TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sistema de Apoio a Decisão

Por:   •  29/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  853 Palavras (4 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE SOFTWARE

Trabalho de Pesquisa

Trabalho da disciplina Sistema de Apoio a Decisões - SAD

Brasília – Ensino à distância

2019


Sistema de Apoio à Decisão (SAD) implantado na empresa de logística de entrega.

Partindo do princípio de que para uma empresa de entrega de mercadorias, seu custo de transporte é um dos seus maiores influenciadores de lucro, onde custos com manutenção de veículo, combustível, tempo da mercadoria gasto em transito, satisfação do cliente com o tempo de entrega são itens cruciais que determinam o quão a empresa irá crescer e se tornar competitiva diante do mercado.

A partir de alguns pontos de grande importância a serem definidos, desde a região de entrega de cada mercadoria, distância entre os pontos, volume, fragilidade, transito da região, tipo de veículo, são informações que interligadas precisam passar por uma análise para que as melhores decisões sejam tomadas, e é nesse contexto que atua o SAD.

Algumas regras de suma importância:

  • Os produtos devem ser separados por região.
  • Os produtos devem ser separados por tamanho de volume, com o intuito de separar as entregas em veículos menores e maiores. Veículos menores tem um deslocamento mais rápido e menor custo de transporte.
  • Toda separação das mercadorias deve acontecer de forma programada para que o veículo faça um rápido carregamento.
  • É fundamental que o veículo integre informações com a central através de GPS para determinar tempo restante e programar novo carregamento.

SISTEMA DE APOIO À DECISÃO (SAD) APLICADO ÀS CENTRAIS

Após serem identificados alguns problemas enfrentados pela empresa e propor-se algumas hipóteses e soluções, chega-se a conclusão de que com a aplicação do SAD no desenvolvimento do cronograma e planejamento das atividades, no mínimo esses problemas podem ser diminuídos significantemente.

Tendo em vista todo este desafio proporcionado pelos pedidos e entregas de concreto, está sendo finalizado e será usado um SAD baseado em planilha eletrônica para o problema de programação dessas entregas de concreto produzido em centrais dosadoras, na realidade brasileira. Onde o núcleo central é um sofisticado modelo matemático para otimizar essas operações. Esse modelo busca determinar qual central dosadora de concreto atenderá cada um dos clientes que solicita o concreto e em que horário será realizado o carregamento de cada caminhão na central. O objetivo é maximizar a receita marginal total do sistema, respeitando as restrições de capacidade de abastecimento das centrais, a disponibilidade da frota de caminhões betoneiras de cada uma delas, o overbooking máximo permitido no sistema e o atendimento de todos os pedidos de um determinado cliente por uma única central, a fim de garantir a homogeneidade da carga. Como é explicado no artigo escrito por Cláudio Barbieri da Cunha, Clicia Soriano Cortes e Hugo Yoshizaki.

Estabelecido o sistema que auxiliará o controle e análise das entregas, o SAD deverá ser alimentado de algumas informações que serão primordiais para seu sucesso. O custo de transporte varia de acordo com a distância percorrida. Mas para a produção e entrega do concreto, existe um custo fixo que independe da quantidade que vai ser produzida e transportada. Porém há uma observação importante, onde o sistema deverá permitir ou anular certos pedidos. Pois a receita gerada pela entrega de concreto é proporcional à quantidade entregue, ou seja, no caso de pequenas quantidades, esse custo se torna maior que a receita, inviabilizando o atendimento ao cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (188.2 Kb)   docx (99.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com