TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Borracha Natural

Por:   •  19/6/2016  •  Monografia  •  1.793 Palavras (8 Páginas)  •  605 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

Presente em diversos produtos utilizados pelo homem, a borracha natural, também chamada de NR (do inglês Natural Rubber), tornou-se um material pioneiro na indústria moderna, tornando a indústria de borrachas em um ramo consolidado, rico nos aspectos financeiros e tecnológicos.

Sua obtenção consiste por duas maneiras: naturalmente e sinteticamente. Sendo basicamente originada do látex, a borracha originada naturalmente é obtida a partir do produto de biossíntese de certas espécies de vegetais tropicais, entre as quais a mais importante é a Hevea brasiliensis. O método de obtenção sintético é feito a partir da polimerização de diferentes monômeros. Após a produção da borracha, ela é moldada e vulcanizada de acordo com o interesse do consumidor.

  1. ORIGEM

Originária a partir do sulco de muitas espécies de vegetais tropicais, especialmente na família das Euphorbiaceae, a borracha natural está presente em quase toda a produção mundial, possuindo grande presença nas áreas Amazônicas no Brasil, Hevea brasiliensis, pertencente a esta família. Esta árvore é uma planta lactescente, que pode chegar numa altura de 20m á 30 m, com tronco de 30cm á 60 cm de diâmetro.

No Brasil, é conhecida popularmente como seringueira, seringa, seringa-verdadeira, cau-chu, árvore da borracha, seringueira-preta (AC), seringueira branca.

  1. HISTÓRICO

Antes do descobrimento da América, a borracha natural já era utilizada pelos índios, em forma de bolas elásticas. Após, na Inglaterra, ela foi utilizada na confecção de borrachas com função a função de apagar o traço de lápis, conhecidas com o nome “rubber” dado por Priestley e sendo utilizada como esta até nos primórdios da atualidade.

Em meados de 1820, Nadier, fabricou fios de borracha com a finalidade de proporcionar melhoramentos em peças de vestuário; mas às alterações sofridas pelos produtos, que com a influência do frio tornavam-se quebradiços e do calor aderiam-se uns aos outros, causando desinteresse pelos consumidores.

Goodyear, aplicando o processo de vulcanização sob a borracha, por volta de 1850, lançou à fabricação de brinquedos e demais utensílios a base de borracha vulcanizada.

No Brasil, durante cinquenta anos a borracha natural sustentou um dos mais importantes ciclos de desenvolvimento. Com a revolução industrial novas descobertas e mercados surgiam, e devido às múltiplas aplicações o látex das seringueiras tornou-se mundialmente valorizado. A capital amazonense tornou-se centro econômico e produzia aproximadamente 42 mil toneladas anuais. A euforia durou até 1910, quando encontraram concorrência pela exportação de borracha das colônias britânicas. As exportações brasileiras perderam mercado e a produção entrou em declínio.

  1. COMPOSIÇÃO

Quimicamente, é composta por um cis-1,4-poliisopreno, de longas cadeias poliméricas lineares com unidades isoprênicas repetitvas (C5 H8). Possui densidade igual a 0,93 sob condições de temperatura a 20 °C. O que diferencia a borracha de ser borrachosa é quando sua cadeia for trans-poliisoprênica, resultando em uma borracha altamente cristalina e muito mais dura, encontrado, por exemplo, na batata.

[pic 1]

Figura 2 - Representação química do cis-1,4-poliisopreno

Já o látex, produto oriundo da segregação da planta, não é muito favorável para fabricar objetos, devido a sua fragilidade sob ações de baixas temperaturas. Necessita, portanto, ser purificado e vulcanizado.

A borracha natural comercial tem uma pequena quantidade, 4 a 9%, de outros constituintes. Destes, os mais importantes são os antioxidantes naturais e ativadores de vulcanização representados pelas proteínas e ácidos gordos.

Composição típica da borracha natural

Constituinte

Porcentagem

Umidade

0.3 – 1.0

Extrato de Acetona

1.5 – 4.5

Proteínas

2.0 – 3.0

Cinzas

0.2 – 0.5

Borracha (hidrocarboneto)

91.0 – 96.0

  1. MERCADO MUNDIAL

Atualmente, 90% da produção mundial de borracha se encontram nos países do Sudeste Asiático. O Brasil é hoje o 9° produtor mundial de borracha natural, atrás de Tailândia, Indonésia, Malásia, Índia, China e Vietnã.

Com relação ao mercado mundial, a borracha natural no período de 1972 a 2008 evoluiu cerca de 230,7%, gerando uma produção de 2900 mil toneladas para 10.026 mil toneladas.

A produção cresceu significativamente nos países asiáticos, por intermédio de reativar a produção de seringais antes desativados ou mal manejados.

hgcmhg

A produção mundial de borracha natural é oriunda de países desenvolvidos e subdesenvolvidos, tendo o seu consumo concentrada nos países desenvolvidos como a China, Estados Unidos, Japão e Índia.

Com relação ao Brasil, no período entre 1992 e 2002 foram importados 1,2 milhões de toneladas de borracha natural. No país, o consumo de borracha natural vem crescendo 6% ao ano, acima da média mundial que é de 4%. Com o aumento no consumo, a importação também cresce a uma taxa média anual de 8%. Já em solo brasileiro, a produção concentra-se em São Paulo, Mato Grosso e Bahia, conforme gráfico:

[pic 2]


  1. PRODUÇÃO

A borracha natural pode ser representado da seguinte maneira:

[pic 3]

  1. OBTENÇÃO

A borracha é encontrada na árvore da seringueira em uma suspensão coloidal de aspecto leitoso, que se forma ao se cortar o tronco da árvore.  O sulco formado denominado látex, tem 30% de borracha. O látex circula por uma rede de canais lactíferos de onde é extraído através de uma incisão (sangramento) na casca que circunda estes canais, o que provoca a secreção do látex durante algumas horas, até que, por coagulação espontânea a incisão é fechada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (689.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com