copa do Mundo 2014, mais os milhões de brasileiros que circularão no país, com exclusividade nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo, trazendo um enorme fluxo de pessoas, sem contar que o mesmo se espera no período dos jogos olímpicos.

Não há nada mais viável do que programarmos os terminais com aplicativos também em línguas estrangeiras para facilitarmos o uso e também para haver um aproveitamento maior de todos os que estarão situados em ambos estados.

17 – Aplicativo copa do mundo 2014

Com o propósito de elaborarmos um aplicativo que seja de fácil uso,com poucas interações e que evita o acúmulo de filas,tornando se algo útil e que todos queiram utiliza-los ,será proposto um aplicativo, para a copa do mundo de 2014, que funcionará da seguinte maneira:

• Já que teremos várias culturas de vários países,então o sistema será disponível em várias línguas,de acordo com a língua de cada país que participará das competições;

• informações sobre os jogos (horário de cada jogo, locais de cada competição,resultado dos jogos);

• atrações nas cidades onde os jogos irão ocorrer (shows e eventos);

• pontos turísticos;

• dicas sobre a região com comidas típicas e bebidas de cada uma das cidades-sede.

Para tornar o aplicativo mais simples o possível e pensando no fato de menos filas no período de utilização,o sistema irá ter em seu menu uma lista de itens de pesquisa mais contendo apenas resultados para o dia em que o usuário estiver usando,por exemplo, caso ele acesse o terminal num sábado e venha a clicar no ícone "atrações nas cidades" será listado apenas as trações que ocorrerão naquele dia e na cidade onde ele escolheu para ver as atrações,a única exceção para essa regra será no campo de "pontos turístico"; além de evitarmos um porção de informações na tela fazendo com que o usuário venha levar mais tempo na utilização do terminal,acaba também forçando o cidadão a fazer o uso diário do terminal o que o tornará uma ferramenta mais acessada durante todo o período de competição.

Os terminais ficarão instalados apenas nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

A lógica do aplicativo é que funcione da seguinte maneira,será composto de quatro botões um de VOLTAR,AVANÇAR,CONCLUIR e o último FINALIZAR, sua tela inicial será a tela de seleção de idioma, e em seguida os menus de pesquisa.

O uso dos botões VOLTAR,AVANÇAR,CONCLUIR e o último FINALIZAR funcionará da seguinte forma: já na tela inicial basta o usuário selecionar o idioma desejado e em seguida clicar em CONCLUIR,todo menu que o usuário selecionar basta clicar em CONCLUIR para prosseguir com a operação,os botões VOLTAR e AVANÇAR faz com que o usuário volte e avance nas ações já realizadas e por fim o botão FINALIZAR faz com que o usuário finalize sua pesquisa e retorne para o menu inicial.

Na prática será da seguinte maneira,a sua estrutura:

• seleção de idiomas (menu inicial);

• informações sobre os jogos (menu);

• atrações nas cidades (menu);

• pontos turísticos (menu);

• comidas típicas/bebidas das cidades-sede (menu).

18 – Seleção de idiomas (menu inicial)

Como se trata da tela inicial,então o usuário usará este campo apenas para selecionar com qual idioma ele deseja utilizar o aplicativo,pois como se trata de um evento mundial então haverá um uso muito grande não só de brasileiros mais também de estrangeiros e como o objetivo é que todos usem não há nada mais viável que dispor de vários idiomas .

19 – Informações sobre os jogos (menu)

Ao clicar neste campo o usuário terá disponível submenus com informações relacionadas á horário de cada jogo, locais de cada competição,resultado dos jogos.

Como o usuário terá informação apenas ao que ocorrerá naquele dia de acesso,então clicando no submenu "horário de cada jogo" ele visualizara todos os jogos e o horário de cada um de uma forma bem detalhada.

Clicando em “locais de cada competição”, o usuário terá informações a respeito de onde ocorrerá cada jogo e também terá acesso a informações sobre como chegar a ambos os estádios,com rotas,endereços e telefones.

E ao clicar em “resultado dos jogos" será exposto uma tabela com o resultado desde o primeiro jogo ocorrido.

