TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Apresentação de Vidrarias

Por:   •  9/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  828 Palavras (4 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

Para execução de qualquer tarefa em um laboratório sempre há um tipo de vidraria envolvida, seja ela a mais simples possível. E para a execução correta e, principalmente, segura é necessário saber a função e as condições a qual a mesma pode ser submetida.

Esses equipamentos são chamados de vidrarias pois são feitos de um vidro cristal, temperado ou o vidro borossilicato, que é um tipo de vidro especial que possui coeficiente de dilatação e densidade menor que a do vidro comum. O vidro é o mais indicado para trabalho em laboratório pois é praticamente inerte, ou seja, não reage quimicamente com a maioria das substâncias.

Saber utilizar de forma correta esses equipamentos garantem maior segurança não só nos dados obtidos, mas também das pessoas envolvidas, evitando assim danos materiais e pessoais.

2. OBJETIVO

Conhecer as principais vidrarias utilizadas em um laboratório, possibilitar melhor entendimento dos materiais e suas características e tornar-se apto a manuseá-las de forma correta para poder desenvolver qualquer experimento futuro.

3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

A seguir será apresentada as vidrarias, seus principais usos e características.

3.1 PROVETA

É um tubo cilíndrico que pode ser fabricado com vidro ou plástico. É utilizado para medir líquidos e soluções liquidas, porém, por mais que sua medida possua uma graduação consideravelmente rigorosa, não é considerado um instrumento de total precisão. Seu volume varia normalmente de 1 a 2000 mililitros. É utilizada também para realizar transferências. Não deve ser aquecida.

Imagem 1 – Proveta

Fonte: propria (2020)

3.2 VIDRO DE RELÓGIO

É uma peça de vidro de forma côncava, usado para pesar substâncias sólidas em pequenas quantidades, evaporações em pequena escala e cobrir béqueres ou outros recipientes para não deixar a solução evaporar ou ser contaminada. Não pode ser aquecido diretamente.

Imagem 2 – Cristais em vidro de relógio

Fonte: Disponível em: < https://www.manualdaquimica.com/quimica-geral/vidrarias-laboratorio.htm> Acesso 10.03.20.

3.3 BÉQUER

É uma vidraria de uso geral, utilizada para líquidos e misturas com ou sem ocorrência de reação. Utilizado também para aquecimento, com auxílio de um tripé com uma tela de amianto. Possui uma graduação em seu exterior, porém é pouco precisa.

Imagem 3 – Béqueres com graduações e tamanhos distintos

Fonte: propria (2020)

3.4 ERLENMEYER

É uma vidraria de uso geral, assim como o béquer, com a diferença de que é mais indicado para armazenamento devido ao estreitamento da sua boca que diminui as chances de perda do material. Pode ser aquecido com o auxílio de um tripé e uma tela de amianto.

Imagem 4 – Erlenmeyer com pó de carvão

Fonte: propria(2020)

3.5 FUNIL ANALÍTICO

É usado para transferência de soluções sem perda de material e também para filtrações simples com auxílio de filtro de papel, lã de vidro ou algodão vegetal, dependendo do material a ser filtrado. Não deve ser aquecido.

Imagem 5 – Funil analítico

Fonte: propria (2020)

3.6 ESTANTE PARA TUBO DE ENSAIO

Utilizado para suporte de tubos de ensaio.

Imagem 6 – Estante para tubo de ensaio

Fonte: Disponível em: <http://catalogo.merse.com.br/acessorios/ferragens/suportes.htm> Acesso 10.03.20.

3.7 PIPETA GRADUADA

É usada para medir e transferir pequenos volumes. Seu corpo possui uma extensa graduação o que possibilita medir volumes variáveis. Apresenta uma maior precisão na sua medição. Não deve ser aquecida.

Imagem 7 – Pipeta graduada

Fonte: propria (2020)

3.8 PIPETA VOLUMÉTRICA

É usada para medir e transferir o volume de um liquido. Apresenta apenas uma medida de volume, ou seja, possui apenas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (47 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com