TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Calibração é um procedimento experimental através do qual são estabelecidas, sob condições específicas

Por:   •  4/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  861 Palavras (4 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 4

1.Introdução

Todo equipamento precisa ser calibrado, pois uma série de fatores podem ocasionar erros nesses equipamentos, tais como a temperatura que ele está sendo usado, pressão, tudo isso mexe com a precisão dele. Para isso serve a calibração, para verificar se o equipamento está com aproximação da exatidão. [2]

A calibração é um procedimento experimental através do qual são estabelecidas, sob condições específicas, as relações entre os valores indicados por um instrumento de medição ou sistema de medição ou valores representados por uma medida materializada ou um material de referência, e os valores correspondentes das grandezas estabelecidos por padrões.[1]

No trabalho foi mostrado uma das formas mais básicas de calibração de um termômetro.

2. Objetivo

Verificar se a graduação do termômetro está correta em relação a pontos fixos de temperatura definidos na escala internacional de temperatura , como ponto de fusão do gelo e ponto de ebulição da água.

3. Fundamentos Teóricos

Quando se faz uma determinação de ponto de fusão e/ou ebulição, espera-se obter um resultado que concorde exatamente com o resultado publicado em um a obra de referência ou em um artigo cientifico. Entretanto, pode ocorrer diferença em alguns graus entre o valor medido e o valor descrito na literatura. Esta diferença não significa necessariamente que o experimento foi realizado incorretamente ou que o material utilizado estava impuro ; ao invés disto pode indicar que o termômetro utilizado para a determinação apresentou um erro. A maioria dos termômetros não mede a temperatura com precisão.

Para se determinar valores precisos de pontos de fusão e ebulição, é necessário que o termômetro a ser utilizado seja calibrado . Está calibração pode ser feita utilizando-se os pontos de fusão e ebulição da água (0°C e 100°C) respectivamente. Pode-se também calibrar um termômetro determinando-se os pontos de fusão de várias substâncias puras utilizadas como padrões, com o termômetro que se deseja calibrar.

Em qualquer um dos casos mencionados acima é necessário a confecção de um gráfico de temperatura versus o valor da temperatura publicada para cada substância padrão. Desenha-se uma curva suave através dos pontos para completar o gráfico. Este gráfico pode então ser utilizado para corrigir qualquer temperatura medida com este termômetro.

4. Materiais e reagentes.

Materiais Reagente

Becker Gelo

Erlenmeyer de 250 mL Água

Termômetro

Bico de Bunsen

5. Procedimento experimental

I- Montar a aparelhagem de acordo com a orientação do professor.

II- Colocar o termômetro imerso no gelo picado . O termômetro deve ficar imerso nome profundidade suficiente para cobrir um pouco mais que o bulbo.

III- Colocar o termômetro imerso no gelo por um período inicial de 3 min. Após este período fazer uma leitura a cada min até duas leituras consecutivas sejam iguais.

IV- Desmontar a aparelhagem e deixar o termômetro atingir a temperatura ambiente.

V- Montar outra aparelhagem de acordo com a figura descrita no quadro.

VI- Deixar a água entrar em ebulição e então, introduzir o termômetro, de forma que o bulbo do mesmo fique sobre a superfície do líquido sem que o toque.

VII- Quando a temperatura estiver constante anotar o valor.

VIII- Desmontar a aparelhagem.

6. Resultados e discussão

I- Montamos a aparelhagem conforme o professor solicitou, foi utilizado um Becker de 250 mL com gelo picado.

II- Medimos a temperatura ambiente, que era 27° C, e colocar o termômetro imerso no gelo.

III- No primeiro momento colocamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (50.3 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com