TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unip PIM III - Arquitetura de Rede

Por:   •  23/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.998 Palavras (8 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 8

UNIP INTERATIVA

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Edgar de Freitas Martins – RA: 1813235

Felipe Maionchi Nunes de Sousa – RA: 1800085

PIM III – PROJETO MULTIDISCIPLINAR

Projeto de LAN para Cafeteria Essência e Sabor do Café

POLO RANGEL II - SANTOS

2018

Edgar de Freitas Martins – RA: 1813235

Felipe Maionchi Nunes de Sousa – RA: 1800085

PIM III – PROJETO MULTIDISCIPLINAR

Projeto de LAN para Cafeteria Essência e Sabor do Café

O Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM apresentado ao curso de Análise e Desenvolvimento de Sistema, faz parte do Programa Pedagógico dos Cursos Superiores de Tecnologia a Distância da UNIP Interativa

Orientador: Prof. Me. Antônio Palmeira

POLO RANGEL III - SANTOS

2018

Primeiramente a Deus, que nos deu saúde e força para superar todas as dificuldades.

A Universidade, que nos deu sabedoria e estiveram sempre dispostos a ajudar e contribuir para um melhor aprendizado.

As nossas famílias, por toda dedicação e paciência.

A todos que diretamente ou indiretamente, fazem parte da nossa formação, o nosso muito obrigado.

RESUMO

O presente trabalho visa apresentar o projeto de uma LAN para a Cafeteria Essência e Sabor do Café, tendo por objetivo desenvolver os conhecimentos adquiridos sobre Fundamentos de Redes de Dados e Comunicação, Ética e Legislação Profissional, Metodologia Científica e Matemática para Computação. Apresentaremos ideias de LAN incluindo: meios físicos; endereços de IPs e servidores, cálculos dos custos para implantações da LAN; aspectos éticos e legais, referentes ao uso da internet na cafeteria; instruções para montar topologia para LAN, incluindo roteador, switches e PCs.

Palavras-chaves: LAN, Cafeteria, Roteador, Switches, PCs.


ABSTRACT

This paper aims to present the project of a LAN for Coffee Shop Essence and Coffee Flavor, aiming to develop the knowledge acquired on Data Communication Fundamentals, Ethics and Professional Legislation, Scientific Methodology and Mathematics for Computing. We will present LAN ideas including: physical media; addresses of IPs and servers, calculations of costs for LAN deployments; ethical and legal aspects regarding the use of the internet in the cafeteria; instructions for mounting LAN topology, including router, switches, and PCs.

Keywords: LAN, Coffee Shop, Router, Switches, PCs.


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO9

2 DESENVOLVIMENTO10

2.1 Fundamentos de Redes de Dados e Comunicação 10

2.1.1 Infraestrutura da Rede Local .............................................................................10

2.2 Matemática para Computação 13

2.3 Ética e Legislação Profissional 13

3 CONCLUSÃO15

REFERÊNCIAS 16


LISTA DE FIGURAS

Figura 1: Topologia da Rede de Computadores 12


LISTA DE TABELAS

Tabela 1: Configurações de Rede dos Equipamentos  11

Tabela 2: Orçamentos dos equipamentos e Mão de Obra 13


1.0 INTRODUÇÃO

Com mais de 25 anos de funcionamento, a Cafeteria Essência e Sabor do Café, constituída por uma matriz e dezenove unidades espalhadas pela Região Metropolitana de São Paulo.

Seus valores são, amor, inovação, simplicidade e fé. Os fatores-chave de sucesso da cafeteria são qualidade, organização, espaço, higiene, sabor e atendimento.

Sua missão é proporcionar uma sinfonia de sabores nos paladares, oferecendo uma vasta experiência de altíssima qualidade. Sua visão é estar entres os lideres no ramo de cafeteria, proporcionando qualidade, conforto e mantendo os princípios que os tornaram referência em qualidade.


2.0 DESENVOLVIMENTO

2.1 Fundamentos de Redes de Dados e Comunicação

A internet tem como principal elemento o roteador chamado também como comutador de pacotes. Ele encaminha os pacotes gerados por um sistema final e os endereça ao seu destino. Esses são conectados por enlaces (links) de comunicação, no qual existem muitos e podem ser constituídos de diferentes tipos. Os que se destacam são cabos coaxiais, fios de cobre, fibras ópticas e ondas de radiofrequência. Dependendo do tipo físico escolhido, podem-se obter taxas de transmissão distintas, cujas são medidas em bits por segundo bps (KUROSE; ROSS, 2009).

Os sistemas finais, os roteadores e outros dispositivos da internet executam protocolos que realizam o controle de envio e recebimento de informações pela internet. O TCP – Transmission Control Protocol – e o IP – Internet Protocol – são dois dos protocolos mais conhecidos na internet (KUROSE; ROSS, 2009). Protocolos são regras que definem a troca de informações entre dois elementos definindo como os dispositivos devem iniciar, manter e encerrar uma comunicação por meio da rede.

2.1.1 Infraestrutura da Rede Local

Nossa rede está composta por um Roteador, basicamente, para determinar os caminhos mais adequados dentro dela, cuidando também para que algumas rotas não fiquem sobrecarregadas, enquanto outras permaneçam ociosas e assim resolvendo os problemas que podem ocorrer quando a origem e o destino estiverem diferentes.

Um roteador pode ser utilizado para unir duas redes que utilizem protocolos de rede distintos, já que estes aparelhos operam na camada de protocolo do modelo OSI, eles são capazes de entender os pacotes de dados e alterá-los caso necessário, eles podem endereçar os pacotes tantos baseados no endereço TCP/IP quanto no endereço físico (MAC) das placas de rede.

A Interface Fastethernet do roteador foi configurada com o IP 192.168.0.1, máscara de sub-rede 255.255.255.0 e o Hostname “RTESF”. Foi configurado também a mensagem do Banner Motd “ACESSO RESTRITO A TECNICOS AUTORIZADOS” e a senha secret “CISCO123”.

Quanto ao Switch, terá a função de armazenar em memória o endereço MAC de todos os computadores conectados a ele, relacionando cada endereço MAC a uma de suas portas.

O switch é um equipamento de interconexão, do tipo concentrador de rede, porém, ele divide a rede em domínios de colisão independentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (212.8 Kb)   docx (80.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com