TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vírus de Computador

Por:   •  21/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.696 Palavras (7 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 7

ESCOLA BRANIEWO

 

Pedro Henrique Pereira Moreira

VÍRUS NOS COMPUTADORES; E OS PROBLEMAS CAUSADOS AOS USUÁRIOS.

Anteprojeto de Trabalho de Conclusão

Novo Hamburgo

2018


Pedro Henrique Pereira Moreira

 

VÍRUS NOS COMPUTADORES; E OS PROBLEMAS CAUSADOS AOS USUÁRIOS.

Anteprojeto de Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado como requisito parcial

à obtenção do grau de Técnico de Informática pela Escola Braniewo.

Orientador: Diego Pinheiro da Silva

                                        Novo Hamburgo

2018


RESUMO

Diante do avanço da tecnologia na computação, é muito claro e perceptível o aumento de vírus nos computadores que, somado ao advento da internet, tem crescido juntamente com a evolução destes incríveis objetos. É importante observar os grandes investimentos e criações para combater estes vírus, que, a cada minuto que passa, podem causar mais prejuízos e danos para um usuário, desde a perda de dados até a o vazamento de informações particulares (como senhas de bancos, por exemplo). Isso ocorre de forma em que muitos usuários não possuem conhecimentos básicos de como se proteger, ou de como o vírus atua, ou mesmo de como se prevenir para a máquina não ser contaminada, a partir disto é necessária a conscientização de uma forma que todos possam compreender de forma acessível para todos que utilizam algum meio que possa ser contaminado. A partir disto, este trabalho tem como seu principal objetivo o auxilio para aqueles mais leigos neste assunto, através do próprio uso da internet com a criação de um site no modelo de um fórum, especializado apenas para o assunto de vírus, onde a comunidade de usuários poderá compartilhar dos seus conhecimentos sobre o tema de forma que todos possam se ajudar dentro do site.  


SUMÁRIO

MOTIVAÇÃO ...........................................................................................................................5

OBJETIVOS ..............................................................................................................................8

METODOLOGIA ......................................................................................................................9

CRONOGRAMA ....................................................................................................................10

BIBLIOGRAFIA .....................................................................................................................11

 


MOTIVAÇÃO  

Muito tem se investido ultimamente em sistemas de segurança contra o ataque externo de hackers e vírus. É incontestável o volume destes ataques que circulam hoje, com o advento da internet. O acesso aos sistemas de informação torna-se cada dia mais democrático, permitindo que cada vez mais usuários acessem algum tipo de sistema que envolve ao menos um mecanismo de segurança, tornando este de vital importância. É preciso dizer que praticamente qualquer coisa de errado que acontece com um computador durante uma sessão de trabalho é atribuída a um vírus, independentemente da causa estar no programa ou na falta de experiência do usuário (ÉLVIO, 2003).

O primeiro vírus surgiu em 1983, a partir de um seminário sobre segurança computacional, era um programa que se auto replicava em um sistema VAX11/750. Este conseguia instalar-se em vários locais do sistema. Um ano depois, o termo vírus de computador foi definido como um programa que infecta outros programas ou sistemas, modificando-os para que seja possível instalar cópias de si mesmo ou o danificando de certa forma (S.RAYMOND, 2010).

As primeiras devastações de vírus para pc surgiram em 1986, os chamados “Brain” e “bouncing ball” onde tais espécies de vírus infectaram o setor de boot dos disquetes. Após, também surgiram os vírus que infectavam arquivos com extensão EXE e COM, conclusivamente os vírus de computador são tão antigos quanto a computação em sua  própria história (POZZEBON, 2008).

Com a evolução dos vírus pode-se classificá-los em diversas categorias. Cada uma pode ter diferentes objetivos e técnicas de ataque. Entre os principais:

Keylogger:

O keylogger tem como objetivo capturar todas as informações que são digitadas, colocadas e informadas no computador. Esta coleta de dados será permanente até o seu retiro, e todas as informações serão enviadas para o responsável pela distribuição do malware. Assim, é possível coletar dados como senhas de redes sociais, e-mails e cartões de crédito, entre outros (ZILION, 2018).

Ransomware:

O ataque de um vírus ransomware é feita por meio de um processo complexo de engenharia social. Os hackers enviam mensagens para os usuários de um sistema corporativo, simulando um conteúdo real e incentivando o download de um arquivo infectado. Após a abertura do arquivo, o software malicioso faz uma varredura pela rede da empresa, buscando brechas que permitam o acesso aos sistemas internos e dados privados (ZILION, 2018).

O ransomware é um dos piores tipos de vírus de computador da atualidade. Os ataques executados com esse tipo de malware podem causar grandes prejuízos para empresas, que vão de perdas de dados críticos a valores financeiros. Além disso, enquanto o ataque estiver sendo executado, o estabelecimento não conseguirá executar as suas atividades diárias que dependam do sistema de informática, o que torna vital o uso de técnicas para a prevenção contra esse tipo de ameaça.

Spyware:

São softwares que possuem como objetivo capturar informações de usuários sem que eles tenham conhecimento. Assim como no caso de keyloggers, tudo o que for obtido é enviado para o distribuidor dos arquivos infectados (ZILION, 2018).

Worms:

Os worms são uma variante de vírus que se tornou famosa durante os anos 2000. São caracterizados pela alta capacidade de se replicarem em uma rede ou conjunto de computadores sem interação humana. Além disso, criam cópias adicionais de si mesmos dentro das máquinas em que estão armazenados, dificultando sua remoção completa (ZILION, 2018).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (154 Kb)   docx (767.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com