TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comprovação de Reações Químicas

Por:   •  18/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.169 Palavras (5 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 5

Comprovação de Reações Químicas

Palavras Chave: reações químicas, conservação de massa, reagentes, produtos, ligações, equação química.

Resumo

O artigo a seguir visa através de experimentos científicos e utilizando evidências experimentais concluir sobre a ocorrência de reações químicas e classificá-las.

Introdução

“As reações químicas tais como a combustão no fogo, a fermentação e redução de minérios de metais eram conhecidas desde a antiguidade. Teorias iniciais de transformação de materiais foram desenvolvidas por filósofos gregos, como a Teoria dos quatro elementos de Empédocles afirmando que qualquer substância é composta por quatro elementos básicos – fogo, água, ar e terra. Na Idade Média, as transformações químicas foram estudadas por alquimistas.

A partir do século 16, pesquisadores, incluindo Jan Baptista van Helmont, Robert Boyle e Isaac Newton tentaram estabelecer teorias das transformações químicas observadas experimentalmente. A teoria do flogisto foi proposta em 1667 por Johann Joachim Becher. Ele postulou a existência de um elemento de fogo, chamado “flogisto”, que foi contido corpos combustíveis e liberado durante a combustão. Isto provou ser falso em 1785 por Antoine Lavoisier, que encontrou a explicação correta da combustão como reação com o oxigênio do ar.” (http://cienciasetecnologia.com/reacoes-quimicas/)

Chama-se de reação química a transformação de substâncias chamadas reagentes em outras substâncias, com propriedades diferentes, a quem se denomina produtos da reação, através do reordenamento de elétrons.

O reordenamento de elétrons corresponde às mudanças que envolvem apenas as posições dos elétrons na formação e quebra de ligações químicas entre os átomos, sem alteração dos núcleos (contendo assim os mesmos elementos), e muitas vezes podem ser descritas por uma equação química, que demonstra graficamente a reação, com seus reagentes, produtos, e muitas vezes as condições a que foram submetidos.

Quando as substâncias reagem, às vezes ocorrem fatos bastante visíveis que confirmam a ocorrência da reação e dentre eles, podemos destacar: desprendimento de gás e luz, mudança de coloração e cheiro, formação de precipitados, etc...

As experiências de Evidência de Reações Químicas fundamentam-se em reações de: síntese ou formação, deslocamento ou simples troca e de dupla troca ou substituição.

A lei da conservação da massa, proposta por Lavoisier, mostra que, em todo processo químico, não ocorre perda de matéria, somente a transformação da mesma.  Assim, a massa das substâncias reagentes coincide com a dos produtos, logo nenhum átomo é perdido, são apenas rearranjados.

Experimental

Os experimentos feitos com finalidade de provar a ocorrência de uma reação química foram realizados por meio de duas partes, a primeira com o objetivo de demonstrar as reações provenientes da mistura de reagentes, e a segunda com o objetivo de demonstrar as reações que acontecem durante o tratamento da água.

  1. Parte 1
  • Materiais e reagentes

Tubos de ensaio (5)

Pinça

Pipeta

Béquer

NaCl 0,1M

AgNO3 0,1M

Magnésio (Mg) metálico

HCl 1M

K2Cr2O7

Ácido ascórbico – Vitamina C (C6H8O6)

NaOH 6M

HCL 6M

  • Procedimentos[pic 1]

[pic 2]

  1. Parte 2
  • Materiais e reagentes

Béquer

Carregador de celular

Grafite

Pinças de madeira

Bastão de vidro

Funil comum

Papel de filtro

NaCl saturada

Anilina

  • Procedimentos
  1. Adicionar 20 ml de uma solução de cloreto de sódio saturada (NaCl)sat., em um béquer de capacidade de 100 ml.
  2. Adicionar a este béquer 50 ml de água de torneira.
  3. Colocar nesta solução 2 a 3 gotas de anilina.
  4. Inserir as extremidades dos fios do carregador de celular, preso a dois eletrodos de grafite, com auxílio de duas pinças de madeira, para dentro do béquer que contém a mistura.
  5. Conectar o carregador à tomada (verificar a voltagem do carregador).
  6. Após passado 15 minutos, retirar o carregador da tomada.
  7. Com um bastão de vidro, agitar a mistura.
  8. Filtrar a mistura.
  9. Observar.

Resultados e Discussão

Parte 1 –

Observou-se em cada tubo de ensaio o seguinte após o término dos experimentos:

  • Tubo 1 – Ao adicionar ambas as soluções de cloreto de sódio (NaCl) e nitrato de prata (AgNO3), houve uma mudança dos líquidos que passaram de incolor para uma cor branca, comprovando assim que houve uma reação. Sua equação está demonstrada abaixo:

AgNO3(aq) + NaCl(aq)                AgCl(aq) + NaNO3(aq)[pic 3]

Essa é uma reação de dupla troca, pois dois compostos reagem para formar dois compostos diferentes.

  • Tubo 2 – Ao serem despejadas gotas de ácido clorídrico (HCl) sobre o magnésio metálico, observou-se uma liberação de gás (H2), assim como um leve aquecimento. Equação química da reação:

Mg(s) + 2HCl(l)                MgCl2(l) + H2(g)[pic 4]

A reação acima é de simples troca, pois um elemento simples desloca outro elemento do composto para formar uma nova substância composta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (174.8 Kb)   docx (323.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com