TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho da disciplina Auditoria Operacional e Contabil

Por:   •  13/2/2021  •  Resenha  •  1.030 Palavras (5 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA

Resenha Crítica de Caso

Stefani Iucker

Trabalho da disciplina Auditoria Operacional e Contabil

                                                                     Tutor: Prof. Marcelo Brum Braggio

Ascurra

2021

Auditoria operacional: uma nova classificação para os resultados de seus monitoramentos.

Referência:

Iucker, Stefani. Auditoria Operacional: uma nova classificação para os resultados de seus monitoramentos. Hravard Bussines School, 02/2021 Disponível em: http://pos.estacio.webaula.com.br/ead/sendWork Acesso em: 13/02/2021.

 A administração pública foi pioneira na pratica de auditorias operacionais afim de fiscalizar a aplicação do dinheiro público, à medida que essa pratica foi se desenvolvendo ela trouxe com ela várias melhoria e processos a serem seguidos com o objetivo de que a auditoria não fosse somente uma pratica de fiscalização e sim um método de alavancagem de resultados então agora podemos verificar como começou esse processo.  

 As auditorias operacionais tiveram seu início na Europa, Australia e America do Norte por volta de 1970 e 1980, tendo como objetivo a avaliação da eficiência dos gastos e de busca por bons resultados. Por volta de 1960 e 1970 foram lançados alguns movimentos de auditoria, uma das grandes motivações para que esses programas de auditoria fossem lançados era a reforma da administração pública.                

  Após de expandir por diversos continentes a auditoria operacional ganhou diversas nomenclaturas porem sempre respeitando as diferenças culturais de cada região. Entretanto os órgãos fiscalizadores têm trabalhado para a uniformização das definições e objetivos das auditorias operacionais.

   A auditoria operacional tem como maior objetivo segundo os órgãos fiscalizadores, analisar os empreendimentos, sistemas, operações, programas e atividades das entidades de acordo com os princípios a economicidade, eficiência e efetividade e também analisar se pode haver algum aperfeiçoamento nos processos analisados, ou seja, a auditoria operacional vem como um instrumento de gestão para as entidades e não somente como a um instrumento de fiscalização, podemos ver claramente esse ponto quando falamos de sugestão de aperfeiçoamento de processos, ou seja,  auditoria operacional esta emprenhada em garantir que a entidade alcance resultados econômicos positivos.

A auditoria operacional também requer diversos princípios a serem seguidos principalmente na parte de execução da mesma, uma boa auditoria que obedece aos princípios gerais traz grandes resultados as entidades.

Dentre as etapas a serem seguidas na execução da auditoria podemos destacar a pré auditoria onde o auditor faz o mapeamento das variáveis a serem analisadas, o plano de auditoria onde o auditor fara o levantamento do processo a ser seguido, a execução em si, a comunicação dos resultados, e por fim a avaliação do trabalhado executado, documentado através de relatórios.

O ponto de partida da auditoria no setor público se deu em 1986 após decreto que tinha como objetivo investigar se os recursos púbicos estavam sendo aplicados de forma eficiente, criou-se também vários métodos de avaliação de programas públicos e junto com eles o manual de auditoria de desempenho moldado pelo TCU tal manual se tornou referência para diversos órgãos públicos.

Outro fator que fez com que contribui para a pratica de auditorias operacionais, foi o processo de reestruturação implantado através do Programa de Modernização do Controle Externo dos Estados e Municípios Brasileiros, esse processo aconteceu após a crise de 97 e 98 e a auditoria teve um papel importante na parte de fiscalização, e também incentivando a modernização da estrutura interna dos órgãos públicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (124.6 Kb)   docx (51.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com