TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cristalização Fracionada

Por:   •  30/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  251 Palavras (2 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

A Cristalização fracionada é um método de separação no qual tem-se dois ou mais solutos em solução e deseja-se extraí-los levando em consideração sua solubilidade em determinado solvente. Para isto é feito uma mudança físico-química na solução, pode ser na variação da temperatura da solução para um ponto em que um dos sólidos é menos solúvel em determinado solvente ou na concentração da solução através da evaporação do solvente. Nos dois casos temos como resultado a cristalização de um sólido.

Esta operação é utilizada nas salinas para obter sais da água do mar, em que a água evapora e as diferentes espécies de sais cristalizam-se separadamente. Quando se quer obter substâncias muito puras utiliza-se este método também.

Resultado e discussões

Foram pesados os seguintes sais NaNO3 e KCl e os pesos fora 8,545 g e 7,505 g respectivamente. Dissolvendo-os em água ha a formação de uma solução com os íons Na+, NO3-, K+ e Cl-. Que podem se associar conforme as reações de equilíbrio abaixo:

Na+ + NO3-  NaNO3

K+ + Cl-  KCl

K+ + NO3-  KNO3

Na+ + Cl-  NaCl

Com base no gráfico de solubilidade, o composto mais solúvel a 20º C dentre estes é o NaNO3 com solublidade de 7,6 mol/L, o composto menos solúvel a 100º C é o NaCl com solubilidade de 5,6 mol/L. Nota-se também que o KNO3 e o NaCl possuem mesma solubilidade molar (5,2 mol/L) na temperatura aproximada de 40º C.

Após solubilização os íons ficaram nas seguintes concentrações molares:

[Na+] = [NaNO3] =

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (44.4 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com