TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DEMONSTRAÇÃO DE CHUVA ÁCIDA

Por:   •  11/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Objetivo

        Demonstrar a contribuição do SO2 para o aumento da acidez na chuva e discutir sobre a formação e os prejuízos da chuva ácida.

  1. Introdução

        A chuva ácida é dos principais problemas para o meio ambiente atualmente. Ela foi sendo mais comum após a revolução industrial do século XVIII, onde houve vários avanços tecnológicos, que trouxeram consigo danos e alterações significativos ao meio ambiente.

        Naquela época queimava-se toneladas de carvão mineral nas indústrias para gerar energia para suas máquinas à vapor e com isso gerando poluentes causadores da chuva ácida.

        Atualmente essa chuva é formada a partir de uma grande concentração de poluentes químicos, que são despejados na atmosfera constantemente. Estes poluentes são gerados principalmente da queima de combustíveis fósseis (carvão, óleo diesel, gasolina, entre outros), pela liberação de óxidos poluentes, como óxido de nitrogênio e os dióxidos de enxofre liberados também de indústrias químicas. Esses poluentes formam nuvens e neblinas, que em contato com a umidade do ar reagem formandos ácidos fortes, como o ácido sulfúrico, ácido nítrico entre outros. E esses ácidos precipitam juntos com a chuva prejudicando a natureza, a nossa saúde e até mesmo monumentos e patrimônios históricos.

        Para reduzir o problema das chuvas ácidas é necessário o esforço de toda a população a uma escala planetária. Genericamente, é necessário reduzir tudo aquilo que provoque a emissão de poluentes para a atmosfera. Algumas medidas a tomar são: a diminuição da emissão de gases pela indústria, a utilização de materiais recicláveis, utilizarem transportes públicos em vez de veículo individual, usar fontes de energia menos poluentes e investir em energias renováveis.

  1. Materiais e Reagentes
  1. Materiais

Caneta

Espátula

Fósforo

Pedaços de fio de cobre

Pétala de flor colorida

Pote de vidro com tampa

  1. Reagentes

Água

Enxofre em pó

Fenolftaleína

Hidróxido de amônia

  1. Fluxograma

  1. Resultados e Discussões

        Observou-se que após a queima do enxofre dentro do recipiente fechado foi se formando uma névoa e a água foi ficando transparente. Logo após, a névoa começou a diminuir. A pétala de flor contida no recipiente foi ficando com manchas esbranquiçadas, perdendo sua coloração, sendo afetada pelo ácido que foi formado.

  1. Conclusão

        Concluiu-se que ao prender uma pétala de for dentro do pote de vidro e queimar o enxofre, ocorreu uma reação química que mudou o índice de pH deixando o ambiente ácido. Ao queimar, o enxofre reage com o gás oxigênio do ar (O2) e forma o dióxido de enxofre (SO2). Esse gás reage com a água e forma-se o ácido sulfuroso e o ácido sulfúrico. A mudança de cor da pétala de flor serviu para mostrar que o ambiente estava ácido.

Questões:

  1. Escreva a equação da reação de combustão do enxofre e a reação do gás produzido com a água.

        S + O2  SO2

        SO2 + H2O  H2SO3

        SO2 + ½ O2  SO3

        SO3 + H2O  H2SO4

  1. Por que após a combustão do enxofre, a pétala muda de cor?

        A mudança de cor da pétala mostra que o ambiente estava ácido e a mesma sofreu agressão pela acidez.

  1. Por que a água do experimento se tornou ácida?

        Porque houve uma reação entre o enxofre e a água, gerando ácido sulfuroso. O ácido sulfuroso libera íons H+ que torna o meio ácido.

  1. O que vem causando o excesso de acidez na chuva de grandes cidades?

        O excesso de CO2 e SO2 resultante da queima de combustíveis fósseis realizada nos motores dos automóveis e nas indústrias.

  1. Cite um problema ambiental e um problema de saúde humana que pode ocorrer devido à emissão de dióxido de enxofre na atmosfera.

        Na saúde humana pode haver problemas respiratórios e irritações na garganta. No ambiente pode haver poluição dos lagos (acidificação).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (79.6 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com