TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Unisul EAD Software Livre Até Questao 3

Casos: Trabalho Unisul EAD Software Livre Até Questao 3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2014  •  823 Palavras (4 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 4

1. Recentemente uma empresa abandonou seu sistema servidor de e-mail de código aberto por uma solução proprietária. O sistema vinha funcionando desde 1999 mas começou a apresentar problemas com o crescimento de usuários. Esta foi uma das primeiras mudanças realizadas pelo novo diretor de TI da empresa, que tem praticado uma clara política de adoção de todos os softwares de um determinado fabricante.

a)Além do crescimento de usuários, que outros motivos poderiam ter prejudicado a instalação e ajudado a influenciar o novo diretor a trocar de sistema? (1,0 – ponto)

R.: Muitas vezes sistemas de código aberto operam em diferentes sistemas operacionais e isso requer uma equipe treinada para saber lidar com possíveis problemas, o que pode requerer treinamentos de funcionários e com isso encarecer muito, compensando pagar licença de um outro software de fácil entendimento e manutenção.

b) Que prejuízos potenciais para a empresa você vê nesta mudança? (1,0 – ponto)

R.: Hoje em dia e-mail é um dos principais, se não o principal meio de comunicação, e em migrações normalmente perde-se alguns e-mails. Já tive perdas significativas no hospital onde trabalhava, perdemos e-mails de agendamento de cirurgias, onde era o que mais rendava para a empresa. Antes de realizar qualquer tipo de migração, independente de o sistema ser de código aberto ou não, sempre deve ser realizados testes para evitar prejuízos.

2. Richard Stallman é uma importante figura para o software livre. Graduado no MIT, criou em 1984 um projeto com o objetivo de desenvolver um sistema operacional livre. Esse projeto, baseado no sistema operacional Unix, foi denominado GNU. O acrônimo GNU significa Gnu is Not Unix. (RASCH, 2000) Junto com alguns amigos, Stallman fundou a associação FSF - Free Software

Foundation, principal patrocinadora do projeto GNU. A fim de garantir as liberdades inerentes a um software livre, Stallman criou a licença GNU GPL – GNU General Public License. Essa licença define algumas regras para o uso do software livre.

Essa definição de software livre estabelece 4 liberdades fundamentais que são defendidas pela Licença GNU GLP. Desenvolva um contexto, de 8 a 10 linhas com exemplos práticos da usabilidade dessas liberdades pelos seus desenvolvedores ou pela sociedade. (3,0 pontos)

R.: A licença GNU GLP estabelece 4 liberdades, a primeira delas permite (liberdade número 0) o uso do sistema para qualquer propósito (empresarial ou particular), ou seja o desenvolvedor não pode proibir a utilização do sistema em empresas ou de forma particular. O usuário tem o direito de alterar o sistema de acordo com suas necessidades (liberdade número 1), ou seja, caso convir o usuário pode realizar alterações no código fonte de forma a atender suas necessidades. O acesso ao código fonte é pré-requisito para esta liberdade. O usuário pode redistribuir o sistema a fim de ajudar o próximo (liberdade número 2). A liberdade de aperfeiçoar o sistema e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie deles (liberdade número 3). O acesso ao código fonte é pré-requisito para esta liberdade.

3. Em um estudo realizado de análise de programas, efetuado com o Kernel do Linux e de outros programas, chegou-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com