TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Métricas de Software

Por:   •  3/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.798 Palavras (8 Páginas)  •  811 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

TRABALHO DE MÉTRICAS DE SOFTWARE

ALUNO: WANDERLEI AUGUSTO DE SOUSA JÚNIOR

MATRÍCULA: 201604038284

PROFESSOR: LUIZ ROBERTO

Sumário

Resumo        

1        . Introdução        

2. Métricas de Software        

2.1. Por que medir o software?        

2.2. O que é tamanho funcional?        

2.3. O que são pontos de função?        

3. Exemplo        

3.1. Processo de definição dos objetivos e metas        

3.2.        Listagem dos eventos essenciais.        

3.3.        Descrição individual dos eventos        

3.4.        Avaliação do tamanho do sistema        

3.5.        Complexidade do Ponto De Função (IFPUG)        

3.6.        Sistema médio        

3.7.        Determinando o número de Pontos de Função        

Conclusão        


Resumo

Com o cenário extremamente exigente e competitivo, as empresas envolvidas na criação de softwares estão tendo que se adaptar cada vez mais para conseguirem produzir produtos, softwares com mais agilidades independentemente de serem complexos garantindo para o cliente que este produto satisfaça as necessidades e que tenham qualidade. Para que seja possível chegar nesses objetivos faz-se necessário que ao longo do desenvolvimento desse projeto haja um forte controle do mesmo, tendo sempre em mente evitar ao máximo que determinados riscos possam atrapalhar que o projeto tenha sucesso ao final da sua conclusão. O gerenciamento destes riscos é de vital importância para que se obtenha sucesso na realização do projeto. Caso aconteça uma falta de atenção sobre esses riscos, o desenvolvimento do projeto será prejudicado modificando o andamento do projeto e prejudicando assim sua qualidade. Visando por tornar mais eficiente os processos de desenvolvimento auxiliando assim a identificação dos processos do projeto. A medição na qual foi proposta neste trabalho possui as atividades agrupadas em fases, onde estas fases onde estes passos serão descritos apontando o que será necessário para a sua realização, e todos os insumos de entrada, artefatos gerados pelo modelo, essa descrição auxiliará o gerente a obter um melhor controle sobre o projeto e assim poderá atender melhor às necessidades do cliente.


  1. . Introdução

A análise de Pontos por função foi desenvolvida por Allan Albrecht no ano de 1979, essa métrica tem sido muito utilizada pela indústria de desenvolvimento de software. A International Function Point Users Group ou IFPUG que foi criado no ano de 1986 é a responsável pela atualização das regras de Contagem de Pontos por Função, a IFPUG também é responsável pelo exame de certificação de especialistas de contagem de pontos por função, que tem por denominação CFPS (Certified Function Point Specialist). A utilização da métrica de Pontos de Função se dá para obtenção do tamanho funcional dos projetos de software, levando-se em consideração as funcionalidades implementadas sob a visão do usuário, este tamanho funcional tem por definição o tamanho do software derivado pela quantificação dos requisitos funcionais do usuário.

A métrica de pontos por função tem por definição a medida do tamanho das aplicações de dados computados e os projetos que os constroem, essa contagem se faz independentemente da metodologia de desenvolvimento e da plataforma que será utilizada no desenvolvimento da aplicação, sendo assim é recomendada a utilização da métrica de Pontos por Função nas estimativas de tamanho dos projetos, utilizada também para estimar os projetos dos clientes, obtendo assim melhores resultados.


2. Métricas de Software

A métricas de software trata-se da medição de um atributo, esse atributo são as propriedades ou características de uma determinada entidade, essa entidade por sua vez pode ser um produto, recurso ou um processo.

        Podemos ter como exemplo a determinação do tamanho do produto de software pelo número de linhas de código, ou o número de pessoas para a implementação de um caso de uso, ou a quantidade de defeitos ou erros encontrados na fase de desenvolvimento do projeto.

Podemos então chegar à conclusão que as métricas de software é a determinação do grau de satisfação do cliente, o custo para a realização da tarefa, o tempo que levará para se realizar essa tarefa e qual o esforço necessário.

2.1. Por que medir o software?

        A medição do software nos auxilia a compreender e aperfeiçoar os processos melhorando o gerenciamento do projeto, reduzindo os erros e pressões no cronograma, indica a qualidade de um produto de software, o quão produtivo será o processo de desenvolvimento, quais os benefícios de novos métodos e ferramentas de engenharia de software, podemos avaliar o retorno do investimento, identificar quais as melhores práticas de desenvolvimento, avaliar o impacto de um ou mais atributos do produto, sua qualidade ou produtividade.

2.2. O que é tamanho funcional?

        Trata-se da medida do tamanho do software levando em conta a avaliação padronizada dos requisitos lógicos dos usuários, atualmente temos várias maneiras de se medir o tamanho funcional de um software, uma das mais antigas é a utilização dos pontos de função, essa métrica se dá independente de métodos físicos, ferramentas ou de uma linguagem de desenvolvimento para a construção do software. O processo de cálculo de pontos de função está contido no manual de práticas do IFPUG.

2.3. O que são pontos de função?

Trata-se de uma técnica que auxilia na medição dos projetos de desenvolvimento de software, visando a estabelecer uma medida de tamanho em pontos de função (PF), levando em consideração a funcionalidade implementada sob a visão do usuário, essa medida não depende de uma linguagem de programação ou da tecnologia que será empregada na implementação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (204.1 Kb)   docx (28.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com