TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética pessoal para o mundo real: Criando um código ético e pessoal para guiar suas decisões no trabalho e na vida

Por:   •  29/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  936 Palavras (4 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 4

 Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho

Curso: Gestão de Recursos Humanos

Unidade de Ensino: Faculdade Anhanguera de São Bernardo

Nome

CAMILA CAVALCANTE LEAL

RA

1299109176

Atividade de Autodesenvolvimento


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]

Nome da Disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho

Curso: Gestão de Recursos Humanos

Unidade de Ensino: Faculdade Anhanguera de São Bernardo

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.


[pic 5]

Introdução

        Este trabalho tem a finalidade de mostrar a importância de se trabalhar em uma empresa a qual seus valores e crenças sejam compatíveis com os de seus funcionários, pois havendo divergência entre esses valores poderá haver grandes impactos indesejáveis tanto para a empresa como para os funcionários. Aqui será abordado um estudo sobre a ética e a ideologia da empresa Petrobras e de um de seus funcionários em particular no qual suas crenças e valores não colidiram.  

Caso Petrobras

O autoconhecimento é o foco principal para o início do processo de orientação profissional, quando entendemos melhor nossas características, interesses e possibilidades, percebemos que pode existir mais de uma profissão se iguale a nós. Existem grandes chances de percorrermos diferentes ocupações, desde que a empresa escolhida tenha valores éticos compatíveis aos nossos.  

O conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana são formados a partir do momento em que inicia-se sua socialização. Para que isso aconteça, o individuo tem que aprender e respeitar as regras imposta pela sociedade em que convive.

Ao escolher uma empresa em que se almeja ter um futuro profissional, o funcionário busca conhecer os valores e ética da mesma, comparando-os assim com seus próprios valores. Foi o que aconteceu com um jovem rapaz de classe média que ao conhecer a empresa Petrobras, percebeu que a empresa tem como valores o princípio da ética e transparência que é a base principal para a solidez de uma empresa, e era exatamente isso que ele buscava.

O rapaz tornou-se funcionário da empresa Petrobras, buscando sua realização profissional, e tinha o desejo de atingir seus objetivos, ser reconhecido e valorizado. Trabalhava sempre disposto, seu trabalho rendia e sua produtividade aumentava cada vez mais e todos ficavam satisfeitos. Havia um comprometimento entre o funcionário e a empresa pois seus valores e crenças eram compatíveis.

Porém, o estado atual em que a Petrobras se encontra, leva a insatisfação do funcionário, principalmente com relação aos valores éticos que a empresa sempre deixou bem claro e explicito no seu site: “Nosso Código de Ética e nosso Guia de Conduta incluem temas como o relacionamento com clientes, parceiros e fornecedores, o combate à corrupção e o compromisso de recusarmos apoio e contribuições para campanhas ou partidos políticos de candidatos a cargos eletivos. Cabe à Comissão de Ética orientar, disseminar e promover o cumprimento desses princípios e compromissos”, hoje mostra-se o contrario.

Segundo a notícia retirada do site G1, em março de 2014 foi descoberto pela Policia Federal um esquema de lavagem de dinheiro e evasão de divisas que, segundo as autoridades policiais, movimentou cerca de R$ 10 bilhões. Esse esquema existe há pelo menos 15 anos e envolve a Petrobras, políticos, funcionários públicos, executivos de empreiteiras e doleiros. As empreiteiras distribuíam entre si, contratos da Petrobras, mediante o pagamento de propina e desvio de dinheiro público, que era repassado a partidos políticos. A investigação desse esquema de corrupção foi denominada como Operação Lava Jato.

Um funcionário que sempre exerceu a sua função com qualidade, satisfação, honestidade, atualmente se vê obrigado a aceitar uma investigação no seu trabalho, fazendo-o parecer cumplice desse desvio de verbas a qual se fala na Operação. É inevitável a indignação do funcionário perante toda essa corrupção já que seus desejos e objetivos, tudo que ele almejava ao entrar na empresa foram totalmente destruídos. Ao ponto de vista do funcionário, depois que os princípios básicos, honestidade e transparência, foram manchados, ele não vê mais a empresa como uma grande oportunidade de crescimento profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (153.7 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com