TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnicas de Abordagem de Estimativa Ágil

Por:   •  8/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 3

Estimativas de métodos ágeis podem ser compostas por um vetor <v,p>, sendo v um palpite sobre determinado evento e p a probabilidade desse evento acontecer.

Nas estimativas á longo prazo as incertezas aumentam conforme o tempo passa, entretanto o conhecimento sobre determinado assunto também assim resultando em probidades maiores de acerto.

Um dado para estimar um software pode ser pontos, dias, ideias, ou horas de trabalho, sendo os pontos medidas em que a equipe decide qual sua unidade ou valor

Cone da incerteza

Este nome se dá pela representação que podemos fazer de um projeto que com o passar o tempo a incerteza sobre o mesmo diminui e a precisão aumenta, sendo assim imaginemos um gráfico  

                Abordagem de estimativas

Para estimarmos algo precisamos de um parâmetro ao qual estimar, neste caso é utilizado o tamanho do software que segunda Hazan (2008), “é uma variante importante para determinar a execução, o custo e o tempo de desenvolvimento”.

Dentre estas estimativas temos:

Estimativa de tamanho

São métricas de tamanho de software, que estimam esforços e prazos do desenvolvimento de um software

Estimativa de Velocidade

Pode ser considerado a quantidade que o time consegue entregar por sprint.

Estimativa de esforço

Mesmo estimando a quantidade de trabalho a ser feito por meio da medição do tamanho do software, podem ocorrer variações na estimativa pois a relação tempo e pessoas pode sofrer influencia por uma série de fatores.

Técnica de estimativas

A estimativa pode ser obtida em alguns casos com experiências, tendo uma melhor precisão em projetos semelhantes, pois terão, esforços e custos parecidos. Mas quando temos um novo projeto ao qual não existe uma experiência, é preciso aplicar uma das abordagens de estimativas existentes, mesmo diferindo uma das outras todas elas têm estes atributos em comum:

Escopo (prioridade e restrições devem ser estabelecidas antecipadamente)

Métricas de software

Informações históricas como base

Planning poker

É uma técnica de estimativa na área das metodologias ágeis, sendo considerada uma combinação de três técnicas: opinião de especialista, analogia e desagregação.

Este método baseia-se na obtenção de estimativa através de um jogo de cartas, a ideia é permitir que todos os membros da equipe de desenvolvimento (programadores, testadores, etc.) deem a sua visão sobre a complexidade, levando em consideração o tempo e esforço, para juntos chegarem a um denominador comum.

No planning poker, cada membro tem um 12 cartas a disposição numeradas em uma sequencia similar a de Fibonacci sendo 0, ½, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 20, 40, 100, ?

Valores acima de 20 são considerados altos, e que não podem ser finalizados em uma única iteração, pode-se também separar o projeto em pequenos pedações com a redução de sua complexidade já que no planning poker o ideal é que se consiga fazer com que as iterações tenham o valor num intervalo de 1/2 a 13, entretanto existe o cuidado de não separar o projeto em pedações tão pequenos de deixa a equipe vítima de micro gerenciamento. As catas 0 e ? também tem as suas aplicações, o 0 indica que o projeto é tão simples que pode ser resolvido em minutos, e ? significa que integrante não tem conhecimento o suficiente para dar um “peso”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (42.3 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com