TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Caracterização de lipídios

Por:   •  13/9/2017  •  Relatório de pesquisa  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 3

Resultados e Discussões

No primeiro momento foi feito o Teste de Solubilidade, onde o óleo vegetal foi testado em cinco solventes, sendo eles, água, etanol, diclorometano, acetona e hexano.

No processo de dissolução de duas ou mais substâncias há a quebra e a formação de ligações intermoleculares. Porém essas interações possuem níveis energéticos de ligações distintos, a solubilização ocorre quando as interações entre as moléculas do soluto forem semelhantes às interações entre as moléculas do solvente, sabendo isto e o fato de que os lipídios (óleo vegetal) são moléculas apolares obteve-se os seguintes resultados:

No solvente água, o óleo vegetal foi imiscível, formando duas fases, uma aquosa na parte inferior e a fase oleosa na superior devido ao fato que o óleo é mais denso que a água, isso acontece porque água é uma molécula totalmente polar, devido aos elétrons estarem mais concentrados na região do oxigênio da molécula, e como o óleo vegetal é apolar não é possível observar interação entre as substâncias.

No etanol o óleo vegetal também foi imiscível, pois as moléculas do etanol são polares por possuírem uma hidroxila em sua estrutura, além de possuir cadeia carbônica pequena de apenas dois carbonos, sendo assim, nesse caso também prevalece a polaridade, não havendo dissolução do óleo no etanol.

O diclorometano é um solvente pouco polar, tendo a polaridade tão baixa ele é considerado apolar, sendo assim, o óleo vegetal ao ser adicionado o solvente, eles se misturam, sendo visivelmente miscíveis.

Nos solventes acetona e hexano, o óleo também foi miscível, devido a seus graus de polaridade, ambos são apolares, confirmando a lei de dissolução “semelhante dissolve semelhante”

No segundo momento foi feito a Reação de Saponificação, a reação química segue abaixo:

Ao adicionar óleo vegetal a solução alcoólica de KOH e ao colocá-los em banho maria aquecendo a gordura em presença de uma base eles sofrem hidrolise básica (é quando usa-se uma base como catalisador e o íon OH- da base se liga ao carbono da carbonila e dá início à reação, pois o OH- é atraído pela carga positiva parcial do carbono da carbonila) e ocorre a quebra da molécula do triglicerídeo que resulta na produção da glicerina e dos sais dos ácidos graxos, onde os sais são chamados de sabão,originados pela incorporação do sódio à molécula de ácido graxo.

No terceiro momento, foi feita a Separação dos ácidos graxos.

Ao adicionar HCl a solução de sabão observou-se a precipitação do ácido graxo, que é pouco solúvel em água e em solução aquosa forma-se dímeros através de ligações de hidrogênio, onde pôde-se observar a separação da mistura em duas fases da cor rósea para incolor.

R — COOK + + H+ ↔ R—COOH + K+

No quarto momento, foi feita a Separação de sabão por salicificação.

A adição de NaCl levou a saturação da água formando uma solução neutra, o sabão então, não conseguiu mais interagir com as moléculas de água, fazendo com que solução tivesse duas fases, o sabão ficou aglomerado na parte superior devido à sua menor densidade e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (40.3 Kb)   docx (570.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com