TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NIVEL DE SATISFAÇÃO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE DO NORTE – UERN

Por:   •  22/2/2019  •  Artigo  •  2.200 Palavras (9 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 9

NIVEL DE SATISFAÇÃO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE DO NORTE – UERN

Autores (as):

Niedja Vanessa Galdino Nunes

Luiz André Gomes da Silva

Wesley da Silva Oliveira

Victor Hugo Maia de Souza Fonsêca

Francisco Danilo da Costa

Lavinia Bruna Ferreira Nóia

RESUMO

Para muitas pessoas o ingresso no ensino superior é de imensa importância, gerando muitas expectativas ao aluno, sendo assim as universidades devem estar atentas ao nível de satisfação dos discentes, para que possa proporciona-lo uma vida acadêmica satisfatória. o presente estudo tem como objetivo analisar o nível de satisfação dos alunos de ciências econômicas da Universidade do Rio Grande do Norte – UERN Campus central. Procurando saber o quão os discentes estão satisfeitos com a universidade e o que poderia ser melhorado na mesma. Para a realização desse artigo, foi aplicado um questionário aos alunos dos 5, 6 e 7 períodos do curso de ciências econômicas da Universidade Do Rio Grande Do Norte- UERN, campus central. Podendo-se concluir que os alunos em uma grande maioria esta satisfeita com a universidade.

Palavras-chave: Satisfação, vida acadêmica, ensino superior.

1 INTRODUÇÃO

           Para muitos o ingresso no ensino superior é de grande importância, pois é através do mesmo que o discente vai adquirir aprendizado, para que no futuro possa ingressar no mercado de trabalho. Sendo assim, os alunos precisam estar satisfeitos com o que é oferecido pelas universidades, para que ele possa ter a melhor experiência possível na vida acadêmica.

            As investigações acerca dos níveis de satisfação acadêmica apresentam-se como essenciais ao avanço de um ensino de qualidade, já que, as concepções dos discentes quanto a sua instituição de ensino são matéria-prima fundamental ao desenvolvimento de uma melhor educação superior (DOMINGOS HIRSCH et. al., 2015).

            Diante deste contexto, o presente estudo tem como objetivo analisar o nível de satisfação dos alunos de ciências econômicas da Universidade do Rio Grande do Norte – UERN Campus central. Procurando saber o quão os discentes estão satisfeitos com a universidade e o que poderia ser melhorado na mesma. Esse artigo justifica-se pela importância das universidades estarem cientes de quanto os alunos estão satisfeitos com o seu ensino, podendo assim fornecer um ensino superior de qualidade. O presente trabalho além da introdução contém base teórica, metodologia, analise e discussão dos dados, considerações finais e referencias.

2 BASE TEORICA

            A instituição de ensino tem se mostrado importante para o desenvolvimento intelectual e vocacional do estudante, por oferecer a partilha de ideias e novas experiências em nível teórico e prático, interação com outros estudantes, professores, funcionários e comunidade, instigando estudiosos a melhor compreender o processo de interação entre a graduação e seus acadêmicos, além das respectivas mudanças provocadas em decorrência dessa interação. Dessa forma, destaca-se que um dos resultados decorrentes da interação entre o estudante e o curso de graduação refere-se à satisfação acadêmica. (MARCELINO RAMOS et. al., 2015).

A satisfação acadêmica refere-se à avaliação subjetiva de toda experiência associada à educação, sendo definida como um estado psicológico resultante da confirmação, ou não, das expectativas do estudante com a realidade acadêmica (MARCELINO RAMOS et. al., p. 188, 2015).

            Dessa forma, a satisfação acadêmica pode ser compreendida como a percepção do indivíduo frente o alcance das suas expectativas acadêmicas, ou seja, é a percepção de êxito obtido em relação ao desempenho educacional. A satisfação de um indivíduo parece ser uma consequência não apenas do quanto ele recebe do ambiente, mas também da posição que ele ocupa em relação ao seu nível de idealização. Tendo em vista que as IES exercem um importante papel na construção do conhecimento científico e nos meios de interação e atuação profissional, essas devem trabalhar formas de adequação e desenvolvimento de condutas que satisfaçam as expectativas dos estudantes, promovendo uma experiência acadêmica satisfatória. (DOMINGO SHIRSCH et. al., 2015).

Assim, a qualidade e melhoria da educação superior estão intimamente ligadas à identificação e atenção sobre os fatores relacionados ao nível de qualidade das universidades, como: instalações, estrutura, serviços acadêmicos, programas de assistência social, política de avaliação institucional, qualificação docente, qualificação técnico-administrativa, relação professor/aluno, processos metodológicos de ensino, existência de programas de pós-graduação. Neste sentido, o desenvolvimento de pesquisas referentes a satisfação dos acadêmicos, possibilita perceber as multiplicidades de influências promotoras das falhas ou sucessos do processo educacional, garantindo assim, a manutenção ou restauração da qualidade do ensino através da otimização do corpo de docente, infraestrutura, currículos e programas. (DOMINGO SHIRSCH et. al.,p.567, 2015).

Em vários estudos, a investigação da satisfação acadêmica surge como um elemento importante na avaliação da eficácia institucional e dos contextos educativos, possibilitando às instituições reestruturarem sua organização para se adaptarem às necessidades dos estudantes. (RIGHI SCHLEICH et. al, 2006)

2.1 FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS – FACEM

             A Faculdade de Ciências Econômicas de Mossoró é a mais antiga faculdade da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), e sua criação e trajetória se confundem com a história da própria Universidade. A origem e história da FACEM é anterior à própria UERN, tendo sido instituída por meio da Resolução n.º 01/43 de 18 de agosto de 1943, por iniciativa da Sociedade União Caixeiral, esta a mantenedora da Escola Técnica de Comércio União Caixeiral.

           A FACEM representou o marco inicial do sonho de alguns idealistas de dotar Mossoró de uma instituição de ensino superior, um grupo da União Caixeiral que somou–se a União Universitária Mossoroense, entidade fundada em 9 de julho de 1955, composta por universitários de Mossoró que estudavam em outras cidades e em outros estados. A entidade foi inicialmente presidida pelo advogado e professor mossoroense João Batista Cascudo Rodrigues, o qual veio a ser o primeiro reitor da Universidade Regional do Rio Grande do Norte (URRN).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (215.6 Kb)   docx (60.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com