TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM I - Terminais de Computadores Públicos – Eventos Esportivos Brasil

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.906 Palavras (20 Páginas)  •  764 Visualizações

Página 1 de 20

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

PIM I

Terminais de Computadores Públicos – Eventos Esportivos Brasil

Sorocaba - Campolim

2013

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

PIM I

Terminais de Computadores Públicos – Eventos Esportivos Brasil

Sorocaba - Campolim

2013

Resumo

        

O propósito deste trabalho é desenvolver um projeto que proverá de Terminais de Computadores para consultas sobre os grandes eventos dos jogos da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 nas estações de metrô nas cidades do Brasil. Esses terminais terão como público alvo, os turistas, que poderão contar com todas as informações dos eventos e dos pontos turísticos das cidades. Esse projeto será dividido em duas etapas sendo a primeira para a Copa do Mundo de 2014 e a segunda para os Jogos Olímpicos de 2016, conforme demonstrado no desenvolvimento do projeto.  No desenvolvimento do trabalho foi feito um estudo básico do Sistema Operacional Linux com a utilização do componente LTPS e suas características básicas, e também um pequeno estudo dos terminais Thin Client que foram escolhidos pelo o baixo consumo de energia e pela ajuda na utilização de reciclagem do lixo eletrônico, sendo assim a possível utilização de máquinas com recursos limitados para os terminais. A Copa do mundo de 2014 que será realizada no Brasil ajudara no desenvolvimento social, estrutural e econômico. O objetivo deste projeto é o desenvolvimento de terminais de consulta para o auxílio dos usuários a se localizarem nos estádio e nos principais pontos turísticos das 12 cidades – sedes do mundial. Iremos tsmbém abordar toda a estrutura de hardware, software e as funções do sistema proposto visando a simplicidade do manuseio dos usuários com o sistema de consulta. 
Preocupando-se com a sustentabilidade e com o menor impacto ambiental causado pelo consumo de energia, buscamos soluções de hardware que prioriza a economia de energia. Foi utilizado totem de sustentação para os equipamentos que foi produzido com materiais reciclados.
Uma das nossas metas também inclui a geração de empregos temporários durante o evento, e após o término do evento todo o parque de maquinas será doado para instituições de ensino sem fins lucrativos terá como objetivo a inclusão digital destas pessoas e de suas comunidades
. Para uma melhor demonstração do projeto foram criados gráficos e fluxogramas. 

Palavras-chave: Terminais, Mercado de trabalho, Sustentabilidade, Desenvolvimento social 

Abstract

The purpose of this work is to develop a project that will provide Terminal Computers for consultations on the major events of the games of the 2014 World Cup and the 2016 Olympics in subway stations in the cities of Brazil. These terminals public target will be for the tourists, which will have access to all the information of the events and attractions of cities. This project will be divided into two stages with the first for the World Cup 2014 and the second for the 2016 Olympics, as shown in the project development. In developing this work a basic study of the Linux operating system using the LTPS component and its basic characteristics, and also a small study of thin client terminals that have been chosen because low power consumption and helps in the recycling of electronic junk, making it possible by that, the use of machines with limited resources for the terminals . The 2014World Cup to be held in Brazil helped the social, structural and economic development. The objective of this project is the development of query terminals to aid users to locate themselves in the stadium and the main attractions of the 12 cities - the global headquarters, as well as will address the entire structure of hardware, software and functions of the proposed system aiming at simplicity of handling users with the query system. Worrying about sustainability and the lowest environmental impact of energy consumption, we seek hardware solution which prioritizes energy savings. Totems were used to support the equipment that was produced with recycled materials. One of our goals also includes the generation of temporary jobs during the event, and after it, the machines will be donated to nonprofit educational institutions aiming the digital inclusion of these people and their communities.

Keywords: Terminals, Labor Market, Sustainability, Social development.

Sumário

Capítulo 1. – Fundamentos do Sistema Operacional

  1.  Terminais Thin Client  
  2.  Linux
  3.  LTPS

Capítulo 2. – O Projeto - Infra-estrutura - Lógica

2.1. Proposta do Projeto

2.2. Hardware

2.3. Projeto de Infra-estrutura

Capítulo 3. – Desenvolvimento sustentável

3.1. Função Social

3.2. Meio Ambiente

Capitulo 4. – Estatística

4.1. Previsão de Público

4.1. Previsão de Despesas

Introdução

Este trabalho busca demonstrar um projeto de criação de terminais de computadores que serão disponibilizados em quiosques nas estações de metrô em algumas cidades chave brasileiras. De forma que possam ser utilizados pelos turistas que estarão visitando o país no evento da copa do mundo de 2014 e consecutivamente nas olimpíadas de 2016. De maneira que os mesmos possam através de simples consultas, visualizar os locais, e programação dos dias e horários dos eventos esportivos, assim como os pontos turísticos das cidades.

Este projeto foi desenvolvido levando-se em conta as disciplinas de Lógica, Desenvolvimento Sustentável, Estatística e Fundamentos de Sistemas Operacionais.
Portanto, foram escolhidos os terminais Thin Client que dependerão de um servidor que utilizará o Sistema Operacional LINUX. Para efetuar a conexão dos terminais ao servidor será utilizado o LTSP (Linux Terminal Server Project), um componente do LINUX. Abordaremos a configuração do hardware e do software. Introduziremos o funcionamento do sistema que será instalado nos terminais e os lugares que achamos mais relevantes para a instalação dos pontos de consulta. 
Também será abordada a importância dada ao desenvolvimento sustentável e descreveremos o que o projeto agregará a sociedade. Informaremos os principais motivos na escolha do hardware e sistema operacional. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.6 Kb)   pdf (246.1 Kb)   docx (52.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com