TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Apostila de Química

Por:   •  25/8/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.784 Palavras (8 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 8

E.E.E.M. PRESIDENTE CASTELO BRANCO[pic 1]

1º ANO – Ensino Médio

NOME: _______________________________________________________     TURMA: ______

ÁREA DO CONHECIMENTO: Ciências da Natureza             DISCIPLINA: Química

Professor:  Gisele Marques Vargas

Nesse segundo Trimestre iremos começar a trabalhar com os conceitos principais da Química. Nessa apostila, vamos mergulhar nos princípios básicos para entender os conteúdos que virão. Qualquer dúvida, podem entrar em contato pelo whats: 53999117030 ou pelo e-mail: gisele-mvargas@educar.rs.gov.br .

PARA A ENTREGA: ENVIE, SOMENTE, A FOLHA DE RESPOSTAS PRESENTE NO FINAL DA APOSTILA. A APOSTILA DEVE FICAR COM VOCÊ.

História da Química

A Química como a conhecemos hoje não foi sempre assim. As descobertas e avanços no campo das Ciências foram fundamentais para que a Química evoluísse e se torna-se o que conhecemos hoje. Nessa apostila, vamos ler e estudar, brevemente, a história e evolução da Química até os dias atuais.

  1. Pré-História:  A química teve início junto com a evolução do homem. O primeiro indício de que existia algo a mais na natureza foi a descoberta do Fogo.

[pic 2]

No entanto, até hoje, não sabemos de que maneira se deu essa descoberta, sendo a explicação mais aceita a de que, em uma tempestade, um raio atingiu uma árvore e esta pegou fogo. A partir desse momento, o homem percebeu que existiam mais coisas no Universo do que ele era capaz de entender ou enxergar, sendo o primeiro passo para ele pensar sobre esses fenômenos.

Benefícios do Fogo

O fogo trouxe inúmeros benefícios para o homem, entre eles:

  •  Possibilidade de cozinhar os alimentos, evitando, assim, diversas doenças;
  • Iluminação noturna: tornando os dias mais longos, visto que eles conseguiam enxergar no escuto;
  • Proteção contra animais:  o fogo era capaz de afugentar diversos animais que atacavam as tribos da época;
  • Aquecimento: com a capacidade calorífica, o fogo era capaz de aquecer as pessoas, permitindo uma vida mais confortável e longa.

Assim, esse foi o primeiro passo da química.

  1. Grécia Antiga e os primeiros elementos: O segundo episódio importante para a História da Química é quando pensadores passaram a discutir como as coisas que temos no Universo eram feitas. Nesse período, temos 2 grandes pensadores que falavam sobre os elementos da química, mesmo não sendo chamado de química ainda. São eles: Tales de Mileto, Demócrito e Leucipo.
  1. [pic 3]Tales de Mileto:  Tales foi o primeiro filosofo a pensar, de maneira racional, como tudo era criado. Para ele, tudo tinha início com a água, sendo ela responsável por criar tudo aquilo que vemos. Com o tempo, se percebeu que esse pensamento era equivocado, no entanto, sua importância  relação a está no fato de começar a pensar em formas de explicar o mundo, o que fez outros pensadores iniciarem suas próprias pesquisas.
  2. [pic 4]Demócrito: Demócrito era um importante filósofo da época e suas contribuições foram importantes para o avanço do pensamento químico. Ele, discípulo de Leucipo, acreditava que tudo era formado a partir de quatro elementos primordiais: Terra, Água, Fogo e Ar, sendo essa ideia chamada de Teoria dos 4 elementos.
  3. [pic 5]Leucipo: Outro filósofo do período, foi o primeiro a pensar que tudo no Universo era formado por partículas muito pequenas e que eram invisíveis para olhos humanos em sua forma original. Para ele, essas pequenas partículas eram indivisíveis e, quando se uniam, formavam tudo que nós somos capazes de enxergar e tocar. Para essa partícula, Leucipo deu o nome de átomo ( que significa indivisível em Grego).

