TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Qualidade de Software

Por:   •  25/8/2019  •  Relatório de pesquisa  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 3

Visão Geral

Visão da Qualidade de Software

Segundo (Jeff,  2005 p. 25) A resposta para a pergunta “O que é qualidade de software?” depende de quem você perguntar, sobre quais circunstancias, para que tipo de sistemas de softwares e tudo mais. Em uma questão alternativa que é provavelmente mais fácil para obtermos mais respostas informativas é: “Quais são as características para alta qualidade de software?”  É necessário examinar diferentes perspectivas e expectativas dos usuários tanto como outras pessoas envolvidas com o desenvolvimento, gerenciamento, marketing e manutenção dos produtos de software. Também é preciso examinar as características individuais associadas com a qualidade e seus inter-relacionamentos, e focar nossa atenção nas características críticas da correção funcional.

Visão Inicial

Para (Garvin, D. A. , 1998) em um influente artigo examinando visões da qualidade, ele diz o quão a qualidade é percebida em diversos aspectos, incluindo filosofia, economia, marketing e gerenciamento operacionais. Com isto, concluiu que qualidade é um complexo e multifacetado conceito que pode ser descrito de cinco perspectivas diferentes:

A visão transcendental – Vê a qualidade como algo que pode ser organizado, mas não definido. Podemos pensar em qualidade de software como algo para o qual nos esforçamos como um ideal, mas que nunca pode implementar completamente.

A visão do usuário – Vê a qualidade como aptidão para o propósito. Uma visão mais concreta e focada nas características do produto que vai de encontro com as necessidades dos usuários.

A visão de fabricação – Vê a qualidade como  conformidade para a especificação. Focada na qualidade do produto durante a produção e depois da entrega. Verifica se o produto foi construído correto desde a primeira vez, com um esforço de diminuir custos associados com retrabalho durante o desenvolvimento e depois da entrega.

A visão de produto – Vê a qualidade como uma ligação às características inerentes do produto. Abordagem que é frequentemente adotada pelos defensores de métricas de softwares, no qual supõe que a medição e controle interna das propriedades de produto (indicador de qualidade interna) resultará na melhoria externa do comportamento do produto (qualidade em uso)

A visão baseada em valor – Vê a qualidade como dependente do valor que um cliente está disposto a pagar por isto. Proporciona uma percepção que envolve técnicas para gerenciar conflitos quando os requerimentos mudam.

Estado da Arte em Qualidade de Software

Conforme (Atoum Issa e Bong Chi how) descrito no artigo Measuring Software Quality in use: State of the Art and Research Challenges”,  existe uma comparação em qualidade de software em uso com qualidade de perspectiva de usuário. As decisões de usuários em aquisições de software são frequentemente ad hoc or baseada na devida preferencia para dificultar na medição quantitativa de qualidade de software em uso.

Neste artigo é citado os maiores problemas e desafios em medição de qualidade de software em uso no contexto da série ISSO SQuaRE e destacar áreas de pesquisas abertas, assim como destacar na direção de pesquisa que pode ser usada para prever qualidade de software em uso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (145.5 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com