TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E TEORIAS DE APRENDIZAGEM/REDES SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

Por:   •  22/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.099 Palavras (9 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERDADE ANHANGUERA

LOCAL ANHANGUERA DE SANTO ANDRE- UNIDADE VILA ASSUNÇÃO

CURSO PEDAGOGIA

DISCIPLINAS NORTEADORAS: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E TEORIAS DE APRENDIZAGEM/REDES SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

NOME: CACHORRO LABRADOR

ALUNOS: MAYARA DE ANDRADE BERNARDE RA:1263465910

                DAYANE DA MATA OLIVEIRA GUSTAVO RA:1242459253

                ELISABETE LACERDA ENCARNAÇÃO RA:1221399091

TUTORA: SANDRA CEREZINI LEITE

SANTO ANDRE,05 outubro de 2015.


INTRODUÇÃO

O presente trabalho refere-se à pesquisa realizada sobre a contribuição da interação entre crianças e animais no processo de desenvolvimento e aprendizagem, mundialmente conhecida como terapia Assistida por Animais – TAA ou zooterapia.  A experiência é a principal ferramenta utilizada pelo intelecto humano para aprender conceitos, atividades e habilidades, os animais ocupam posição de grande interesse na interação socioambiental das crianças. O uso de animais na pratica pedagógica tem sido estudado por pesquisadores das mais diversas áreas.

Para ajudar esses alunos o professor pode tentar conhecer melhor esses alunos em sala de aula, compreendendo qual a real situação de cada um, e entender por qual motivo o aluno age de determinada maneira, dificuldade de aprendizagem, dificuldade com a coordenação motora, dificuldade de interação com os colegas e etc.

Para solucionar ou melhorar esse quadro, um psicólogo pode ajudar a entender melhor porque esses alunos apresentam essas dificuldades e melhorar na aprendizagem, e um papel muito importante também e o dos pais, eles precisam mudar o comportamento com os filhos, ter mais paciência e entender melhor a situação de seu filho, passando para a escola a situação real, para fazer um trabalho de interação com a escola.

O uso de animais pode ser considerado um rico auxilio no trabalho pedagógico, tanto com crianças normais quanto com crianças especiais, contudo não se pode perder o foco da intervenção pedagógica ou daquilo que se quer e precisa alcançar.

Passo 1

Endereço da página:http.anda.jor.br/21/05/2009/zooterapia-ou-taa-terapia-assistida-po-anima

Objetivos da terapia assistida por animais na página pesquisada

A relação entre seres humanos e não humanos sempre foi próxima e muito antiga. Os animais estiveram e estão junto ao homem, de uma forma ou de outra, como força de trabalho, companhia. Animais também são “usados” na Zooterapia ou TAA (“Terapia Assistida com Animais”): metodologia psicoeducativa com técnicas onde os bichos atuam como um estímulo. É uma terapia que pretende tratar diversas patologias e problemas. A TAA consiste em técnicas de reabilitação ou reeducação de alterações tanto físicas como psíquicas, sensoriais, sociais, de comportamento, em que são “usados” animais como assistentes.

Principais comentários dos internautas em relação a terapia assistida por animais.

Entre os cães o labrador e bastante indicado para este tipo de terapia tenho uma cadela que me prova isto. Muito bom (18 de junho de 2009)

Ma (18 de janeiro de 2010, 23:31) disse:

Lindo Tema!!!. Sabiam que já existe Curso online sobre terapia Assistida por animais?

http://www.cursoszooterapia.com.br

Tami (22 de junho de 2011, 15:49) disse:

Eu acho muito interessante a terapia Assistida por animais. Principalmente pela oportunidade de aproximar os animais das pessoas (sensibilizando-as e tornando-as mais alcançáveis no que diz respeito aos problemas que nós mesmos causamos aos animais). Fica muito mais fácil, por exemplo, conscientizar pessoas através da educação ambiental quando estas experimentam certa proximidade com os animais!

Maria de Fatima Martins (17 de outubro de 2013, 16:17), disse:

Sou professora de zooterapia e temos o curso na USP no Campus de Pirassununga a nível de graduação e pós-graduação, informações no VPN, com a secretaria Alessandra

Sonia (13 de agosto de 2015, 20:29), disse:

Temo pelos animais. Em pouca coisa sairá ganhando os pacientes, mas enquanto isto nossos animais estarão sofrendo e sendo usados como cobaias e fonte de se ganhar dinheiro fácil. Deus proteja nossos animais.

Principais benefícios, riscos ou dificuldades na aplicação da terapia assistida por animais.

Benefícios: Os animais podem ajudar em: problemas cardíacos, câncer, dor crônica, alergias, envelhecimento, artrite, depressão, transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDHA), ressocialização de presidiários, esquizofrenia. Eles também nos mostram, pelo exemplo, não como controlar ou suprimir as emoções, mas como experimentá-las plenamente.

Riscos: Esses defensores afirmam que o animal fica estressado e esse tipo de tratamento só auxilia o ser humano, prejudicando, muitas vezes, a saúde do próprio pet (agitação, língua de fora, estresse, desenvolvimento de patologias físicas). Além do mais é uma atividade do animal que é decidida pelo guardião.

Passo 2

Nome da escola: Colégio educação infantil Brilhante Turminha

Ano ou Série: Pré-escola

Números de Alunos:12 alunos

Meninos:7 meninos

Meninas:5 meninas

Descrição do perfil da turma

Escola de Classe Média. Há variações nas realidades econômicas, culturais e sociais. As crianças são bem comunicativas, algumas apresentam um quadro de hiperatividade, tendo dificuldade em concentrar-se, outras não entram em grupos isolando-se, há aquelas que apresentam muita preguiça e sonolência.

Passo 3:

Mapeamento dos principais problemas comportamentais individuais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (148.8 Kb)   docx (55.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com