  1. Idade Média e a Alquimia: Com a Idade Médio, veio as questões do Ocultismo e da Inquisição. Nesse período, tudo aquilo que ia contra os pensamentos da Igreja Católica da época, era visto como bruxaria e aqueles envolvidos em suas práticas eram presos, torturados e mortos. Dessa forma, os avanços científicos eram feitos de maneira oculta, escondida dos olhos da população em geral.

Para que pudessem realizar seus estudos e pesquisas, os cientistas e filósofos se utilizavam de códigos e desenhos que representavam o que eles estavam pesquisando. Nesse período que surge a Alquimia – um braço antigo da Química, que tinha objetivos bem pré-determinados e que foi de grande importância para o que temos hoje como ciência.

Os objetivos da alquimia eram:

  • Pedra filosofal: uma pedra que seria capaz de transformar tudo em outro e de garantir a vida eterna;
  • Vida eterna:  encontrar ou fabricar a pedra filosofal que garantiria a vida eterna ou longa vida daqueles que a possuíssem ;
  • Homunculo: um pequeno homem feito de barro e que seria utilizado como escravo;
  • Transmutação de metais: na época, o ouro era muito importante para toda a população e os cientistas almejavam produzir ouro a partir de seus experimentos e, assim, se tornarem ricos e poderosos para a época.

No entanto, nenhum desses objetivos foram alcançados, mas, durante suas buscas, esses cientistas fizeram grandes avanços para a Ciência e Medicina, tornando esse período fundamental na história. Entre suas descobertas estão:

  •  Descoberta de remédios;
  • Descoberta do Elemento Fósforo – (como os alquimistas buscavam ouro, eles acreditavam que a urina humana, de coloração amarela, era rica em ouro, assim, cientistas recolheram uma alta quantidade de urina e aqueceu até sua evaporação, ao terminar, perceberam que tinham como resíduo um pó branco, que era inflamável ao entrar em atrito com outros materiais. Esse pó era o elemento química Fósforo)
  • Descoberta da Pólvora: Um dos elementos escolhidos para testes para a vida eterna foi o Mercúrio, chamado de Azoto na época. Alquimistas receitavam para seus lideres o uso de comprimidos de Mercúrio para prolongar a vida, no entanto, por serem venenosos (informação indisponível na época), muitos desses líderes acabaram enlouquecendo e morrendo. Após muitas pesquisas, buscaram outra combinação: de enxofre, carvão e salitre, todos componentes que, acreditava-se, podiam estender a vida.  Ao expor essa combinação ao fogo, houve uma grande explosão, destruindo o laboratório. A essa mistura, foi dada o nome de Pólvora.
  • Desenvolvimento de vidrarias: muitas das vidrarias usadas hoje em Laboratórios, foram descobertos nesse período, visto que, para realizar diversos experimentos era precisa o uso de vidros, uma vez que, muitos produtos usados em laboratório só podem ser acondicionados e trabalhados em vidro.

  1. Química Moderna:  a química como a conhecemos hoje é, portanto, uma evolução de tudo que discutimos acima. Cada momento da história foi fundamental para que se fizessem novas descobertas e, assim, evoluirmos como ciência e humanidade.

A química é fundamental na vida de todos nós, pois é ela quem explica a origem de tudo e como tudo que existe é criado.

O pai da Química Moderna é Lavoisier, que afirma que: “Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Essa frase significa dizer que, a Química é formada por partículas que se associam umas as outras formando tudo o que conhecemos e que tudo isso se transforma com o tempo, ou seja, tudo o que conhecemos sofre mudanças e não “some” na Natureza.

Exemplo: Uma folha de papel, é formada por inúmeras partículas, quando essa folha de papel é queimada, ela se transforma em energia e cinzas, energia essa que você não enxerga a olho nú, mas que está ali, e cinzas que é o que sobra da reação, visível. Assim, a folha de papel de transforma em outras substâncias, ela não some.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (420.7 Kb)   docx (381.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com