TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Qualidade de Vida

Por:   •  4/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  5.312 Palavras (22 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 22

 Faculdade Anhanguera[pic 1][pic 2]

Projeto pedagógico do curso de Psicologia Organizacional, São José dos Campos, SP, Ano 2014.

Noé Braga Tomaz Junior

Faculdade Anhanguera

Unidade São José dos Campos noe_braga_axl@hotmail.com

[pic 3]


QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

A influência da Qualidade de Vida no Trabalho no Ambiente Organizacional

RESUMO

O tema apresentado proporciona o entendimento sobre a importância da Qualidade de Vida no Trabalho dentro das Organizações. Diante disso, a intenção deste artigo é mostrar  os conceitos sobre o  tema, a percepção positiva e negativa no âmbito organizacional. Explorando através de pesquisas bibliográficas autores desta área de estudos, o conceito e a conduta associada à Qualidade de vida no trabalho como um elemento de progresso na gestão de pessoas. O conceito mostra sua transformação no decorrer dos tempos, o elo existente entre qualidade de vida no trabalho e produtividade. Conclui-se que atualmente os funcionários estão em busca não somente de melhores salários, eles aspiram um ambiente organizacional saudável e seguro e que corresponda a suas necessidades, assegurando seu bem estar, seu desenvolvimento pessoal e profissional.

 Palavras-Chave: Qualidade de vida no trabalho, Gestão de Pessoas, Bem estar.

ABSTRACT

The theme presented provides insight on the importance of Quality of Life at Work in Organizations. Therefore, the intent of this article is to analyze the importance of the subject, the positive and negative perception within the organization. Exploring through literature searches authors of this study area, the concept and conduct associated with the quality of work life as an element of progress in managing people. The concept shows its transformation over time, the link between quality of work life and productivity. We conclude that current employees are not only in search of better wages, they aspire to an organizational environment healthy and safe and that matches your needs, ensuring their welfare, their personal and professional development.

Keywords: Quality of Working Life, People Management, Wellness.

INTRODUÇÃO

Atualmente a humanidade vive uma crescente competitividade mercadológica, as organizações sofrem fortes influências da concorrência, sendo as transformações constantes no ambiente organizacional que passam a exigir cada vez mais mudanças de paradigmas, principalmente na forma de gerir do humano.

É notável o desgaste dos colaboradores no atual cenário, a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) tem ganho cada vez mais espaço dentro das organizações, sendo assim a Qualidade de Vida no Trabalho tem sido um objeto de contemplação, tendo em vista que a grande maioria dos modelos de gestão enfatizam o humano.

O tema Qualidade de vida no Trabalho é recente, porém desde os primórdios, quando o trabalho começou a ser um meio de sobrevivência, sempre houve a apreensão com a satisfação e o bem estar do funcionário durante suas atividades.

Será abordado nesse artigo os conceitos sobre qualidade de vida no trabalho, como o ambiente organizacional influi na produtividade, como o lado humana influencia de forma positiva ou negativa, considerando que o ser humano é único e munido de habilidades e capacidades individuais que podem ser demudadas pelas condições do meio em que vive.

Deste modo propõem-se a esclarecer através de pesquisas bibliográficas a importância que a qualidade de vida no trabalho tem para os funcionários, as relações de melhoria da produtividade, os benefícios para a organização e para os colaboradores.

É através do que o ser humano supre o que é essencial e necessário na vida, a satisfação moral e física, em meio a essa conjectura as organizações introduziram o pensamento entre a relação existente entre o bem estar de seus funcionários e a produtividade individual de cada um, e a partir disso deu-se inicio as discussões sobre a importância da qualidade de vida no trabalho e sua eficácia no âmbiente  organizacional.

  1. REVISÃO DE LITERATURA
  1. CONCEITO DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO –QVT

Seundo Limongi-França (2010) o tema qualidade de vida no trabalho é tratado de forma ampla, sendo que, às definições vão desde os cuidados médicos estabelecidos pela legislação de saúde e segurança até atividades voluntárias dos funcionários e chefias nas áreas de motivação, lazer entre outras. A discussão gira em torno das condições de vida e do bem estar do ser humano, ou seja, o conceito de qualidade de vida no trabalho engloba escolhas de bem estar e percepção do que pode ser feito para organização e funcionários.

França apud Vasconcelos (2001, p. 25) define QVT como sendo:

O conjunto das ações de uma empresa que envolve a implantação de melhorias e inovações gerenciais e tecnológicas no ambiente de trabalho. A construção da qualidade de vida no trabalho ocorre a partir do momento em que se olha a empresa e as pessoas como um todo, o que chamamos de enfoque biopsicossocial. O posicionamento biopsicossocial representa o fator diferencial para a realização de diagnóstico, campanhas, criação de serviços e implantação de projetos voltados para a preservação e desenvolvimento das pessoas, durante o trabalho na empresa (FRANÇA apud VASCONCELOS, 2001, p.25).

A QVT, atualmente, tornou-se extremamente importante dentro das organizações, pois o funcionário passa a maior parte de seu tempo dentro do ambiente organizacional desenvolvendo múltiplas tarefas, tornando-se notório e de grande relevância que o ambiente físico seja saudável, que proporcione satisfação e bem estar, valorizando as necessidades e investindo na saúde física e psicológica do funcionário.

Segundo Chiavenato (2010, p. 497), o conteito de QVT:

Implica em profundo respeito pelas pessoas. Para alcançar níveis elevados de qualidade e produtividade, as organizações precisam de pessoas motivadas que participem ativamente nos trabalhos que executam e que sejam adequadamente recompensadas pelas suas contribuições.

Davis e Newstrom (2001, p. 146) complemetam:

A proposta básica da QVT é desnvolver ambientes de trabalho que sejam tão bons para as pessoas como para a saúde econômica da organização.

Portanto as organizações precisa se atentar ao bem estar do funcionário, pois  que trabalha em um ambiente sádio sentir-se-á mais satisfeito, consequêntemente  maior será sua produtividade e maior será o crescimento econômico, gerando ganho para a empresa e para a sociedade.

Segundo Chiavenato (2004, p. 448), “a empresa que quiser atender bem o cliente externo, não pode esquecer-se de atender bem o  cliente interno”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37 Kb)   pdf (424.8 Kb)   docx (844.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com