TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos De Análises Físico-Químicas Do óleo

Trabalho Escolar: Processos De Análises Físico-Químicas Do óleo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  1.488 Palavras (6 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 6

Processos de Análises Físico-Químicas do óleo:

Análises físico-químicas definem as características mínimas para que o óleo possa ser utilizado.

As características principais estão descritas abaixo:

1-Determinação de água por crepitação

Detectar a presença de água em óleos lubrificantes e Diesel. A presença de água pode causar vários problemas no equipamento como corrosão nas partes metálicas, falha no filme de lubrificação acarretando contato metal - metal e aumento da viscosidade do óleo caso haja formação de emulsão.

PROCEDIMENTO PARA ANÁLISE

• Ligar exaustor da capela;

• Ligar chapa;

• Aguardar aproximadamente 00: 40(Quarenta) minutos para o aquecimento completo.

• Agitar amostra, abrir o frasco e verter cuidadosamente um pouco da amostra na parte central da chapa já aquecida;

• Detectar presença de água quando a alíquota de óleo colocado na chapa aquecedora crepitar (estalos característicos de fritura) ou borbulhar;

2. Ponto de Fulgor

O teste do Ponto de Fulgor (Flash Point), é um dos métodos utilizados para se verificar a contaminação por combustível diluído no óleo lubrificante do motor. Quando o valor da temperatura encontrada nesta análise diminui, é sinal de que existe presença de combustível ou de outro produto de menor Ponto de Fulgor. Geralmente, está queda é acompanhada por uma diminuição da viscosidade do óleo. Com o uso, poderá ocorrer o aumento do valor do Ponto de Fulgor, pois o calor gerado pela combustão e pelo atrito, tende a evaporar as frações mais leves contidas no óleo lubrificante. Para óleos de motores usados, quando ocorrer uma redução abrupta no Ponto de Fulgor em relação ao valor inicial, deve-se trocá-lo e verificar no motor as causas mecânicas que geraram isto. Normalmente o limite mínimo do Ponto de Fulgor de óleos usados é de 200°C.

PREPARAÇÃO INICIAL

• Colocar a amostra na cuba teste devagar para eliminar qualquer bolha de ar ou espuma da superfície da amostra para evitar erros no ponto de fulgor.

PROCEDIMENTO PÓS-ANÁLISE

• Retirar Cuba com amostra do aparelho,virar óleo no vasilhame coletor;

• Cuba não sai do aparelho: Aguardar resfriamento da Cuba;

Ponto de fulgor automático COC F0 92 SG2 – ISL

3. Densidade

Para produtos de petróleo, por conversão, exprimi-se a densidade como sendo a relação entre a massa específica do óleo á temperatura de 20ºC e a massa especifica da água destilada à temperatura de 4ºC. Este método é baseado no principio de que a densidade de um liquido varia diretamente com a profundidade de imersão de um corpo flutuante.

O densímetro determina a densidade dos óleos diesel e lubrificantes.

Proveta com diâmetro interno de pelo menos 2,5cm maior que o diâmetro externo do densímetro em uso, e comprimento que permita sobrar pelo menos 2,5cm entre o fundo da proveta e a base do densímetro quando imerso na amostra.

A leitura é feita observando-se a gradação que está sob a superfície do líquido. O densímetro faz-se uso do princípio do empuxo descoberto por Arquimedes. O empuxo é uma força que provoca a flutuação dos corpos em líquidos, sendo este proporcional a densidade, ao volume do corpo e a aceleração da gravidade.

Densímetro com termômetro Foto do exemplo da análise

4. Viscosidade

É a resistência que oferece ao escoamento contínuo sem turbulência, inércia ou outras forças. A viscosidade é normalmente medida pelo tempo que uma determinada quantidade leva para ser escoada através de um orifício com dimensões determinadas. A viscosidade não tem valor significativo na determinação das condições de contaminação do óleo; entretanto, tem importância significativa na determinação do tipo de óleo.

Este tempo(segundos) de fluxo é multiplicado por uma constante de capilaridade.

V(cst) = tempo(s) x k(mm2)

Viscosímetro multirange HVM472 stand Alone Herzog

5. Determinação de carbono e enxofre

Detectar a presença de carbono e enxofre nas amostras, pela queima do material (carvão e óleo) no tubo de combustão a temperatura a 1350 ºC. A técnica de análise simultânea de Carbono e Enxofre baseia-se na propriedade que tem as moléculas de absorverem energia infravermelha do espectro eletromagnético. Esta radiação é característica de cada composto, o que significa dizer que ele absorve apenas energia de determinado comprimento de onda ou freqüência. Isto se pode estabelecer uma correlação matemática que fornecerá o teor de Carbono e Enxofre nas amostras analisadas. Devido à rapidez, alta sensibilidade e precisão, largamente aplicada no controle químico de processos industriais.

Equipamento

Analisador Leco SC632 na temperatura de 1350º C.

Insumo

Oxigênio 99,5% pureza

Verificar a pressão de oxigênio 40 PSI

Equipamento Leco 632

6. Contagem de partículas

Nos sistemas hidráulicos, em especial, a contaminação do lubrificante é considerada a causa primária do desgaste dos componentes e é responsável pela perda de eficiência e confiabilidade. Daí a importância do monitoramento constante das condições de limpeza do lubrificante. O equipamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com