TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UTILIZAÇÃO DA TEORIA DOS GRAFOS NA ANALISE DE REDES SOCIAIS.

Por:   •  3/5/2016  •  Artigo  •  4.165 Palavras (17 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

        

BACHARELADO EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO

CAMPUS RIO VERMELHO

KAMILA PIRES DE CARVALHO

UTILIZAÇÃO DA TEORIA DOS GRAFOS NA ANALISE DE REDES SOCIAIS.

Salvador/ BA

2013


KAMILA PIRES DE CARVALHO

UTILIZAÇÃO DA TEORIA DOS GRAFOS NA ANALISE DE REDES SOCIAIS.

Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I, no Curso de Graduação em Ciências da Computação da Faculdade Ruy Barbosa, Campus Rio Vermelho, como requisito parcial para obtenção de aprovação na referida disciplina sob a orientação do Prof.ª Ângela Batista Reis.

Salvador/ BA

2013


SUMÁRIO

1 IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO        4 

1.1 TÍTULO        4

1.2 AUTOR        4

1.3 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO        4

1.4 LINHA DE PESQUISA        4

2 INTRODUÇÃO        5

2.1 OBJETO DE PESQUISA E A SUA DELIMITAÇÃO        5

2.2 ASPECTOS QUE MOTIVARAM A ESCOLHA DO TEMA        5

2.3 IMPORTÂNCIA DO TEMA        5

2.4 METODOLOGIA        5

3 OBJETIVO        6

3.1 OBJETIVO GERAL        6

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        6

4. TEMA PROBLEMA        7

4.1 HIPÓTESES CIENTÍFICAS        7

4.2 ANTECEDENTES E INDICADORES        7

5 REFERENCIAL TEORICO        8

6 REFERÊNCIAS DO PROJETO DE PESQUISA        11

1 IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

Esse projeto busca compreender os aspectos mais estruturais da Analise de Redes Sociais (ARS), para tanto apresentaremos os conceitos a cerca da ARS e buscaremos compreender como é efetuado o mapeamento a nível computacional utilizando, para tanto a teoria dos grafos.

  1. TÍTULO

Utilização da teoria dos grafos na analise de redes sociais.

1.2 AUTOR

Kamila Pires de Carvalho aluna do curso de Graduação em Ciências da computação da Faculdade Ruy Barbosa

1.3 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

 A pesquisa se concentrara na área de teoria dos grafos, analise de redes sociais e algoritmos computacionais.

1.4 LINHA DE PESQUISA

A pesquisa será realizada consultando o acervo bibliográfico da Biblioteca da Faculdade Ruy Barbosa, artigos científicos encontrados na internet e disponibilizados pelo orientador, bem como conteúdos web.


  1. INTRODUÇÃO

No cenário atual moderno é quase constante o surgimento de “novos” conceitos de redes sociais. O tema se tornou foco com o surgimento de redes sociais online, ou seja, redes sociais que se concretizam na internet, virtual. As redes sociais virtuais são uma variação das redes sociais tradicionais que ganharam muita popularidade com o advento da internet, mas diferente do que algumas pessoas podem acreditar, redes sociais estão presentes no cotidiano a mais tempo do que se pode imaginar.

A milhares de anos as pessoas se juntam em grupos que compartilham interesse em comum, formando assim, redes sociais. Temos exemplos no nosso núcleo familiar, na nossa vizinhança, no trabalho, na escola ou faculdade. Todo agrupamento de pessoas em torno de um objetivo pode ser classificado em uma rede social.

A analise do comportamento dentro dessas redes sociais são objetos de pesquisas das mais diversas. E é nesse cenário que esse trabalho foi proposto. Será feito um estudo dos conceitos de analise de redes sociais, da sociometria aplicada para buscar compreender como essa analise é feita no âmbito computacional, ou seja, como esse mapeamento é efetuado pelo computador, como é feita a tradução da informação para a linguagem computacional visando encontrar resultados. Para tanto estudaremos os conceitos de teoria dos grafos que aplicada /combinada ARS trazem os resultados do mapeamento.

2.1 OBJETO DE PESQUISA E A SUA DELIMITAÇÃO

Buscar compreender como são efetuadas, computacionalmente, a analise de redes sócias, ou seja, como as informações são tratadas pelo computador para trazer resultados. Para tanto será necessário um estudo sobre o que é a Analise de Redes Sociais (ARS), teoria dos grafos e algoritmos computacionais.

2.2 ASPECTOS QUE MOTIVARAM A ESCOLHA DO TEMA

O tema foi escolhido devido a sua relevância no cenário atual e o impacto que as diversas novas modalidades de redes sociais, que surgiram com o advento da internet, trouxeram para a vida das pessoas e modificaram suas relações, e ao interesse da autora pelo tema. O tema é amplo e conta com o auxilio de modelos matemáticos e computacionais que fizeram com que os resultados das pesquisas fossem mais facilmente trabalhados e suas conclusões mais facilmente alcançadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)   pdf (267.6 Kb)   docx (69.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com