TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIAS DA EDUCAÇÃO E TEORIAS DA APRENDIZAGEM REDES SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

Por:   •  31/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.520 Palavras (7 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

PSICOLOGIAS DA EDUCAÇÃO E TEORIAS DA APRENDIZAGEM

REDES SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

Ângela Maria Alves-------------------------------------------------------------RA: 2816814856

Jane Aparecida da Silva Izac--------------------------------------¬-----¬¬¬-------RA: 2868949740

Joice Cristina Viana-------------------------------------------------------------RA: 2855183822

Sandra da Silva Coimbra-------------------------------------------------------RA: 2851210379

Viviana Pires de Campos-------------------------------------------------------RA: 2816709902

Desafio Profissional

Entregue como requisito para conclusão das

disciplinas “Psicologia da Educação e Teorias da Aprendizagem e Redes Sociais e Comunicação” sob orientação da professora-tutora presencial “Cecíla Godinho”

SOROCABA

Setembro/2015

INTRODUÇÃO

Existem diversos benefícios na convivência com os animais, não só físicos e mentais, mas também no comportamento e no aprendizado dos alunos em sala de aula. Através da interação com os animais, as crianças aprendem ter noções sobre suas; obrigações, respeito responsabilidades e a preservação da vida de todos os seres vivos.

O princípio do método apresentado leva em conta a capacidade do animal de evocar emoções comunicativas nos seres humanos, principalmente nas crianças, estabelecendo uma sólida ligação entre eles. Em termos gerais, a terapia assistida por animais pode ser uma forma única e inovadora de lidar com: doenças, distúrbios comportamentais e mentais e défice de atenção e dificuldade de aprendizado.

O trabalho que se segue, traz relatos e informações sobre o desenvolvimento infantil interagindo com animais de estimação para benefícios terapêuticos e comportamentais. Abordaremos os pontos chaves da pauta pesquisada destacando diversos benefícios na convivência com os animais através de relatos e pesquisas mostrando os resultados positivo das terapias assistidas por animais para ajudar no desenvolvimento dos alunos, estimulando seu aprendizado.

PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA ZOOTERAPIA

Os Benefícios Terapêuticos e os eventuais riscos que envolvem a Zooterapia

Endereço da página na internet que apresenta a terapia assistida por animais

http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/zooterapia/

www.bolsademulher.com/pet/conheca-os-beneficios-que-terapias-com

Objetivos da terapia assistida por animais na página pesquisada A terapia tem como objetivo é trabalhar com o animal como uma ferramenta no processo terapêutico, nas técnicas de reabilitação reeducação físico psíquico (mental e educacional) social e sensorial onde pode melhorar a qualidade de vida podendo ser tratado o psicológico e físico ao mesmo tempo.

Principais comentários dos internautas em relação à terapia assistida por animais A relação entre o ser humano e o animal é de suma importância, principalmente nos tratamentos terapêuticos que envolvem animais. Os animais são ensinados a ajudar as crianças em diferentes atividades, criando formas de entreterimento e aprendizagem, trazendo melhora no comportamento, défice de atenção e no tratamento de doenças, podendo até mesmo, fazer parte no processo de cura de diversas patologias e problemas comportamentais.

Principais benefícios, riscos ou dificuldades na aplicação da terapia assistida por animais No contexto escolar, a inteiração da criança com animais vem promovendo melhoras no comportamento e na aprendizagem, estimulando a vontade de aprender e fortalecendo sua autoestima e autoconfiança na aprendizagem e socialização.

Benefícios: Melhora do sistema imunológico, estimula a interação social, diminui o nível de stress, facilita o processo de aprendizagem tais como leitura, memorização, concentração e socialização.

Riscos: crianças que demonstram medo pelos animais, gatos arranharem as crianças ou cães derrubarem as crianças.

MAPEAMENTO DO PERFL DA TURMA

Escola: Arca de Noé

Ano: 2 ano

Números de alunos: 22 Meninos: 12 Meninas: 10

Perfil da turma: Esta turma, no geral, apresenta comportamento adequado para a faixa etária; mostram-se dispostos a aprender, entretanto, algumas crianças apresentam certas dificuldades em seus comportamentos e aprendizagens dificultando o andamento da turma. Alguns são agitados, outros tímidos, entretanto, demonstram bastante vontade de aprender. Sendo assim na sala de aula tem alunos com diversos graus de dificuldades e comportamentos.

Faz parte da turma dois alunos com patologias congênitas: um com autismo e o outro aluno com um disturbo de dislexia. Esses dois alunos apresentam bastante dificuldade de aprendizagem e uma grande agitação dentro da sala de aula agindo com mau comportamento entre os colegas de classe e pouco interesse nas aulas.

Objetivo da terapia: Os objetivos a alcançar com a intervenção da terapia com animais em sala de aula está relacionado ao conteúdo proposto pela terapia Interdisciplinado com as disciplinas já propostas no conteúdo programático do plano de aula. O objetivo maior da terapia está na diferença de comportamento da criança com a intervenção do animal em classe durante as aulas, deixando-as mais calma com resultados surpreendentes na apropriação dos conteúdos pedagógicos.

DESCRIÇÃO DOS ALUNOS QUE NECESSITAM DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

Henrique e Felipe são dois meninos do 2º ano,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (88.2 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com