20 – Atrações nas cidades (menu)

Neste campo serão listados todas as atrações que ocorrerão na cidade onde o usuário está utilizando o aplicativo,atrações como shows,eventos e exibição de jogos em locais públicos estarão disponíveis para o usuário acessar.

Cada evento citado já vira com informações básicas a respeito de como chegar ao local.

21 – Pontos turísticos (menu)

Será possível o usuário visualizar todos os pontos turísticos referentes aos Estados do RJ e SP, como este menu será composto de dois submenus onde cada submenu terá o nome de cada Estado,daí basta o usuário clicar no Estado e lhe será listado os pontos turísticos mais visitados por turistas e cada ponto turístico virá com informações descrevendo o que tem naquele lugar de interessante e também como chegar.

22 – Comidas e bebidas típicas das cidades (menu)

Quando falamos da culinária Paulista e Carioca sabemos que a diversidade é o prato cheio das cidades,podemos viajar por diversas culturas por meio de vários pratos oferecidos em cada canto da cidade e encontramos diversos sabores o que agrada a todos os paladares,estando em São Paulo ou no Rio de Janeiro é possível viajar pela culinária da América Latina, passando pela Europa e terminando no Oriente algo que acaba agradando e muito para quem está vindo de outros países.

Já quando se trata de bebidas típicas de ambos os Estados também encontramos uma extensa gama de bebidas desde cerveja ,chopp,caipirinha, cachaça até as mais requintadas como o wisk e o vinho.

O propósito desse menu é passar para o usuário uma série de opções que ele terá para aproveitar nos seus períodos de pausa para alimentação, o que irá fazer com que a nossa culinária seja apreciada por todos e também ajudará a movimentar o nosso mercado interno,gerando lucro para as cidades.

O aplicativo mostrará os pratos ou bebidas,juntamente com a sua localização.

23 – Aplicativo jogos olímpicos 2016

Partindo do mesmo rumo que o aplicativo da copa do mundo de 2014 o aplicativo dos jogos olímpicos terá algumas diferenças pois agora não estamos falando só de futebol e sim de várias modalidades tais como: Atletismo; Badminton; Basquetebol; Boxe; Canoagem; Ciclismo; Esgrima; Ginástica (artística, rítmica e trampolim); Golfe; Halterofilismo; Handebol; Hipismo; Hóquei sobre a grama; Judô; Lutas; Nado sincronizado; Natação; Pentatlo moderno; Pólo aquático; Remo; Rúgbi; Saltos ornamentais; Taekwondo; Tênis; Tênis de mesa; Tiro; Tiro com arco; Triatlo; Vela; Voleibol; Voleibol de praia.

O que acaba tendo que acorrer algumas alterações na funcionalidade,mesmo assim podemos seguir a mesma lógica de aplicações.

Na prática será da seguinte maneira,a sua estrutura:

• seleção de idiomas (menu inicial);

• informações sobre as competições (menu);

• atrações nas cidades (menu);

• pontos turísticos (menu);

• comidas típicas/bebidas das cidades-sede (menu).

24 – Seleção de idiomas (menu inicial)

Como se trata da tela inicial,então o usuário usará este campo apenas para selecionar com qual idioma ele deseja utilizar o aplicativo,pois como se trata de um evento mundial então haverá um uso muito grande não só de brasileiros mais também de estrangeiros e como o objetivo é que todos usem não há nada mais viável que dispor de vários idiomas .

25 – Informações sobre as competições (menu)

Ao clicar neste campo o usuário terá disponível submenus com informações relacionadas á horário de cada competição, locais de cada competição,resultado das competições.

Como o usuário terá informação apenas ao que ocorrerá naquele dia de acesso,então clicando no submenu "horário de cada competição" ele visualizara todas as competições e o horário de cada um de uma forma bem detalhada.

Clicando em “locais de cada competição”, o usuário terá informações a respeito de onde ocorrerá cada competição e também terá acesso a informações sobre como chegar a ambos os estádios,com rotas,endereços e telefones.

E ao clicar em “resultado das competições” será exposto uma tabela com o resultado desde a primeira competição ocorrida.

