TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Conservação da Matéria

Por:   •  2/5/2025  •  Relatório de pesquisa  •  1.189 Palavras (5 Páginas)  •  17 Visualizações

Página 1 de 5

UFRJ – UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

POLO NOVA IGUAÇU

RELATÓRIO DE QUÍMICA I

Prática 1 – Conservação da Matéria

Aluno: Eduardo da Silveira Trindade

Profª D.Sc. Jucimar J. de Souza

Nova Iguaçu – RJ

Fevereiro de 2025


  1. INTRODUÇÃO

Química está em tudo, em todas as coisas. Por isso ela é comumente descrita como o estudo da matéria. Há uma outra definição que complementa perfeitamente de que se trata a química que é “a Ciência das Transformações”, conforme descrito por Nascimento (2013, p.60), pois se observa que a matéria está em constante mudança, basta um estímulo, uma condição ou mesmo uma necessidade.

Bettelheim (2016, p.2) descreve: “Química é a ciência que trata da matéria: a estrutura e as propriedades da matéria e as transformações de uma forma da matéria em outra”. E sobre transformações está se falando de reações químicas, quando substâncias químicas combinadas se transformam e outras substâncias.

Nesta atividade prática aqui apresentada foram realizadas reações químicas em laboratório, com o objetivo de observar as transformações das substâncias envolvidas nos processos, seus aspectos, suas aparências, bem como verificar o conceito de conservação das massas das substâncias em cada etapa realizada.

  1. OBJETIVOS

Determinar a massa dos reagentes e dos produtos de uma reação.

  1. PARTE EXPERIMENTAL

Para a realização do experimento, além dos reagentes utilizados, alguns equipamentos foram necessários: um balão de Erlenmeyer de 125ml com tampa, dois tubos de ensaio com tampas, três frascos Becker de vidro, três pipetas, uma pera de laboratório e uma balança. Além destes, foi utilizado mais um frasco Becker, este para auxílio na pesagem dos elementos.

De posse de todos os equipamentos devidamente limpos e secos, deu-se início ao experimento, retirando-se os reagentes em forma líquida de seus frascos com a ajuda do conjunto pipeta e pera de laboratório, despejando-se em seguida no frasco Becker. Para cada reagente foi disponibilizado para uso uma pipeta e um frasco Becker diferente, para que não houvesse mistura (reação química) de reagentes antes da hora. Para a realização da prática foram utilizados 10ml de solução de carbonato de sódio (Na2CO3), 3ml de solução de cloreto de magnésio (MgCl2) e 3ml de ácido sulfúrico (H2SO4) diluído.

O carbonato de sódio foi adicionado ao balão de Erlenmeyer enquanto que os demais reagentes foram inseridos em cada um dos tubos de ensaio, ambos devidamente identificados para não que não houvesse erro nas etapas de utilização de cada reagente. Em seguida, foram encaminhados, todos juntos, à pesagem. O frasco Becker extra foi utilizado na pesagem como depositório dos tubos de ensaio, evitando movimentações indevidas.na balança.

Após a pesagem, deu-se início à primeira reação química, inserindo a solução de cloreto de magnésio no balão de Erlenmeyer, reagindo com a solução de carbonato de sódio. O balão, devidamente tampado, foi agitado em movimentos circulares leves para ajudar no processo. O que foi observado nesta reação quanto ao resultado (produtos) está relatado a seguir, no próximo item.

Em seguida, todo o conjunto (recipientes e substâncias) foi pesado mais uma vez, a fim de se observar se houve variação na massa.

Dando início a segunda reação química, foi inserida a solução de ácido sulfúrico juntos aos produtos resultantes da primeira reação, no Erlenmeyer e, em seguida, seguiu-se o mesmo procedimento de se tampar e agitar o recipiente para ajudar no processo, bem como uma posterior pesagem de todo o conjunto, após a observação visual dos produtos resultantes desta reação.

  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES

A pesagem inicial, preliminar às reações químicas propostas pela presente atividade, que são as substâncias descritas acima e mais os recipientes utilizados, registrou-se o valor de 131.46 gramas.

Tanto o carbonato de sódio (Na2CO3) quanto o cloreto de magnésio (MgCl2) são sais. Como resultado da primeira reação química, portanto, será formado dois novos sais como produtos. Após a mistura das duas substâncias, o processo de reação química resultou numa substância aquosa e a formação de um precipitado na cor branca, com granulometria visualmente acentuada. O que ocorreu foi uma reação química inorgânica de dupla troca, na qual os íons dos reagentes são trocados, formando os produtos, sendo um deles insolúvel, que é o precipitado branco observado. Portanto, os produtos formados são o carbonato de magnésio (MgCO3), na forma de produto pouco solúvel à temperatura ambiente e cloreto de sódio (NaCl), em solução aquosa. Realizando a pesagem destes, mediu-se o mesmo valor, 131.46 gramas.

Para a segunda reação têm-se como reagentes os produtos da primeira reação (MgCO3 e NaCl) misturados com a solução de ácido sulfúrico (H2SO4). Ocorreu uma reação de ácido (H2SO4) e base (MgCO3), com formação de um precipitado químico branco, porém de granulometria mais fina que o carbonato de magnésio. Este precipitado é o sulfato de magnésio (MgSO4).

Ao realizar a pesagem, o valor medido foi menor, 131.26 gramas. A diferença apresentada é devida a formação do segundo produto da reação, o ácido carbônico (H2CO3), um ácido instável que se decompõe rapidamente em dois. Um produto volátil, o dióxido de carbono (CO2), e um produto menos ionizado, que é a água (H2O). O CO2 é um produto liberado na forma de gás, o que justifica a redução da massa na pesagem final. A solução aquosa final resulta de uma mistura de água (H2O) e cloreto de sódio (NaCl).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (120 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com