TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Curva de Solubilidade

Por:   •  26/10/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.788 Palavras (8 Páginas)  •  759 Visualizações

Página 1 de 8

RESULTADOS DE DISCUSSÃO

Nesta prática estudamos a solubilidade e polaridade de líquidos e sólidos em diferentes solventes, soluções saturadas insaturadas e supersaturadas e a determinação de curva de solubilidade de uma substância.

  1. Miscibilidade de líquidos. Que consiste em misturas homogêneas entre líquidos, a Miscibilidade entre o soluto e solvente depende principalmente de suas polaridades [LENZI, 2004]

Utilizamos nesta parte do experimento a Água (H20) completamente polar, o Etanol (CH3CH3OH) e Butanol (CH3CH2CH2CH2OH) que são principalmente apolares, porém possuem parte polar a Hidroxila e o Ciclo-hexano que é completamente apolar (C6H12), preparamos seis misturas destes líquidos em seis tubos de ensaios diferentes numerados de 1 a 6 e obtivemos os seguintes resultados:

1 – Água (5mL) + Etanol (3mL)

H2O + CH3CH2OH = H3O+ + CH3CH2O-

A agua e o etanol se solubilizarão completamente, porque a miscibilidade do soluto e do solvente depende das suas polaridades. A regra geral de solubilidade pode ser definida como “semelhante dissolve semelhante”, ou seja, polar dissolve polar e apolar dissolve apolar. [LENZI, 2004] apesar do Etanol possuir partes polares e apolares ele dissolveu-se completamente em água.

2 – Água (5mL) + Butanol (3mL)

H2O + CH3CH2CH2CH2OH = H3O + CH3CH2CH2CH2O

A água e o butanol se solubilizarão muito pouco, formando fases entre eles, pois a Água é polar e o butanol possui partes polares e apolares, então somente a parte polar solubilizou formando as fases bem claras entre eles.

3 – Água (5mL) + Ciclo-hexano (3mL)

Não ocorre reação

A Água e o Ciclo-hexano não se solubilizarão, porque a Água sendo polar e o ciclo-hexano apolar eles não dissolvem um no outro formando fases claras entre eles.

4 – Etanol (5mL) + Butanol (3mL)

CH3CH2OH + CH3CH2CH2OH = CH3CH3 + CH3CH2CH2 + H2O //

O Etanol e o Butanol se solubilizarão complemente, os dois possuem partes polares e apolares que se dissolveram completamente.

5 – Etanol (5mL) + Ciclo-hexano (3mL)

C6H12 + CH3CH2OH = C6H11OH + C2H6

O Etanol e o Ciclo-hexano se solubilizarão parcialmente, o etanol possui partes polares e apolares enquanto o clico-hexano é completamente apolar, a parte apolar do etanol se dissolveu com o ciclo-hexano e depois formaram fases visíveis entre eles.

6 – Butanol (5mL) + Ciclo-hexano (3mL)

//

O Butanol e o Ciclo-hexano aparentemente se solubilização completamente, o ciclo-hexano é apolar e o butanol possuir partes polares e apolares, apesar do Butanol possuir partes polares não ficou visível nenhuma separação por fases entre os dois líquidos.

  • Não foram encontrados erros nesta parte do experimento.

  1. Depois de estudar a miscibilidade dos líquidos nossa prática seguiu com a Solubilidade dos sólidos em diferentes solventes, que segue o mesmo princípio utilizando a regra geral da solubilidade.

Preparamos três tubos de ensaio diferentes adicionou-se em um 5mL de Água (H2O), em outro 5mL de Etanol (CH3CH2OH) e no ultimo 5mL de Ciclo-hexano (C6H12). Então em cada tubo adicionamos 1g de NaCl e observamos os resultados:

Tubo 10 – Ciclo-hexano (5mL) + NaCl (1g)

O NaCl não se solubilizou em nada como o ciclo-hexano, seguindo a regra geral da solubilidade que diz que “semelhante dissolve semelhante”, o NaCl sendo polar e o ciclo-hexano apolar então o sal não se dissolveu.

Tubo 11 – Etanol (5mL) + NaCl (1g)

O NaCl solubilizou-se parcialmente ao etanol, já que o Etanol possui partes polares e apolares o sal só se dissolveu com a parte polar sobrando rejeitos.

Tubo 12 – H2O (5mL) + NaCl (1g)

Como esperado de duas moléculas polares o Sal solubilizou-se completamente com a água.

Então repetimos a adição dos mesmos líquidos com os mesmos volumes em outros três tubos de ensaio, mas desta vez adicionamos um cristal de Iodo (I2) em cada tubo e obtivemos os seguintes resultados:

Tubo 7 – I2 + H2O (5mL)

O Iodo sendo apolar enquanto a Água é polar não houve reação, então o cristal de iodo não se solubilizou nada em água.

Tubo 8 – I2 + Etanol (5mL)

Nesta reação o Iodo quase que se solubilizou completamente tratando-se uma molécula apolar com o Etanol que é apolar, porém com partes polares, quase todo o Iodo foi dissolvido alterando a coloração da solução para uma tonalidade castanha/mel.

Tubo 9 – I2 + Ciclo-hexano (5mL)

Já nesta reação houve solubilização completa do cristal de iodo no ciclo-hexano, por serem ambos apolares o iodo dissolveu-se completamente onde foi possível notar a troca de coloração para um tom de roxo/lilás.

  • Não foram encontrados erros nesta parte do experimento.

  1. Solução Saturada, Insaturada e Supersaturada. Nesta parte do experimento estudamos os fatores que alteram a solubilidade de uma substância em um solvente como:             a natureza do soluto, do solvente, a temperatura e a pressão. [SILVA, 2004]

A Solubilidade pode ser definida como a concentração de um soluto que se dissolve por um solvente a determinada temperatura formando uma solução saturada, uma solução encontra-se saturada quando atingiu o estado de equilíbrio entre a solução e a concentração de soluto. [MAHAN, 2003; CONSTANTINO, 2003]

Já uma solução Insaturada é aquela que ainda não atingiu o equilíbrio entre a solução e a concentração de soluto, e a Supersaturação ocorre quando uma quantidade maior de soluto se dissolve a uma temperatura mais elevada da condição de equilíbrio, mas permanece dissolvida quando a temperatura volta ao estado inicial. [ATKINS]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (169 Kb)   docx (317.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com