26 – Atrações nas cidades (menu)

Neste campo serão listados todas as atrações que ocorrerão na cidade onde o usuário está utilizando o aplicativo,atrações como shows,eventos e exibição de competições em locais públicos estarão disponíveis para o usuário acessar.

Cada evento citado já vira com informações básicas a respeito de como chegar ao local.

27 – Pontos turísticos (menu)

Será possível o usuário visualizar todos os pontos turísticos referentes aos Estados do RJ e SP, como este menu será composto de dois submenus onde cada submenu terá o nome de cada Estado,daí basta o usuário clicar no Estado e lhe será listado os pontos turísticos mais visitados por turistas e cada ponto turístico virá com informações descrevendo o que tem naquele lugar de interessante e também como chegar.

28 - Comidas e bebidas típicas das cidades (menu)

O propósito desse menu é passar para o usuário uma série de opções que ele terá para aproveitar nos seus períodos de pausa para alimentação, o que irá fazer com que a nossa culinária seja apreciada por todos e também ajudará a movimentar o nosso mercado interno,gerando lucro para as cidades.

O aplicativo mostrará os pratos ou bebidas dos Estados do RJ e SP,juntamente com a sua localização.

29 – Instalação de terminais (pontos estratégicos)

Como o fluxo de turistas será constante em épocas de copa do mundo de 2014 e também nos jogos olímpicos de 2016, foi pensado em alguns pontos principais onde o fluxo dessas pessoas serão maiores que seriam as estações de metrôs, aeroportos , rodoviárias de grande circulação e shopping centers para serem instalados nesses locais os terminais para acesso ao aplicativo da copa do mundo e dos jogos olímpicos.

Podemos demonstrar as instalações dos terminais em seus pontos estratégicos,através de um organograma:

Com o acesso dos usuários aos terminais,será possível a geração de relatórios com estatísticas de acesso dos terminais, por exemplo, informando em qual período tivemos mais o uso do terminal,se foi durante a copa ou os jogos olímpicos,informando também qual a cidade que teve a maior quantidade de usuários,pelo menu dos idiomas também é possível detectar qual o idioma que foi mais selecionado no terminal,quais os ícones foram mais clicados e tudo isso irá fornecer informações que irão auxiliar na logística dos jogos.

30 - Conclusão

Diante de toda essa pesquisa,podemos perceber que através de todo o processo de elaboração dos terminais foi visto que será de grande utilidade a utilização dos terminais.

Os terminais facilitarão bastante para os usuários que vierem a utiliza-los pois será possível encontrar informações úteis e rápidas,sem ter o trabalho de utilizar outros meios de pesquisa.

Além de ser bom para quem vai utilizar também acaba tendo muito benefício para a natureza pois o projeto é totalmente sustentável,tanto em questões de equipamentos quanto em questão da parte lógica.

Só pelo fato de utilizarmos o thin client e o Linux como sistema operacional,já é possível ter uma grande economia não só financeira mais também em questão do uso da energia elétrica.

Evitando o uso desses terminais em locais desnecessários,foi feito uma logística para que fossem instalados os terminais apenas em lugares úteis e com um fluxo grande do público alvo.

31 - Referências

  • Thin client Brasil. Produtividade, Segurança e Economia, disponível em:http://www.thinclientbrasil.com/

  • Lisdata , disponível em:http://www.lisdata.com.br/linux/index.shtml

  • Techtudo,disponível em:http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2011/12/o-que-e-linux.html

  • Viva o Linux,disponível em:http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Por-que-ha-mais-vantagens-em-usar-o-Linux

  • Livre Linux,disponível em: http://livrelinux.wordpress.com/2010/08/03/linux-vs-windows/

  • Ondati. Soluções em tecnologia,disponível em:http://www.ondati.com.br/artigos/wyse-s10-thin-client-x-desktop.html

  • Genesis T.I. , disponível em:http://www.genesissolutions.com.br/compara.html

  • Viva o Linux,disponível em :http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Terminais-leves-com-LTSP-Linux-Terminal-Server-Project

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.2 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com