TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VETORES E MATRIZES

Por:   •  7/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 3

CONCEITO DE VETORES

O vetor é utilizado no seguinte caso: elabora um programa que calcula a média das notas da prova do mês de Setembro de 10 alunos.

Sem o uso do vetor, você iria declarar desta forma:

int nota1, nota2, nota3, nota4, nota5, nota6, nota7, nota8, nota9, nota10;

Assim, para solicitar os valores dessas notas deverão escrever o código-fonte separadamente.

printf(“Digite a nota1”);

scanf(“%d”, &nota1);

O vetor é uma estrutura de dados linear que necessita de somente um índice para seus elementos sejam endereçados. É utilizado para armazenar uma lista de valores do mesmo tipo. Um dado vetor é definido como tendo um número fixo de células idênticas. Cada célula armazena um e somente um dos valores de dados do vetor. Cada um das células de um vetor possui seu próprio endereço, ou índice, através do qual pode ser referenciada.

Veja o esquema:

“Um vetor é uma série de variáveis do mesmo tipo referenciadas por um único nome, onde cada variável é diferenciada através de um numero chamado “subscrito” ou “índice”. Colchetes são usados para conter o índice”.

DECLARANDO O VETOR

A definição de um vetor em C se dá pela sintaxe:

Definimos um vetor em C da seguinte forma:

int v[10];

A declaração acima diz que v é o nome do vetor de números inteiros dimensionado com 10 elementos, isto é, reservamos um espaço de memória contínuo para armazenar 10 valores inteiros. Assim se cada int ocupa 4 bytes, a declaração acima reserva um espaço de memória de 40 bytes:

O acesso a cada elemento do vetor é feito através de uma indexação da variável v:

Veja os outros exemplos:

Exemplo

CONCEITO DE MATRIZES

Uma matriz é um arranjo bidimensional ou multidimensional de alocação estática e sequencial. A matriz é uma estrutura de dados que necessita de um índice para referenciar a linha e outro para referenciar a coluna para que seus elementos sejam endereçados. Da mesma forma que um vetor, uma matriz é definida com um tamanho fixo, todos os elementos são do mesmo tipo, cada célula contém somente um valor e os tamanhos dos valores são os mesmos.

Nesta representação, sendo M a quantidade de colunas por linhas, i o número da linha e j a posição do elemento dentro da linha.

DECLARANDO UMA MATRIZ

A linguagem C permite matrizes de qualquer tipo. Uma matriz de duas dimensões é uma matriz em que seus elementos são matrizes de uma dimensão.

char letras[3][3];

Com dois pares de colchetes obtemos uma matriz de duas dimensões que é usada para imprimir uma grade na tela.

As matrizes de duas dimensões são inicializadas da mesma maneira que as de dimensão única, isto é, os elementos (matrizes) são colocadas entre as chaves depois do sinal de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (50.9 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com