TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AFERIÇÃO DE VIDRARIA

Casos: AFERIÇÃO DE VIDRARIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  2.377 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DE UBERABA

FENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS E SUAS APLICAÇÕES I

PROFESSOR: WILSON DE SOUSA BENJAMIN

ALUNO:

RELATÓRIO:

AFERIÇÃO DE VIDRARIA

UBERABA / MG

2º SEMESTRE 2013

INTRODUÇÃO

Aferição, também chamada de calibração, é o ato ou efeito de aferir, de comparar pesos e medidas com seus respectivos padrões.

Os instrumentos podem apresentar imprecisões em suas medidas. Com a Aferição é possível medir precisamente através da densidade e volume de um liquido seguindo o modelo: Densidade = massa / volume.

As vidrarias que foram calibradas são balão de solução, béquer, bureta, proveta e erlenmeyer.

Balão volumétrico é um recipiente de precisão, que possui volume definido a uma dada temperatura. É utilizado para o preparo de soluções de concentração definida e com precisão em laboratório.

Os béqueres São usados na maioria das vezes para fazer reações entre soluções, usadas para dissolver diversas substâncias sólidas, efetuar reações de precipitação e preparar soluções simples.

A bureta é um recipiente cilíndrico de vidro cuja vazão é controlada por uma torneira que pode ser de vidro ou de teflon. Manuseada na vertical com o auxilio de um suporte. Utilizada em titulações volumétricas.

A proveta é um instrumento cilíndrico de medida, que possui uma escala graduada e serve essencialmente para medir líquidos. Possui uma escala de volumes pouco rigorosa, pelo que deve ser utilizada para medidas com pouco rigor.

Erlenmeyer Sua utilização é vasta, podendo ser usado para misturas e soluções, mas a sua utilização mais comum é para a titulação, processo que determina a quantidade de uma determinada substância em uma solução.

OBJETIVO

Determinar o volume real das seguintes vidrarias: balão de solução (50mL), béquer (50mL), bureta (50mL), proveta (50mL) e erlenmeyer (50mL).

MATERIAIS E MÉTODOS

Os materiais utilizados foram:

1. 01 balão de solução

2. 02 Béquer

3. 01 Bureta

4. 01 Proveta

5. 01 Erlenmeyer.

6. 01 Termômetro

7. 01 Balança analítica

8. Água destilada

A realização da pratica desse experimento:

Primeiramente Levou-se todas as vidrarias para a pesagem na balança analítica, anotando o valor de seus respectivos pesos. Logo apos a pesagem adicionamos a contia de 50 ml de água em cada vidraria tornando a pesa-las. Apos o processo pegamos a massa obtida inicialmente pelas vidrarias sem água e subtraímos pelos valores das mesmas com água. Assim o valor da massa de água era obtido (béquer vazio– béquer com água). A temperatura da água foi medida após a pesagem para se conhecer a densidade da água (26°c). Seguindo a formula Densidade = massa / volume, determinava-se o real valor de volume da vidraria.

Aferição do balão volumétrico de 50 ml

O balão volumétrico foi pesado inicialmente sem água, chegando-se ao valor de 35,833g. Logo após, foi medida a massa do mesmo com 50 ml de água, obtendo o resultado de 85,377g,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com