TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE PAULISTA PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

Por:   •  8/10/2019  •  Resenha  •  2.388 Palavras (10 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE PAULISTA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

Curso Superior em Gestão Pública

PIM I Projeto Multidisciplinar

Magazine Luiza S.A

Projeto Integrado Multidisciplinar para obtenção de título de graduação em Gestão Pública, apresentado à Universidade Paulista, Unip EaD.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        3

2. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO        3

2.1 O Magazine Luiza        3

2.2 Modelo de Gestão        4

2.3 Responsabilidade Social e Ambiental        5

3. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL        6

3.1 Magazine Luiza: Comunicação Externa        6

3.2 Magazine Luiza: Comunicação Interna        7

4. TÉCNICAS DE INFORMÁTICA        7

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        9

        

        

1. INTRODUÇÃO

O presente relatório tem como objetivo apresentar de forma sucinta um levantamento das características e práticas organizacionais da empresa Magazine Luiza S.A, por meio de pesquisa e análise de informações. Os temas analisados são os das disciplinas: Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática.

Em Fundamentos da Administração, será analisado o modelo de administração vigente na empresa escolhida, a existência ou não de Responsabilidade Social e Ambiental, preocupação com o ser humano e com o meio ambiente, projetos sociais e visão da empresa.

Em Comunicação Empresarial, serão analisadas as formas como a empresa se comunica com seus diversos públicos. A comunicação interna, externa ou mercadológica, institucional e administrativa; além das ferramentas de comunicação externa (propaganda, redes sociais, etc.) e interna (TV e Rádio corporativa, comunicados, etc.).

Em Técnicas de Informática, será analisada a importância da Tecnologia da Informação (TI), peça fundamental para o sucesso das organizações contemporâneas e como tal, seu uso inadequado, se vista como gasto e não investimento, por exemplo, pode levar a ruína financeira da organização.

2. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

2.1 O Magazine Luiza

O Magazine Luiza foi fundado em 16 de novembro de 1957, em Franca- SP. No final de 2018, o Magazine Luiza S.A contava com mais de 27 mil colaboradores, 954 lojas (sendo 791 convencionais, 162 virtuais e o site), doze centros de distribuição e três escritórios, espalhados por 16 estados brasileiros, a companhia figura entre as maiores varejistas do país, competindo no e-commerce com os gigantes Amazon, Submarino e Mercado Livre.

Os principais produtos comercializados pela empresa estão nos setores de telefonia, informática, eletrodomésticos, móveis, eletroeletrônicos, presentes, brinquedos, hobby e lazer. No site há um quadro de produtos maior do que nas lojas físicas, contando com aproximadamente 230 mil itens.

A organização tem capital aberto, todos os interessados em investir podem acessar informações importantes relacionadas á governança empresarial e balancetes financeiros da empresa com facilidade. O Magazine Luiza é uma S.A (SOCIEDADE ANÔNIMA), que de acordo com a Lei 6.404/76, são sociedades cujo capital não é atribuído a uma pessoa especifica, é dividido em ações e a responsabilidade dos sócios ou acionistas será limitada ao preço da emissão das ações subscritas ou adquiridas.

O Magazine Luiza tem como missão “ser uma empresa competitiva, inovadora e ousada que visa sempre o bem-estar comum”. Missão que é complementada pela Visão da organização:

Ser o grupo mais inovador do varejo nacional, oferecendo diversas linhas de produtos e serviços para a família brasileira. Estar presente onde, quando e como o cliente desejar, seja em lojas físicas, virtuais ou online. Encantar sempre o cliente com o melhor time do varejo, um atendimento diferenciado e preços competitivos.

2.2 Modelo de Gestão

De acordo com a pesquisa realizada, é possível notar que a empresa tem grande influência da Teoria das Relações Humanas, teoria que propõe o aumento da eficiência através da compreensão do trabalhador e não do trabalho.

 Com as experiências feitas por Elton Mayo (18801949) na fabrica de reles Hawthorne, da Western Electric Company, em Chicago, em 1927, concluiu-se que o nível de produção é resultante da integração social e não da capacidade física ou fisiológica do empregado (como afirmava a Teoria Clássica), mas por normas sociais e expectativas grupais, descobriu-se a organização informal e a necessidade da comunicação e da participação.

Embora a realidade de trabalhadores de uma fábrica seja diferente da dos vendedores do Magazine Luiza (que são mais da metade do quadro de colaboradores), as duas mantém um mesmo princípio: as pessoas. Nos dois casos os funcionários passam muito tempo juntos, formando naturalmente as chamadas ‘organizações informais’, a qualidade e tipo de interação nessas organizações interferem na produtividade.

Segundo Dubin (1998, apud SANTOS, [s.d.], p. 51), a organização informal surge das relações humanas. Basta a existência de duas pessoas para formar um grupo social e estabelecer as relações interpessoais de associação e cooperação, bem como de conflitos e antagonismos.

A criação de uma cultura na empresa, com a presença de valores, ética e princípios é importantíssima, pois “[...] os grupos sociais desenvolvem padrões de comportamento aceitos e assimilados pelos membros, por traduzirem os valores e expectativas do grupo.” (SANTOS, 2014, p.51).

Os trabalhadores do Magazine Luiza são constantemente convidados a participar, integrar e socializar para fortalecer os vínculos com a empresa e os colegas. A Reunião Matinal realizada diariamente em todas as unidades e o Conselho de Colaboradores, eleito anualmente, em cada uma das unidades, com o objetivo de ajudar o gerente da loja em decisões importantes.

Medidas como estas só foram possíveis graças à liderança de Luiza Helena Trajano que, em 1991 ao assumir a superintendência da empresa, colocou fim aos processos burocráticos, horizontalizando a estrutura, dando mais liberdade aos colaboradores e incentivando a gestão participativa. Chiavenato (2014, p. 119) pontua que o comportamento dos grupos sociais é influenciado pelo estilo de supervisão e liderança, a liderança eficaz obtém lealdade, elevado desempenho e alto compromisso com os objetivos da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (271.3 Kb)   docx (30.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com