TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Balança de Edwards Roteiro

Por:   •  18/4/2019  •  Ensaio  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  611 Visualizações

Página 1 de 4

BE. Massa Molar de Gases – Balança de Edwards[pic 1]

[pic 2]

BE.1. Objetivo

Determinar a massa molar de gases utilizando a Balança de Gases de Edwards.

BE.2. Introdução

De acordo com o princípio de Arquimedes, todo o corpo imerso em um fluido recebe um empuxo vertical, de baixo para cima, igual ao peso do fluido deslocado.

A Balança de gases de Edwards permite a determinação da massa molar de gases a partir da medida do empuxo causado pelo gás em um bulbo de vidro de volume constante. A Figura 1 a seguir mostra um esquema da balança de gases.[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8]

Figura 1 – Representação esquemática da balança de gases de

Edwards.

A balança de gases é dotada de duas válvulas, V1 e V2. A válvula V2 permite a introdução do gás na balança e a válvula V1 permite o seu escoamento para o meio externo. Pela manipulação dessas duas válvulas, a pressão do gás no interior da balança pode ser ajustada a um valor tal que o empuxo exercido pelo gás no bulbo B equilibre a balança. O ponto de equilíbrio atingido por diferentes gases separadamente é indicativo de que o valor do empuxo exercido sobre o bulbo tem um determinado valor constante.

Por outro lado, se o volume do bulbo é constante, dois gases exercerão o mesmo empuxo sobre ele quando suas densidades forem iguais. A densidade de um gás ideal é dada por:

[pic 9]

ρ = PM[pic 10]

RT


(1)

Se dois gases equilibram a balança, a certa temperatura T, é possível escrever:

P1 M1 = P2 M 2[pic 11][pic 12]


(2)


A massa molar de um gás pode ser calculada a partir da massa molar de um gás tomado como padrão, medindo as pressões com que esses gases equilibram a balança de Edwards:

[pic 13]

M = P2 M 2

1[pic 14][pic 15][pic 16][pic 17]


(3)

  1. Procedimento Experimental

Serão determinadas as pressões com as quais diversos gases equilibram a balança de Edwards a uma dada temperatura. Os gases a serem estudados serão o O2, N2 e CO2. Supondo conhecida a massa molar de um  dos gases será determinada a massa molar dos demais gases.

As medições de pressões serão realizadas utilizando um transmissor de pressão diferencial. O sistema de medição de pressão é constituído pelo elemento primário, o qual estará em contato direto com as mudanças de pressão e pelo elemento secundário (Transmissor de Pressão) que terá a tarefa de traduzir esta mudança em valores mensuráveis para sua  monitoração. O elemento primário é um sensor tipo capacitivo, sendo que seu funcionamento resume-se na deformação diretamente pela pressão do gás de uma das armaduras do capacitor. Tal deformação altera o valor da capacitância total que é medida por um circuito eletrônico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (236.5 Kb)   docx (28.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com