TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UTILIZAÇÃO DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS NA VERIFICAÇÃO DA DISPONIBILIDADE DE SITES WEB

Por:   •  13/8/2019  •  Artigo  •  2.061 Palavras (9 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 9

UTILIZANDO PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS NA VERIFICAÇÃO DA DISPONIBILIDADE DE SITES WEB

Leonardo Gabriel da Silva1, Rodrigo Curvêllo2

1Instituto Federal Catarinense

2Instituto Federal Catarinense

leonardog_da_silva@hotmail.com, rodrigo.curvello@ifc.edu.br

Abstract. This meta article describes about OOP (Object Oriented Programming), the importance of having a website avaible, as well as a program for URL availability check and sending e-mails to the responsables.

Key-words: OOP; URL; Availability.

Resumo. Este meta artigo descreve sobre POO (Programação Orientada a Objetos), a importância de ter um site disponível, bem como um programa para checagem de disponibilidade de URLs por tempo determinado e envio de e-mails para responsáveis.

Palavras-chave: POO; URL; Disponibilidade.

  1. 1. Introdução

        A tecnologia está em constante evolução, de tal forma, a programação precisa acompanhá-la a fim de suprir as necessidades de cada indivíduo. Dessa forma, os meios mais práticos de programar acabam surgindo, de tal modo que acabou por surgir também o termo de Programação Orientada a Objetos.

        As primeiras ideias desse conceito surgiram em 1964, criadas por Ole Johan Dahl e Kristen Nygaard, e introduzidas na linguagem Simula 67. Contudo, o termo Programação Orientada a Objetos foi criado posteriormente por Alan Kay, autor da linguagem Smalltalk.        

        Conforme Monqueiro (2007) a Programação Orientada a Objetos é uma maneira de aproximar o mundo real, o máximo possível, do mundo virtual, através da criação de objetos que interajam entre si. De acordo com Gasporotto (2014) POO (Programação Orientada a Objetos) evoluiu muito, de forma que tem assegurado um melhor reaproveitamento de código e uma melhor segurança sobre o mesmo, de modo que tem se tornado importante me qualquer aplicação moderna.

        Tendo POO como base, esse trabalho pretende demonstrar uma ferramenta para controle de sites indisponíveis, de forma que os responsáveis do mesmo sempre sejam informados quando o site ficar fora do ar através de um e-mail. O sistema funcionará fazendo uma checagem a uma quantia de tempo determinado por um funcionário.

        

        

  1. 2. Programação Orientada a Objetos

        Diferente da programação estruturada, que se trata de uma programação de maior desempenho devido ao fato de ser sequencial, ou seja, o código é executado linha por linha sem a necessidade de desvios para outras classes, a Programação Orientada a Objetos traz melhores formas de reutilização do código e a capacidade de ser representada de forma mais organizada o que, apesar de causar menor desempenho, é mais vantajoso devido ao alto poder de processamento dos processadores atuais. (GASPOROTTO, 2014).

        Para se ter um melhor entendimento de POO (Programação Orientada a Objetos), bem como para que um código seja considerado orientado a objetos, há quatro pilares indispensáveis para tal: Abstração, Encapsulamento, Herança e Polimorfismo. Esses pilares, são a base de POO.

        

  1. 2.1. Abstração

        De acordo com Gasparotto (2014), a abstração é um dos conceitos mais importantes dentro de POO, basicamente é a representação de um objeto real dentro de um código, ou seja, é a criação de um objeto para que possa usá-lo para interagir com o programa.

        Os objetos criados contêm três características importantes para sua criação, são elas: Identidade, Propriedade e Método, sendo a primeira dessas características, definindo que só deve haver uma classe do objeto nos pacotes, a fim de evitar conflitos no programa. A segunda característica (propriedade) tem como finalidade caracterizar o objeto, ou seja, dar ao objeto suas definições, uma mesa por exemplo, possui altura, largura, material de que é feita e etc. Por fim, os métodos definirão o que esse objeto realizará, seja o clique de um mouse ou o botão de ligar uma televisão, por exemplo.

  1. 2.2. Encapsulamento

        O encapsulamento traz uma camada extra de proteção à programação, proibindo o acesso direto às propriedades de um objeto, necessitando assim de métodos específicos para acesso do mesmo. (GASPAROTTO, 2014).

  1. 2.3. Herança

        Conforme Pillo (2017) herança é uma forma de, como o próprio nome sugere, uma classe herdar informações de outra. Ou seja, uma subclasse receberá as propriedades e métodos de uma anteriormente criada, facilitando a construção do código, visto que não há necessidade de começar do zero.

  1. 2.4. Polimorfismo

        O Polimorfismo diferente dos outros pilares, está diretamente ligado à herança, de forma que dois objetos, classe e subclasse possuam as mesmas propriedades e métodos, porém com métodos podendo resultar em resultados diferentes. Basicamente, o polimorfismo consiste na mudança do funcionamento interno de um método herdado, de forma que duas subclasses ao acessarem o mesmo método obtenham resultados diferentes. (GASPAROTTO, 2014).

  1. 3. Importância da disponibilidade de sites

        Para que seja possível uma expansão de uma empresa/negócio, é de extrema importância a criação de um site, sendo esse uma forma de aumentar o alcance da aquisição de clientes bem como a possibilidade de ser mais acessível a quem deseja saber mais sobre a empresa. Contudo, há vários motivos que podem causar instabilidade nos sites, o que pode levar a grandes prejuízos aos associados ao site. (BITTENCOURT, 2018).

        Dentre esses motivos estão: Expiração de domínio, que deve ser renovado anualmente de forma a não perder o direito de uso do mesmo; Erros na programação, onde um código mal formulado pode gerar erros e levando a queda do site; Sobrecarga no servidor, que acontece quando há um alto número de acessos e o servidor não está preparado para suportar a alta demanda. Esses e muitos outros motivos podem acabar “derrubando” o site de forma imprevista, e por isso é necessário que os responsáveis estejam sempre alertas nesse quesito. (SAPHIR, 2018).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (209.8 Kb)   docx (572.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com