TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho da disciplina Ciclo de Vida e Introdução à Linguagem R

Por:   •  4/11/2018  •  Resenha  •  872 Palavras (4 Páginas)  •  539 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DE DADOS E BIG DATA ANALYTICS

Fichamento de Estudo de Caso

Trabalho da disciplina Ciclo de Vida e Introdução à Linguagem R,

                               Tutor: Prof. Edgar Augusto Gonçalves Gurgel Do Amaral

Montes Claros/MG

2018


Estudo de Caso:

Ciclo de Vida e Introdução à Linguagem R

Ministério da Justiça identifica ativos ilícitos com ajuda do IBM Watson Explorer

Referência: Ministério da Justiça identifica ativos ilícitos com ajuda do IBM Watson Explorer. Disponível em: < ftp://ftp.software.ibm.com/la/documents/imc/br/commons/Ministerio_da_Justica_CIO.pdf>.

Este estudo de caso refere-se à questão do Ministério da Justiça do Brasil utilizar Big Data com o objetivo de descobrir ativos ilícitos, em especial os relacionados à lavagem de dinheiro. A Rede Nacional de Laboratórios contra Lavagem de Dinheiro (REDE-LAB) explora uma grande quantidade de dados para identificar e congelar ativos ilícitos, auxiliando as autoridades na tomada de medidas legais contra os suspeitos de crime. O principal desafio encontrado nessa ação é identificar e investigar rendimentos ilícitos de maneira mais veloz do que a da atividade criminosa.

 O Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD), foi iniciado em 2007 pelo Ministério da Justiça do Brasil, por meio do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional da Secretaria Nacional de Justiça e tem função de colaborar em investigações complexas sobre corrupção e lavagem de dinheiro.

Devido ao sucesso, a iniciativa já conta com unidades similares em outros órgãos estaduais e federais desde 2009. Nos laboratórios, um grande volume de dados é investigado para descobrir e congelar ativos ilícitos, usando uma metodologia criada por especialistas e reproduzida em todas essas unidades. Segundo Paulo Abrão, titular da Secretaria Nacional de Justiça: "Foram investidos mais US$ 18 milhões, e hoje podemos dizer que toda grande operação que inclui a análise de grandes quantidades de dados passa pela estrutura desses laboratórios”. Ricardo Saadi, diretor do Departamento de Recuperação de Ativos, ainda afima “A REDE-LAB já identificou o equivalente a US$ 8,9 bilhões em ativos ilícitos, ajudando as autoridades a tomar medidas legais contra suspeitos de crime no Brasil”.

Para burlar o desafio de ser mais rápidos que os criminosos, foi necessário buscar soluções que diminuíssem o tempo de identificação dos rendimentos ilícitos. Conforme explica o coordenador da REDE-LAB, Roberto Zaina, “Cerca de 60% dos nossos dados são provenientes de fontes estruturadas — bancos de dados e planilhas, por exemplo — e os 40% restantes são gerados a partir de fontes não estruturadas, como Twitter, Facebook e e-mail”, ele ainda acrescenta “Os dados não estruturados apresentam uma série de difíceis desafios de análise — e esperamos ver uma maior proporção deles com o crescimento da popularidade das redes sociais.”.

A solução vencedora da licitação pública, que teve a participação de importantes fornecedores, para o problema em questão foi o IBM Watson Explorer, integrante do portfólio Watson Foundations, plataforma de Big Data & Analytics da IBM.

As investigações financeiras necessitam de importantíssimos dados, tais como: transferências de e-mails, registros telefônicos, informações de empresas, extratos e movimentações bancárias, informações disponíveis nas redes sociais. Com a utilização do Watson Explorer essas investigações podem ser realizadas com mais agilidade e mais facilmente. Essa ferramenta de Big Data assegura uma perspectiva consolidada sobre dados de diferentes fontes, assim como uma base para elaboração de aplicações abundantes em informações contextualmente fundamentais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (180 Kb)   docx (47.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com