TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho interdisciplinar apresentado as disciplinas de Comunicação e linguagem, Fundamentos do Processo Educativo

Por:   •  24/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.430 Palavras (6 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

li

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

[pic 15]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

3        CONSIDERAÇÕES FINAIS        6

REFERÊNCIAS        7



  1. INTRODUÇÃO

Trabalho interdisciplinar apresentado as disciplinas de Comunicação e linguagem, Fundamentos do Processo Educativo no contexto histórico-filosófico e metodologia científica, do curso licenciatura em pedagogia, da Universidade Norte do Paraná. O presente estudo trará a debate as questões pertinentes às referidas disciplinas para compreender o papel da escola e do profissional de educação como agente essencial para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e democrática.

Será feita uma reflexão com base na leitura dos livros das matérias e dos textos indicados pelos professores a respeito de como a sociedade vê a figura do professor, como o professor pode trabalhar para a formação de uma escola que auxilie na formação de um cidadão mais ético e político e o que a sociedade e o estado podem fazer definitivamente para valorizar o trabalho do professor.

A atividade do professor está relacionada com o aprendizado constante da teoria e sua aplicação prática, através desta produção textual,  nós, estudantes de pedagogia, poderemos compreender a importância da profissão que escolhemos e como poderemos contribuir para evolução do aluno como cidadão e profissional.


  1. DESENVOLVIMENTO

O magistério é uma das profissões mais desvalorizadas do Brasil e de muitos outros países, fato que não é novo, essa desvalorização do professor vem de séculos. Na Roma antiga, por exemplo, o professor ou pedagogo muitas vezes era escravo, porém desempenhava um papel fundamental na formação da criança e do jovem. Assim como nos dias atuais, o profissional de educação ocupa lugar de  destaque do desenvolvimento escolar e é um agente socializador, embora não tenha o merecido reconhecimento, tanto com relação a remuneração defasada quanto ao estigma social . Segundo Nóvoa (2006, p.33):

                        Os professores nunca viram seu conhecimento específico                         devidamente reconhecido. Mesmo quando se insiste na                         importância da sua missão, a tendência é sempre para                         considerar que lhes basta dominarem bem a matéria que                         ensinam e possuírem um certo jeito para comunicar e                         para lidar com os alunos. O resto é dispensável. Tais                                 posições conduzem a, inevitavelmente ao desprestígio da                         profissão, cujo o saber não tem qualquer valor de troca                         de mercado.

Aqueles que escolhem ser professor, o fazem por que realmente amam ensinar, outros porque acreditam que será uma área mais fácil de conseguir emprego, ou ainda por admirar um parente ou a professora que marcou sua vida.  Seja lá o que se levou a escolha dessa profissão, ela só será levada a diante se o indivíduo estiver disposto a superar as dificuldades que irá encontrar. Dificuldades impostas pela sociedade e pelo governo.

O professor é sempre muito criticado, seja pela idade, pela metodologia que adota e por motivos sem fim e poucas vezes é reconhecido pela dificuldade do trabalho que realiza. Para os jovens o  magistério é visto como uma opção mal remunerada e cheia de problemas. Mediar conhecimento, orientar, motivar e gerir a aprendizagem não é tarefa fácil.

A educação moderna exige que o educador seja enérgico, flexível e  criativo e tenha consciência crítica pois o sistema educacional atual necessita formar não só para o mercado de trabalho, mas precisa levantar cidadãos que atuem de forma transformadora para construir uma  sociedade mais bem desenvolvida e um mundo mais justo, mais produtivo e mais saudável para todos. Para Brandão (2001), a educação é uma entre outras práticas sociais, cujo efeito sobre as pessoas, cria condições necessárias para a realização de transformações indispensáveis.

 Através da educação é possível transformar a sociedade formando pessoas questionadoras e a escola deve dar esse passo inicial. O professor tem o papel principal de instruir o aluno a pensar e visualizar possibilidades e meios para mudar e construir uma política justa e correta. Os alunos de hoje, depois de formados, serão políticos, diretores e gestores no futuro, por isso é necessário que aprendam a ser conscientes, questionadores e éticos.  

Como a atuação do professor é determinante para o bom desempenho do educando, é fundamental que esse profissional seja e se sinta valorizado para otimizar o processo educacional.

Em seu discurso na solenidade de assinatura de mensagem ao Congresso Nacional, com proposta de emenda constitucional, sobre o Capítulo da Educação, Fernando Henrique Cardoso apontou a seguinte necessidade: "valorizar o professor naquilo de que ele precisa também para sua dignidade". Por parte do Estado é necessário que os gestores públicos ofereçam boas condições de trabalho, que envolvem salários atraentes, planos de carreira,  medidas de capacitação e de profissionalização para que torne o trabalho mais prazeroso e seja melhorada a qualidade do ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (142.2 Kb)   docx (28.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com