TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANALISE DE REAÇÕES QUIMICAS

Por:   •  11/8/2022  •  Relatório de pesquisa  •  3.620 Palavras (15 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 15

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA DEPARTAMENTO DE QUÍMICA - DQ[pic 1]

Relatório de experimento 00 “ANALISE DE REAÇÕES QUIMICAS”

Carlos Manoel Machado Cajé

CARLOS MANOEL MACHADO CAJÉ

ANALISE DE REAÇÕES QUIMICAS

Relatório apresentado ao instituto federal de educação, ciência e tecnologia da Bahia, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina de química prática.

Orientador: Prof. Viviana Maria da Silva Rocha

Apresentação

Esse relatório é referente a matéria de química pratica durante a III unidade do ano letivo de 2021 orientado pela Prof. Viviana Maria da Silva Rocha, como requisito de conclusão, neste relatório será exposto os dados experimentais, obtidos por meio das análises de reações químicas, constará a parte experimental, os resultados, cálculos, discussões e conclusões referentes aos experimentos de indícios de Reações Químicas, observados pelo aluno Carlos Manoel Machado Cajé, do curso técnico integrado de química do instituto federal da Bahia.

Carlos Manoel Machado Cajé, 8814, G1 Docente: Prof. Viviana Maria da Silva Rocha Salvador, 22 de outubro de 2021

SUMÁRIO

  1. Objetivos        1
  1. Objetivos gerais        1
  2. Objetivos específicos        1
  1. Introdução        2
  2. Parte Experimental        4
  1. Reações.        4
  1. Materiais        4
  2. Procedimento        4
  3. Resultados e Discussão        4
  4. Equações        4
  1. Clonclusões.        16
  2. Referencias        17
  1. OBJETIVOS

  1. Objetivos gerais:

Esse relatório tem como objetivo geral analisar as reações químicas propostas, seus reagentes e o resultado das mesmas.

  1. Objetivos específicos:

  1. Identificar indícios de uma reação química;
  2. Identificar quais os produtos das reações;
  3. Classificar a reação com base nas equações químicas;
  4. Prever a ocorrência ou não de algumas reações químicas;
  5. Identificar os agentes oxidante e redutor nas reações de oxirredução.
  1. Introdução

A definição de reação química ou transformação química é a mudança de uma substância em sua composição, seja por meio de reagentes que, em conjunto, produzem uma nova substância em sua composição final, seja pela ação de fatores físicos como luz, calor e eletricidade, e entre outros. Fatores como tempo e energia também afetam as reações químicas.

O objetivo do objeto de pesquisa é identificar reações que ocorrem frequentemente no cotidiano, embora ocorram com maior frequência em meio aquoso, estudar aspectos como coloração, queima (queima), identificação e balanceamento de produtos por meio de equações, exceto liberação de calor e Classificação da reação de absorção, sua taxa de ocorrência, reversibilidade, etc.

A equação química é dividida em duas partes: antes da flecha está o reagente envolvido na reação, e depois da flecha está o produto formado pela quebra da ligação entre esses átomos reagentes para reorganizá-los e a formação de uma nova conexão.

Quanto à energia, a reação pode liberá-la ou absorvê-la, e ela tem características de energia interna e externa. Assim como podem ser reversíveis e irreversíveis, a transferência de elétrons (redução de oxigênio) pode ou não ocorrer, e o mecanismo pode ser caracterizado de acordo com a reação, da seguinte forma:

Síntese - Um único produto é obtido a partir de duas ou mais substâncias. Se o reagente for uma substância composta (ou seja, é composto por mais de uma substância), pode ser síntese parcial ou total. Quando o produto é simples O material obtido pelo método. Decomposição ou análise - se a substância é decomposta em substâncias simples, pode ser toda ou pode ser a parte onde a substância composta ainda existe no final da decomposição. antecessor:

2HgO ---> 2Hg + O        (decomposição total) 2KClO ----> 2KCl + 3 O2 (decomposição parcial)

Do ponto de vista de seus métodos de decomposição, as reações são chamadas de: pirólise (decomposição por aquecimento), eletrólise (decomposição por corrente elétrica), fotólise (através da incidência de luz), hidrólise (decomposição de interação causada por moléculas de água), etc. e assim por diante.

As reações de deslocamento também podem ocorrer, incluindo a reação de substâncias elementares com compostos, substituindo outra substância elementar do composto.

Zn + 2HCl ---> ZnCl2 + H2

Reação de dupla – troca – duas substancias compostas reagem, trocando entre si partes de suas estruturas.

HCl + NaOH ---> NaCl + H2O

Neutralização - Quando as substâncias ácidas e as substâncias alcalinas reagem, ocorre uma reação simples entre os íons hidrônio (H +) e os íons hidróxido (OH-) e, finalmente, a água é produzida.

Combustão - uma reação em cadeia entre a matéria e o oxigênio, liberando energia. cuidadoso! Isso pode queimar.

Estas são as características que compõem a descrição da reação

  1. Parte Experimental Parte A
  1. Reação de decomposição do CuCO3
  1. Material

Equipamentos e vidrarias

Reagentes

Espátula

CuCO3 (Carbonato de cobre)

Tubo de ensaio

Bico de bunsen

Palito de fosforo

pinça

  1. Procedimento

Com um auxílio de uma espátula foi colocada uma certa quantidade de CuCO3 (carbonato de cobre) dentro de um tubo de ensaio, logo após com o auxílio de uma pinça esse tubo foi levado para ser aquecido em um bico de bunsen com a chama azul aonde foi posicionado em uma posição inclinada com sua boca virada para longe evitando acidentes, após um certo tempo o CuCo3 (carbonato de cobre) começou a mudar de cor e borbulhar, quando isso aconteceu tirou-se o tubo de ensaio do bico de bunsen, com o bico de bunsen ainda aceso, etilizou-se de um palito (podendo ser de fosforo ou não) e o acendeu no bico de bunsen, aproximando o palito ainda aceso da boca do tubo de ensaio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (149.2 Kb)   docx (731.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com