TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ti_antropologia

Por:   •  1/9/2015  •  Artigo  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 3

É notório que a tecnologia evolui cada dia com mais rapidez. Essa evolução proporciona um crescimento muito veloz para todos, tanto pra quem trabalha com tecnologia da informação quanto para o usuário. Esse crescimento afeta diretamente a internet, que nada mais é do que um sistema extremamente complexo com os mais variados e amplos propósitos.

  Neste contexto, empresas são o melhor exemplo onde pode ser visto um sistema agindo de maneira sincronizada, pois possui o mais variado tipo de pessoas, desde gestores até o usuário, cada um fazendo a sua parte para este sistema funcionar perfeitamente.

Ainda,  os gestores de TI são os responsáveis por  buscar a melhor solução para os conflitos existentes, apresentando os resultados para os diretores, que têm o papel de analisar e aprovar ou criticar construtivamente até o perfeito encaixe entre idéia/realidade. Após isso, as decisões tomadas para aperfeiçoamento do sistema são repassadas aos  usuários, que devem fazer o uso adequado das novidades tecnológicas apresentadas. Se qualquer peça desse sistema falhar,  todos sofrem as conseqüências da falha, exatamente como é mostrado no vídeo sobre a mutação. É importante salientar, entretanto, que um dos maiores problemas na área  é que grande parte dos gestores de TI  não vêem os  usuários – destinatários finais do produto - como parte deste sistema empresarial. Os usuários são majoritariamente tratados como míseros robôs, onde por meio de uma visão ultrapassada dos gestores, são colocados em último plano com suas necessidades e dúvidas, uma vez que o gestor opta pela solução que melhor se adapta teoricamente aos problemas, mas não observa a aplicabilidade das mudanças na rotina do usuário.

Nesta esteira, parte-se para o mundo “externo”, a internet, que segue a mesma linhagem e o mesmo ritmo do uso de informações em uma empresa, todavia, de maneira muito mais ampla.  O uso  adequado da tecnologia oferecida pode influenciar diretamente um indivíduo em todos os campos de sua vida, por meio da integração social e digital, uma vez que atualmente todos estão digitalmente interligados por meio da rede. Na atualidade, o acesso aos meios digitais além de facilitar o dia a dia do cidadão, promove a qualificação por meio de instituições de ensino que oferecem cursos à distância; a realização de conferências onlines que aproximam pessoas tanto no campo pessoal quando profissional bem como o acesso rápido a todo e qualquer tipo de informação.

Conclui-se assim que a visão arcaica de que usuários são apenas robôs fazendo seu trabalho mecanicamente precisa com urgência ser superada, uma vez que não há escala de maior competência e capacidade entre gestores e usuários e todos são peças essenciais para o pleno funcionamento de uma empresa. Sem os usuários, usualmente menosprezados pelo grande grupo da tecnologia da informação, não haveria todo o gigantesco e complexo sistema que vemos na atualidade e para o bom andamento e evolução é salutar a necessidade de superar quaisquer tipos de preconceitos que possam atrasar ou comprometer o desenvolvimento e progresso dos sistemas e projetos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com