TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Relato de Experiências: Os resultados obtidos através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência do curso de licenciatura de computação.

Por:   •  23/9/2016  •  Artigo  •  2.763 Palavras (12 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 12

Um Relato de Experiências: Os resultados obtidos através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência do curso de licenciatura de computação.

Flávia Barros Viana

Victor Tadeu Silva de Oliveira
UFF- Universidade Federal Fluminense 

INFES – Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior

Avenida João Jasbick, s/nº - Bairro Aeroporto – Santo Antônio de Pádua, RJ – CEP: 28470-000

Resumo. Este artigo tem por finalidade relatar o desenvolvimento e os resultados obtidos através do Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID do curso de Licenciatura em Computação da Universidade Federal Fluminense – UFF, campus Pádua. O presente programa se desenvolve em uma escola municipal da região do Noroeste Fluminense com uma série específica, a fim de motivá-los e despertar o interesse pela área da matemática através das ferramentas e conhecimentos computacionais, tendo como base a inserção do software Tux of Math Comand.

Palavras-chaves: ensino-aprendizagem, matemática, objetivo, PIBID.

Abstract. This article aims to describe the development and results obtained from the Institutional Program Initiation Grant to Teaching - PIBID of the Bachelor's Degree in Computer Universidade Federal Fluminense - UFF, campus Padua. This program is developed in a municipal school of the Northwest Fluminense region with a specific number in order to motivate them and arouse interest in the area of mathematics through computational tools and knowledge, based on the software integration Tux of Math Comand.

Keywords: teaching and learning, mathematics, goal, PIBID.

  1. INTRODUÇÃO

     Nos dias atuais há uma imensidão de profissões e a cada dia novos profissionais se formam, e outros estão se preparando para se formarem e exercerem suas profissões. Sabemos também que não há profissionais formados sem antes haver um docente, um profissional ligado a área da educação, mais precisamente um profissional da licenciatura.  Mediante a essas afirmações faz-se necessário enfatizar a extrema importância deste profissional, o qual tem o papel de instruir, transmitir o conhecimento e formar novos profissionais de qualidade, e para que o mesmo ocorra é necessário uma dedicação, uma busca diária de capacitação e renovação do seu conhecimento. Contudo diariamente os profissionais da área de licenciatura enfrentam diversos dilemas para executar seus trabalhos.

     Visando o contexto citado acima o profissional ligado a área da licenciatura em computação tem um papel muito significativo no ensino-aprendizagem, formando um ambiente mais atrativo e favorável através de criação de softwares educacionais e/ou fazendo a devida inserção de ferramentas computacionais com o intuito de dinamizar e desenvolver a educação de uma forma eficaz.

     O objetivo deste projeto é exatamente estimular o processo de ensino-aprendizagem, retirando os alunos do seu ambiente natural, sala de aula, e levando os mesmos a um ambiente descontraído, laboratório, para que possa introduzir o conteúdo antes visto de uma maneira tradicional, agora de uma maneira informal e divertida, sem perder seu teor de ensino através do contexto de uma suíte de jogos educacional chamada Tux of Math Command. O presente projeto se desenvolve na Escola Municipal Professora Sarah Maria Faria Braz, localizada no bairro Copapa do Município de Santo Antônio de Pádua, RJ. Tendo como base duas turmas do primeiro ano do ensino fundamental.

  1. O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Desde muito pequenos estamos em contatos com a matemática, pois a mesma está presente em todos os lugares. Acabamos fazendo pratica da mesma sem intuitivamente, até mesmo quando crianças, antes mesmo de aprendê-la no ensino fundamental, como relata Macarini (2007, p.14)

Antes mesmo de entrar na escola, a criança está em contato com a Matemática e seus fundamentos. A matemática cotidiana é importante porque ela está presente em tudo que rodeia a criança, com maior ou menor complexidade. Perceber isso, é compreender o mundo em volta e poder atuar nele, em casa, na rua, nas várias brincadeiras, na cidade, no campo, pois nas diversas atividades usa-se a matemática. As crianças fazem contas quando jogam bola de gude, colecionam figuras, compram, vendem e, com isso, fazem conta para receber o troco. Sendo assim, podemos concordar que a matemática está em toda parte não está somente nos livros, cálculos e fórmulas. A relação que temos com essa área de conhecimento nos acompanha nas situações do cotidiano na hora de planejar o orçamento de casa, ir ao supermercado, somando, subtraindo, multiplicando ou dividindo. Enfim, estamos sempre na companhia da matemática.

A matemática deveria sempre estar entrelaçada com a parte lúdica do ensinamento, para que a mesma seja mais eficaz e venha gerar mais interesse por parte dos alunos, assim como afirma Silva et al. (2013, p.3)

O lúdico no ensino da Matemática geraria descontração no modo de utilizar a atenção do aluno na prática da Matemática, ou seja, em vez de fazer com que o aluno decore fórmulas matemáticas para tirar boas notas numa prova e esquecer tudo o que estudou dois dias depois, ensinar a ele que na prática, aquilo que estudou serve para alguma coisa. Por exemplo: centralizar um quadro na parede, medir a área do seu quintal para distribuir hortaliças em pequenos retângulos ou outras formas que lhe vier na imaginação, economizar custos no fim do mês e até projetar num futuro próximo sua própria casa.      

Fernandes (2006. P.2) irá reforçar a importância da matemática para a compreensão do mundo e da capacidade de resolver problemas.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática foram elaborados com o objetivo de orientar as escolas a planejarem seus currículos, que possam prever situações em que os alunos tenham acesso aos conhecimentos socialmente elaborados e que são necessários ao exercer a cidadania, que eles consigam evidenciar a importância que a Matemática tem para compreender o mundo em sua volta, e também consigam perceber que esta área do conhecimento estimula a criatividade, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade de resolver problemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (757.7 Kb)   docx (824.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com