TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Apresentado À Disciplina Prevenção Controle Infecção Instituição De Saúde.]

Por:   •  20/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.138 Palavras (5 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Paulista – Vergueiro

Carolina Carmo Silva – T851FE5

Caíque Rodrigues Ferreira da Silva – G83GJJ0

Giovanna Grecco Carneiro – T880DC4

Larissa Costa Cruz Teixeira – T613JB1

Maria Heloísa Duarte Mendes – T6AB1

Maria Fernanda Figuerêdo Rezende – T613HA9

APS – Tétano

São Paulo

2023

Carolina Carmo Silva – T851FE5

Caíque Rodrigues Ferreira da Silva – G83GJJ0

Giovanna Grecco Carneiro – T880DC4

Larissa Costa Cruz Teixeira – T613JB1

Maria Heloísa Duarte Mendes – T6AB1

Maria Fernanda Figuerêdo Rezende – T613HA9

Trabalho apresentado à disciplina prevenção controle infecção instituição de saúde.
Orientador: Profa. Dra. Ana

São Paulo

2023

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO...........................................................................
  2. OBJETIVOS...............................................................................
  3. METODOLOGIA........................................................................
  4. DESENVOLVIMENTO...............................................................
  5. CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................

REFERÊNCIAS...............................................................................

ANEXOS.........................................................................................

  1. INTRODUÇÃO

O Tétano acidental é uma infecção causada por bactéria (clostridium tetani) encontrada na natureza e não é contagiosa. A principal forma de prevenção é por meio da vacina pentavalente. A bactéria causadora do tétano acidental pode ser encontrada na pele, fezes, terra, galhos, plantas baixas, água suja, poeira. (Gov.com) Essa bactéria é amplamente encontrada na natureza sob a forma de esporo, sobretudo em água ou solo contaminados, materiais enferrujados etc. Não é contagiosa (não é transmitida entre humanos).

O tétano é uma doença de prevenção segura e fácil, embora continue a ser uma patologia frequente, com incidência variável nos diferentes países.

  1. 1. JUSTIFICATIVA

Por ser uma doença pouco falada, a maioria desconhece seus sintomas e formas de prevenções. Então, é de suma importância sabermos a necessidade de tomar a vacina pentavalente (2, 4 e 6 anos) e a vacina DTP (aos 15 meses e aos anos), pois com elas, é possível termos um ferimento simples ao invés de uma complexa contaminação.

  1. OBJETIVOS

Entre os principais sintomas de tétano, podemos destacar: rigidez muscular, tensão muscular, dificuldade para abrir a boca, espasmos musculares, febre, batimentos cardíacos acelerados, sudorese e
pressão alta.

Alguns fatores de riscos seriam: alta hospitalar precoce e acompanhamento deficiente do recém-nascido e da puérpera; hábitos culturais associados a cuidados inadequados de higiene com o coto umbilical e com o recém-nascido; baixos níveis de escolaridade, socioeconômicos ou de educação em saúde das mães.

O coeficiente de incidência apresentou uma variação de 0,16 em 2012 para 0,05 por 100.000 habitantes em 2022. No mesmo período, 81% dos casos concentram-se no grupo com faixa etária de 30 a 79 anos de idade

O esquema vacinal completo recomendado pelo Ministério da Saúde é de 3 doses administradas no primeiro ano de vida com reforços aos 15 meses e 4 anos de idade. A partir dessa idade, um reforço a cada dez anos após a última dose administrada.

  1. METODOLOGIA

A metodologia definida para execução deste projeto, inicialmente está sendo classificada como uma pesquisa científica qualitativa, que apresenta inicialmente como proposta, uma revisão bibliográfica e documental sobre o Tétano.

Esta metodologia foi escolhida com base no seu papel fundamental para mapear os principais autores, trabalhos e artigos já publicados sobre o tema deste projeto, seja em âmbito nacional ou internacional.

A fundamentação teórica obtida com essa pesquisa bibliográfica possui um caráter exploratório acerca do tema e irá direcionar as linhas de pesquisa e coletas de dados que são necessários para analisar e levantar aspectos que venham a corroborar ou defrontar as hipóteses levantas no projeto.

A análise de dados será de caráter qualitativo, o que poderá mostrar um resultado mais próximo dos objetivos estabelecidos. Será utilizado, conjuntamente com o levantamento bibliográfico, questionários e explicativo para facilitar a compreensão da real necessidade da população afetada e de que forma poderão ser direcionados os workshops.

Será realizada também uma pesquisa etnográfica, o que permitirá maior aproximação com a população envolvida no tema do projeto, permitindo uma conclusão melhor direcionada e especifica.

4. DESENVOLVIMENTO

O que é tétano?

É uma doença infecciosa grave. A causa do tétano vem de uma toxina (chamada de neurotoxina tetanospasmina), produzida por uma bactéria CLOSTRIDIUM TETANI, que ataca o sistema nervoso central do ser contaminado, bloqueando a liberação de transmissores inibitórios do relaxamento muscular. (dasa.com.br)

Normalmente, a bactéria que causa o tétano está presente nas fezes de animais e nas dos seres humanos, nas plantas e em objetos, que podem contaminar pessoas que apresentam lesões na pele, como feridas e cortes. Esta forma de tétano é chamada de tétano acidental. (dasa.com.br)

Transmissão do tétano

O tétano não é contagiosa. A transmissão acontece de duas maneiras:

Tétano acidental: acontece por meio contaminação de ferimentos e lesões na pele pelo Clostridium tetani.

Tétano neonatal: o bebê é contaminado quando há uma manipulação inadequada do cordão umbilical, seja na hora do parto, seja nos seus primeiros dias de vida. (gov.br)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (102.1 Kb)   docx (222.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com