TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VISÃO GERAL DA ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS

Por:   •  14/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 4

UNIDADE 1 – VISÃO GERAL DA ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS

Atividades

Considerando os estudos realizados na Unidade 1, responda as questões a seguir e poste suas respostas na ferramenta indicada pelo seu tutor.

1) Quais são as atividades de desenvolvimento de sistemas de software que a Engenharia de Software considera presentes em qualquer desenvolvimento, independentemente do modelo de processo utilizado no desenvolvimento?

R: As atividades são:

1°atividade  implementação do projeto, as tarefas dessa atividade são , normalmente de competência de um gerente de projetos e resumem- se em definir uma metodologia de desenvolvimento, escolha de ferramentas e planejamento e documentação do que se deseja do produto a ser desenvolvido.

2°atividade é a análise dos requisitos  do sistema , procura-se entender o problema(domínio do sistema), de forma mais ampla e, não necessariamente, de maneira profunda. Como resultado  é gerada uma  proposta de solução  geral, na qual são discutidas  questões  relacionadas ao próprio sistema, alem daquelas relacionadas com a tecnologia e os recursos humanos

3° atividade é o desenho da arquitetura do sistema, nela são levantados os requisitos do sistema.

4° atividade corresponde a analise dos requisitos do software, de responsabilidade analista de sistemas. Englobam as tarefas de levantamento dos requisitos com os usuários do sistema, sua especificação  e modelagem.

5° atividade trata do desenho  da arquitetura do software.Ela permite a compreensão do conceito de arquitetura incluindo a organização global e hierárquica dos  módulos  que irão compor o software.

6° atividade é feito o desenho detalhado do software, com a especificação detalhada de todos os componentes para o software, além das estruturas de dados necessárias.

7° refere-se à codificação e ao teste do software. Trata-se da escolha de uma linguagem computacional, na qual os códigos de programas são escritos. Os testes são realizados para garantir que o software desenvolvido não contenha erros e atenda às necessidades dos usuários, conforme especificação realizada na etapa de análise.

E, finalmente, a integração do software é a oitava atividade. Nela, os diferentes módulos do software desenvolvido são integrados para compor um produto homogêneo quando eles operarem em conjunto.

2) Explique qual é a estratégia utilizada para diminuir a complexidade de um sistema no momento de seu desenvolvimento.

R: A complexidade desses sistemas diminui a partir do momento em que os modelos são construídos antes do produto final, pois o modelo é uma representação daquilo que se quer construir realmente.

3) Explique o principal objetivo das fases de análise e projeto orientados a objetos.

Nas fases de análise (investigação do problema) e projeto (solução lógica), além de apresentar, também, os modelos que são criados nas fases de análise e projeto, tanto para a Análise Essencial (modelo ambiental e modelo comportamental) quanto para a orientação a objetos (modelo de classes, modelo de estados e modelo de interações).

4) Defina ciclo de desenvolvimento de sistema. Descreva, brevemente, as fases que compõem o desenvolvimento de um sistema.

R: Tem início na fase de entendimento daquilo que se espera desenvolver; segue pela fase de construção em que são definidas as especificações técnicas sobre a solução encontrada para o desenvolvimento do sistema, que venham a atender às necessidades dos usuários, além da própria produção do software; a fase de implantação, na qual o software é preparado para ser instalado no ambiente do cliente; e, finalizando, a fase de manutenção criada para permitir a evolução do software e/ou para correção de eventuais problemas que possam não ter sido notados pela fase de testes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (93 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com