TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Conclusão Relatório

Por:   •  27/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 2

3. Resultados e discussão

A prática consolidou-se em determinar o índice de refração de algumas amostras indeterminadas e de líquidos conhecidos, promovendo desta forma, efetuais comparações com os valores já tabelados. Para determinar-se o índice de refração, recorreu-se ao uso do refratômetro manual empregado nos pólos alimentícios, com o intuito de determinar o teor de sólido solúvel presente na solução e do refratômetro Abbe, implantado principalmente em laboratórios, por sua taxa de exatidão. Os valores obtidos foram dispostos nas tabelas abaixo, juntamente aos valores tabelados, no caso dos líquidos.

Tabela 1- ̊ Brix das amostras desconhecidas.

Índice de Refração Observado Teor de sólido solúvel na solução (% m ̸ m)

Amostra A 0,0 0 %

Amostra B 15,1 15 %

Amostra C 2,0 2 %

Ao verificar o teor de sólido solúvel presente nas amostras, constata-se que a amostra A apresenta 0%, isso indica que a amostra em estudo pode ser água. A amostra C, apresenta 2 %, ou seja, 2g de sólido solúvel a cada 100g de solução. Ao comparar as amostras B e C, nota-se que a amostra B, possui aproximadamente oito vezes mais (% m ̸ m), tendo deste modo 15 ̊ Brix.

Tabela 2- Índice de refração analisado por meio do refratômetro Abbe.

Líquidos Índice de Refração

Substância Fórmula Estrutura Encontrado (27 ℃) Tabelado (20 ℃)

Água destilada H2O 1,3330 1,3330

Metanol CH4O 1,3270 1,3286

Líquidos Índice de Refração

Substância Fórmula Estrutura Encontrado (27 ℃) Tabelado (20 ℃)

Álcool 70 ̊ C2H6O 1,3625 1,3614

Metoxietano C3H8O 1,3825 1,3840

Butanol C4H10O 1,3960 1,3971

O índice de refração altera-se de acordo com a temperatura, densidade e a quantidade de interações intermoleculares presentes na substância em estudo. A densidade e as interações intermoleculares são diretamente proporcionais ao índice de refração. O aumento da densidade implica em uma concentração maior de massa na solução, aumentando dessa forma o número de interações intermoleculares atuantes. Deste modo, a velocidade com que a luz propaga-se no meio tende a diminuir, tornando o índice de refração alto. Com a elevação da temperatura, as partículas se dispersão, o volume aumenta, o que faz com que a densidade seja menor, como conseqüência o índice de refração decai.

Ao comparar as interações intermoleculares presentes nas substâncias e os seus respectivos índices de refração obtidos, verifica-se que, com o aumentou das interações intermoleculares o índice de refração também aumentou. Ao realizar a comparação dos índices obtidos de cada uma das substâncias, a uma temperatura de 27 ℃ com os seus tabelados a 20℃, observa-se apenas uma discrepância. O índice de refração do álcool 70 ̊ a 27 ℃ é superior ao tabelado, tal contradição deve-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (131.8 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com