TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho da Disciplina Auditoria e Controle de Seg. E Clas. Da Informação

Por:   •  11/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.056 Palavras (5 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Resenha Crítica de Caso

Thiago L. Sardinha

Trabalho da disciplina Auditoria e controle de Seg. E Clas. Da Informação

                                           Tutor: Prof. Sergio Rodrigues affonso Franco

Petrópolis

2021

Implantaçã ode ERP

Referência: Robert Austin, Richard Nolan, Mark Cotteleer.Cisco Systems, INC.: Implantação de ERP. Harvard Business School, Maio 2002

O estudo de caso vai abordar a história de uma empresa do ramo de hardware de redes chamada Cisco, onde a mesma estava à enfrentar um grande desafio, a implementação de um ERP que permitisse atingir suas metas ambiciosas de crescimento, pois sistema antigo baseado em UNIX além de não estar dando conta do seu crescimento anual de 80%, estava ocasionando falhas e interrupções constantes a ponto de perderem dias corrigindo falhas causadas no banco de dados.

A  Cisco Systems Inc, teve seu início no ano de 1984, por dois cientistas da   Universidade de Stanford, e veio a se tornar uma empresa de capital aberto em 1990. Tendo como seu principal produto o “roteador”,  uma combinação de hardware e software com a função de gerenciar os pacotes TCP /IP dentro de uma rede complexa. Seu crescimento foi alavancado pelo surgimento de novas tecnologias relacionadas à internet o que demandavam maior uso dos roteadores, aumentando assim o consumo dos seus equipamentos e dando a ela o status de uma das cinco maiores empresas em retorno sobre receitas em 1997.

Don Valentine, vice-presidente do conselho de administração da Cisco, foi o primeiro investidor  a acreditar e fez um investimento inicial de US$2,5 milhões nos quais lhe deram o diereito de trazer um nome para uma gestão profissional. Em 1988, Don valentine contrata John Morgride como CEO, o qual logo formaria uma equipe de gestão profissional. Devido a confrontos entre os fundadores e a quipe formada por John, em 1990 os fundadores venderam todas as suas ações e deixaram o caminho para john implantar seus plano de instalar uma estrutura de gestão extremamente disciplinada.

Em 1993, Pete Solvik ingressou na Cisco, como CIO, e logo percebeu que o pacote de software baseado em UNIX que era utilizado pelas áreas de finaceiro, manufatura e pedidos, não suportaria as significativas perspectivas de crescimento da empresa e por isso a Cisco deveria mudar.

De ínicio Solvik não tinha a idéia de implementar uma solução ERP, devido a sua preocupação com os megaprojetos criados para este tipo de implementação, mas ao invés disso, ele pensou em permitir que cada área funcional tomasse suas próprias decisões referente ao sistema a ser utilizado e o seu plano de mudança.

Em janeiro de 1994, o sistema existente da Cisco falhou de tal forma que as suas deficiências não puderam ser mais ignoradas. Um método não autorizado para acessar o principal banco de dados da aplicação, funcionou de maneira inadequada corrompendo o banco de dados central. Com isso uma grande parte da empresa ficou paralisada por dois dias e foi neste episódio que a Cisco precisou tomar a decisão para a implementação de um sistema que pudesse integrar todos setores de modo a manter a disponibilidade dos serviços, semcausar transtorno e problemas para a organização.

Um outro grande desafio apresentado no texto, foi a implementação do sistema Oracle, para isto foi utilizada a técnica de desenvolvimento chamada de  “rapid iterative prototyping - Prototipagem iterativa rápida”. Onde a equipe dividiu a implantação em diversas fases de prototipagem, denominadas Conference  Room Pilots (CRP).

Muitas Lições e erros foram aprendidos e corrigidos na fase anterior, denominada CRP0, ja a nova fase CRP1, foi criada com o objetivo de fazer com que cada grupo fizesse o sistema funcionar dentro de sua área especifica, nesta fase foram criados e documentados os procedimentos usados para completar um especifico processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (122.2 Kb)   docx (45.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com