TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE FILOSOFIA VIDA LIQUIDA

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  778 Palavras (4 Páginas)  •  1.417 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1] 

TRABALHO DE FILOSOFIA

VIDA LIQUIDA

ENGENHARIA METALÚRGICA 1º PERÍODO

PROF. SERGIO MURILO


 “PROCURANDO REFÚGIO NA CAIXA DE PANDORA"

- Texto do capitulo 4 do livro de vida liquida de zygmunt bauman –

  1. Ideias principais do texto;

O presente texto apresenta como sua principal ideia;

  • A obsessão por segurança das pessoas no mundo moderno;
  • O marketing feito em cima dos medos da população urbana;
  • O contraste de que quanto mais restrito e difícil é o acesso mais seguro você está;
  •  A ideia de como a cidade cada vez mais separa as classe sociais e limitas os espaços usados por cada uma.
  • E todos esses problemas causados na vida urbana decorrem da crescente globalização;
  •  O medo do desconhecido e como lidar com pessoas

  1. Tese central do texto: o que ele quer provar? 

A arquitetura do medo e a venda de segurança é o tema central do texto. O autor nos fala de como cada vez mais a mídia e globalização nos levar a agir sempre prevendo o pior de tudo aquilo que nos cerca. A vida se resume aos seus. Não a mais interação entre as pessoas em uma metrópole. Você não conhece o seus vizinhos e nem puxa papo com nenhum estranho. Pois o medo do que outro possa fazer te deixa sempre receoso.

“E se ele for um assaltante?”, “e se ele quiser me sequestra?”, esse é o tipo de reação que temos ao andar na rua e ver uma pessoa de aparência fora do padrão estabelecido de que é alguém confiável. Com toda essa propagação de medo violência gera nas pessoas a busca pela sensação de segurança através de carros blindados, condomínios fechados, segurança armada entre outros. Tudo isso gera uma falsa segurança, achamos que estamos protegidos de todo mal, mas na realidade estamos presos e atrás dos muros e das blindagens impossibilitando assim as descobertas do desconhecido.

  1. Relação do texto com a realidade;

O texto fala de uma realidade global. Com cada vez mais pessoas morando nas cidades vários problemas tende a surgir. A falta de politicas inclusiva e de uma geração de oportunidades iguais para todos acaba contribuído para essa propagação da insegurança e do medo. Isso acaba gerando na população a busca pela “caixa de pandora”. Está em um ambiente cercado, monitorado e vigiado gera nas pessoas a falsa sensação de segurança, de que ali ninguém pode lhe fazer mal algum.

O Brasil está vivendo exatamente o que o texto fala. A crescente violência e a sensação de impunidade contribuem e muito com a politica do medo.

Uma reportagem divulgada no site do uol* mostra que a procura por blindagem em carros em 2013 subiu 18% com relação ano passado. Isso só reforça o que está no texto. O cidadão para se sentir seguro procura cada vez mais se isolar.

*http://carsale.uol.com.br/editorial/noticia/11869-mercado-de-blindagem-automotiva-cresce-no-brasil-e-consumidor-deve-ficar-atento-ao-contratar-o-servico

  1. Avaliação crítica do texto: discordâncias e motivos; 

A globalização sem um planejamento que posa proporcionar uma cidade inclusiva em todas as áreas fica inviável a longo prazo e é dai que surgem todos os problemas sociais. Não é difícil ver como a cidade ganha cada vez mais fronteiras entre que tem um poder aquisitivo maior de que não tem. O governo costa da politica do medo, pois é através dela que muitos políticos chegam ao poder, prometendo soluções para a segurança publica que muitas vezes não são resolvidas.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (123.2 Kb)   docx (63.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com