TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE REDES SOCIAIS - APLICAÇÃO NOS ESTUDOS DE TRANSFERÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Artigo: ANÁLISE DE REDES SOCIAIS - APLICAÇÃO NOS ESTUDOS DE TRANSFERÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  2.204 Palavras (9 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Este artigo pretende apresentar um estudo de transferência da informação em redes de mvimentos sociais. Para tanto, foi empregada a metodologia de Análise de Redes Sociais, como objetivo de perceber os fluxos de informaçao e as construções sociais e simbólicas dos grupos estudados.

A organização do estudo está baseada em uma idéia que Loroy-Pineau (1994:24) chamou de ‘’eficácia’’ das redes. Segundo a autora, o conceito de de rede tem, em termos gerais, uma dupla aplicação (ou eficácia): a ‘’utilização estática’’ e a ‘’utilização dinâmica’’.

A utilização estática explora a rede estrutura, ou seja, laça mão da idéia de rede para melhor compreender a sociedade ou um grupo social por sua estrutura, seus nós e suas ramificações. Essa foi a contribuiçao que o enfoque de rede sociais deu á sociologia e a outras ciências.

A utilização dinâmica explicita a rede sistema, o que significa trabalhar as redes como uma estrategia de ação do nível pessoal ou grupal, para gerar instrumentos de mobilização de recursos.

Para o pesquisador,a idéia de redes tem a utilização estática.

Para os grupos estudados, a utilização dinâmica.

Neste estudo, foram utilizados esses dois caminhos, ou seja, tanto o conceito de redes, que contribuiu ao trazer uma nova metodologia para as ciências sociais, quanto as novas possibilidades que ele traz, na prática, para grupos organizados em movimentos sociais.

DESENVOLVIMENTO

REDES NAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Entre as diversas significações que ‘’rede’’ (network) vem adquirindo, apesar de não se limitar somentes a elas, servem ao proposito deste artigos as seguintes: sistemas de nodos e elos; uma estrutura sem fronteiras; uma comunidade não geográfica; um sistema de apoio ou um sistema físico que se pareça com uma árvore ou uma rede. A rede socila, derivando deste conceito, passa a representar um conjunto de participantes autônomos, unindo idéias e recursos em tornos de valores e interesses compartilhados.

O conceito de redes é tributário de um conflito permanente entre diferentes correntes nas ciências sociais, que criam os pares dicotômicos – individuos\ sociedades; ator\ estrutura; abordagens subjetivistas\ subjutivistas; enfoques micro ou macro da realidade social, colocando cada qual a ênfase analítica em umas das partes. Por exemplo, a antropologia estrutural entende as redes descritivas, servindo para identificar o caráter perene das organizações e dos comportamentos sociais. Já a linha do individualismo metodológico desconstrói essa concepção, privilegiando o ponto de vista do agente que produz sentido, e as relaçõe sociais na formação do seu agir . As redes surgem como um novo instrumento face os determinismos institucionais.

Por outro lado, o trabalho pessoal em redes de conexões é tão antigo quanto a história da humanidade, mas, apena nas últimas décadas, as pessoas passaram a percebê-lo como uma ferramenta organizacional. ‘’O que é novo no trabalho em redes de conexões é sua promessa como uma forma global de organização com raízes na participação individual. Uma forma que reconhece a independêcia enquatno apóia a interdependência. O trabalho em redes de conexões pode conduzir a uma perspectiva global baseada na experiência pessoal’’ (Lipnack & Stamps, 1992: 19).

Nas redes sociais, há valorização dos elos informais e das relações, em detrimento das estruturas hieráquicas. Hoje o trabalho informal em rede é uma forma de organização humana presente em nossa vida cotidiana e nos mais diferentes níveis de estrutura das instituições modernas.

O estudo das redes coloca assim em evidência um dado da realidade social contemporânea que ainda está sendo pouco explorado, ou ,seja, de que os indivíduos, dotados de recursos e capacidades propositivas, organizam suas ações nos própios espaços políticos em função de socializaçães e mobilizações suscitadas pelo próprio desenvolvimento das redes. Mesmo nascendo em uma esfera informal de relações sociais, os efeitos das redes podem ser percebidos fora de seu espaço, nas interações com o Estado, a sociedade ou outras instituições representativas. Decisões micro são influenciadas pelo macro, tendo a rede como intermediária.

METODOLOGIA DE ANÁLISE DE REDES SOCIAIS

A análise de redes estabelece um novo paradigma na pesquisa sobre a estrutura social. Para estudar como os comportamentos uo opiniões dos indivíduos dependem das estruturas nas quais eles se inserem, a unidade de análise não são os atributos individuais (classe, sexo, idade,gênero), mas o conjunto de relações que os indivíduos estabelecem atráves das suas interações uns com os outros. A estrutura é apreendida concretamente como uma rede de relações e de limitações que pesa sobre as escolhas, as orientações, os comportamentos, as opiniões dos

A análise de redes não constitui um fim em si mesma. Ela é o meio para realizar uma análise estrutural cujo objetivo é mostrar em que a forma da rede é explicativa dos fenômenos analizados. O obejetivo é demonstrar que a nálise de uma díade ( interação entre duas pessoas) só tem sentido em relação o conjunto gum efeito sobre sua forma, seu conteúdo e sua função. Portanto a função de uma relação depende da posição estrutural dos elos, e o mesmo ocorre com o estatus e o papel de um ator. Uma rede não se reduz a uma simples soma de relações, e a sua forma exerce uma influência sobre cada relação (Degenne &, Forse, 1994: 7-12).

Nos espaços informais, as redes são iniciadas a partir da tomada de conciência de uma comunidade de interesses e/ou de valores entre seus participantes. Entre as motivações mais significativas para o desenvolvimento das redes estão os assuntos que rrelacionam os níveis de organização social-global, nacional, regional, estadual, local,comunitário. Independentemente das questões que se busca resolver, muitas vezes a participação em redes sociais envolve direitos, responsabilidades e vários níveis de tomada de decisões.

REDES DE MOVIMENTOS SOCIAIS

Os movimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com