TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de memória

Por:   •  6/12/2015  •  Projeto de pesquisa  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 2

MEMÓRIA RAM:

A Sigla RAM significa  Memória de Acesso Aleatório, indicando a principal característica da memoria RAM, que é o fato de permitir o acesso direto a qualquer endereço disponível e de forma bastante rápida, mas perde as informações quando não há alimentação elétrica.

Como funciona:
Ao carregar um programa/arquivo, ele é lido no HD e é transferido para a RAM, para só então ser executado pelo processador. Isso porque ela oferece tempos de acesso brutalmente mais baixos que o HD e trabalha com taxas de transferência muito mais altas.
Isso também se aplica ao boot do Sistema Operacional que tem que ser refeito sempre que o computador/equipamento é ligado, pois o sistema, os drivers, e bibliotecas são copiados para a memória.

DRAM E SRAM:

DRAM é a sigla para Memória de Acesso Aleatório Dinâmico. No chip DRAM, cada bit é formado pelo conjunto de um transistor e um capacitor. O transístor controla a passagem da corrente elétrica, enquanto o capacitor a armazena por um curto período. Quando o capacitor contém um impulso elétrico, temos um bit 1 e quando ele está descarregado, temos um bit 0. Para evitar a perda de dados, as placas-mae possuem um sistema de atualização, que regrava o conteúdo da memoria a cada 64 milissegundos ou menos. Isso atrapalha em duas maneiras: consome mais energia (contribuindo até mesmo para o aquecimento do equipamento) e torna o acesso a memoria mais lento.

SRAM é a sigla para Memória de Acesso Aleatório Estático. A RAM Estática não necessita do sistema de atualização das placas, o que resulta num consumo menor de energia, além de maior performance. No chip SRAM, cada conjunto possui 4 ou 6 transistores, em vez de apenas 1. 2 deles controlam leitura e gravação de dados, enquanto os demais formam a célula que armazena o impulso elétrico. Essa quantidade de transistores torna a produção desses chip SRAM muito mais cara.

Vantagens e desvantagens:

DRAM – Mais barata, mas consome mais energia e velocidade menor.
SRAM – Velocidade muito maior, mais economica, porém mais cara.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (28.6 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com